CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O Brasil será do tamanho da realidade e imagem da Amazônia. Parabéns time ENACTUS UFRA.

Publicado em 21/08/2024

Divulgação
A Enactus UFRA ganhou 7 prêmios e o maior deles "time destaque do ano".

ENACTUS é uma organização sem fins lucrativos que inspira jovens em mais de 30 países a melhorar o mundo. Aqui no Brasil o time Enactus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) ganhou sete prêmios e o maior deles: “time destaque do ano”.

A edição do evento ocorreu em julho, e o prêmio foi criado para reconhecer o pessoal mais engajado, objetivando ações, projetos com impacto positivo que gere mudanças na nossa sociedade.

Ingrid Lorena, líder da ENACTUS UFRA, considera muito importante o prêmio pois tem repercussões excelentes na Amazônia. “Capacitamos as pessoas das comunidades , e criamos soluções que salvam vidas”.

O projeto vencedor se chama Empoderarte. Envolve o Objetivo 5 do Desenvolvimento Sustentável da ONU, para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

O Empoderarte acompanhou 30 mulheres de baixa renda que atuam no artesanato, costura e na gastronomia. Ensinando marketing digital, plataformas digitais, precificação, e boas práticas de fabricação.

O projeto foi realizado com a Associação de Moradores da Área II, no bairro de Sacramento, em Belém. A aluna de agronomia Jennifer Soeiro disse “o prêmio destaca a importância do nosso trabalho, na igualdade de gênero, onde a criatividade permite alcançar independência econômica”.

Importante a menção a essa realização está também no fato da UFRA ser a única instituição federal de ensino superior que carrega a Amazônia em seu nome. E disso surge a essência deste nosso comentário Agroconsciente.

Amazônia é Brasil e Brasil é Amazônia. O Brasil será do tamanho da imagem da sua Amazônia. E este nome, esta marca, será do tamanho das suas pessoas que irão construir em cada comunidade um plantio legítimo de verdadeira dignidade com sustentabilidade da vida, na responsabilidade social e no amor pelo aperfeiçoamento de cada passo da vida no planeta.

Estamos vivendo a mudança climática no mundo. Neste momento o Brasil está seco e com queimadas em patamares elevados como nos assustamos agora com o nosso pantanal.

Portanto todo agronegócio do país dependerá cada vez mais do que realizarmos no bioma amazônico. Será essencial para todos os demais biomas e para a saudabilidade do que ali produzirmos, bem como a marca mais valorosa e importante da terra, a Amazônia brasileira.

Então parabéns time ‘ENACTUS da Universidade Federal Rural da Amazônia, destaque do ano.

Onde a Amazônia terá na sua realidade e imagem do tamanho da educação das suas pessoas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

 

Também pode interessar

Mas antes de tudo, vamos ouvir a voz de líder. Porém hoje é dia da voz dos ouvintes Eldorado sobre a questão agronegócio e presidenciáveis e a pergunta: quem faz bem para o agro e traz imagem positiva dentre os candidatos?
Mesmo em meio a uma pandemia, a presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (Abia), Grazielle Parenti, disse: “temos muito orgulho que a indústria de alimentos conseguiu cumprir o seu papel de abastecer o país e o mercado internacional. Os resultados de 2020 mostraram a resiliência do setor, e nos fortalece para os novos desafios a serem enfrentados em 2021”.
Temos mais de 3.500 variedades de cerca de 300 espécies de flores e plantas ornamentais para o presente dos romances, das paixões, do Dia dos Namorados. O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) está animado com uma perspectiva de crescimento de 4% nas vendas de flores hoje. O dia dos namorados movimenta em torno de 8% do mercado de flores no país. A Holambra é a 4ª maior cooperativa de flores do mundo.
E a música do dia é o carro do ovo do Zeca Pagodinho. A galinha chorou, chorou de felicidade. Chegou o carro do ovo para fortalecer nossa comunidade. Mas o carro do ovo, do frango, do suíno estão em grave risco dos custos estratosféricos de produção.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite