CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O Brasil será do tamanho da realidade e imagem da Amazônia. Parabéns time ENACTUS UFRA.

Publicado em 21/08/2024

Divulgação
A Enactus UFRA ganhou 7 prêmios e o maior deles "time destaque do ano".

ENACTUS é uma organização sem fins lucrativos que inspira jovens em mais de 30 países a melhorar o mundo. Aqui no Brasil o time Enactus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) ganhou sete prêmios e o maior deles: “time destaque do ano”.

A edição do evento ocorreu em julho, e o prêmio foi criado para reconhecer o pessoal mais engajado, objetivando ações, projetos com impacto positivo que gere mudanças na nossa sociedade.

Ingrid Lorena, líder da ENACTUS UFRA, considera muito importante o prêmio pois tem repercussões excelentes na Amazônia. “Capacitamos as pessoas das comunidades , e criamos soluções que salvam vidas”.

O projeto vencedor se chama Empoderarte. Envolve o Objetivo 5 do Desenvolvimento Sustentável da ONU, para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

O Empoderarte acompanhou 30 mulheres de baixa renda que atuam no artesanato, costura e na gastronomia. Ensinando marketing digital, plataformas digitais, precificação, e boas práticas de fabricação.

O projeto foi realizado com a Associação de Moradores da Área II, no bairro de Sacramento, em Belém. A aluna de agronomia Jennifer Soeiro disse “o prêmio destaca a importância do nosso trabalho, na igualdade de gênero, onde a criatividade permite alcançar independência econômica”.

Importante a menção a essa realização está também no fato da UFRA ser a única instituição federal de ensino superior que carrega a Amazônia em seu nome. E disso surge a essência deste nosso comentário Agroconsciente.

Amazônia é Brasil e Brasil é Amazônia. O Brasil será do tamanho da imagem da sua Amazônia. E este nome, esta marca, será do tamanho das suas pessoas que irão construir em cada comunidade um plantio legítimo de verdadeira dignidade com sustentabilidade da vida, na responsabilidade social e no amor pelo aperfeiçoamento de cada passo da vida no planeta.

Estamos vivendo a mudança climática no mundo. Neste momento o Brasil está seco e com queimadas em patamares elevados como nos assustamos agora com o nosso pantanal.

Portanto todo agronegócio do país dependerá cada vez mais do que realizarmos no bioma amazônico. Será essencial para todos os demais biomas e para a saudabilidade do que ali produzirmos, bem como a marca mais valorosa e importante da terra, a Amazônia brasileira.

Então parabéns time ‘ENACTUS da Universidade Federal Rural da Amazônia, destaque do ano.

Onde a Amazônia terá na sua realidade e imagem do tamanho da educação das suas pessoas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

 

Também pode interessar

O mundo pede mais produção e alimentos saudáveis. 150 milhões de toneladas de soja, vamos lá Brasil, fizemos 136 na safra 2020/21. Milho, 150 milhões de toneladas de grãos, por que não? Faremos cerca de 90 milhões de toneladas nesta safra. Incorporar 10 ou 15 milhões de hectares de áreas boas com pastagem degradada sem cortar uma só árvore.
Uma pesquisa importantíssima está sendo realizada hoje na Europa a respeito da imagem do agro brasileiro, uma pesquisa que vai ser apresentada no Congresso Nacional das Mulheres do Agro, dias 25 e 26 de outubro, no Transamérica, em São Paulo, com apoio da ABAG e patrocínio da Serasa Experian.
Estou em Cuiabá, no Fórum Internacional da Agropecuária, e conversei com Tirso Meirelles que é o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), participando de um encontro com líderes do mundo inteiro. Perguntei a ele sobre o evento que antecede o G20 Agro com todos os ministros da agricultura dos países desenvolvidos e qual seria a mensagem para os dirigentes do Brasil.
Nesta segunda-feira, em São Paulo, acontece a “Nova Agenda Brasil-China: Neoindustrialização e sustentabilidade. Propostas de acordos bilaterais serão tratados com investimentos na industrialização, áreas ligadas a tecnologia e descarbonização. E temas da sustentabilidade, biotecnologia e mercado de carbono.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite