CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O Brasil será do tamanho da realidade e imagem da Amazônia. Parabéns time ENACTUS UFRA.

Publicado em 21/08/2024

Divulgação
A Enactus UFRA ganhou 7 prêmios e o maior deles "time destaque do ano".

ENACTUS é uma organização sem fins lucrativos que inspira jovens em mais de 30 países a melhorar o mundo. Aqui no Brasil o time Enactus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) ganhou sete prêmios e o maior deles: “time destaque do ano”.

A edição do evento ocorreu em julho, e o prêmio foi criado para reconhecer o pessoal mais engajado, objetivando ações, projetos com impacto positivo que gere mudanças na nossa sociedade.

Ingrid Lorena, líder da ENACTUS UFRA, considera muito importante o prêmio pois tem repercussões excelentes na Amazônia. “Capacitamos as pessoas das comunidades , e criamos soluções que salvam vidas”.

O projeto vencedor se chama Empoderarte. Envolve o Objetivo 5 do Desenvolvimento Sustentável da ONU, para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

O Empoderarte acompanhou 30 mulheres de baixa renda que atuam no artesanato, costura e na gastronomia. Ensinando marketing digital, plataformas digitais, precificação, e boas práticas de fabricação.

O projeto foi realizado com a Associação de Moradores da Área II, no bairro de Sacramento, em Belém. A aluna de agronomia Jennifer Soeiro disse “o prêmio destaca a importância do nosso trabalho, na igualdade de gênero, onde a criatividade permite alcançar independência econômica”.

Importante a menção a essa realização está também no fato da UFRA ser a única instituição federal de ensino superior que carrega a Amazônia em seu nome. E disso surge a essência deste nosso comentário Agroconsciente.

Amazônia é Brasil e Brasil é Amazônia. O Brasil será do tamanho da imagem da sua Amazônia. E este nome, esta marca, será do tamanho das suas pessoas que irão construir em cada comunidade um plantio legítimo de verdadeira dignidade com sustentabilidade da vida, na responsabilidade social e no amor pelo aperfeiçoamento de cada passo da vida no planeta.

Estamos vivendo a mudança climática no mundo. Neste momento o Brasil está seco e com queimadas em patamares elevados como nos assustamos agora com o nosso pantanal.

Portanto todo agronegócio do país dependerá cada vez mais do que realizarmos no bioma amazônico. Será essencial para todos os demais biomas e para a saudabilidade do que ali produzirmos, bem como a marca mais valorosa e importante da terra, a Amazônia brasileira.

Então parabéns time ‘ENACTUS da Universidade Federal Rural da Amazônia, destaque do ano.

Onde a Amazônia terá na sua realidade e imagem do tamanho da educação das suas pessoas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

 

Também pode interessar

Estou aqui em um encontro importantíssimo de mudanças climáticas (II EMSEA)no Parque de Inovação Tecnológica em São José dos Campos e nesse encontro o tema é mudança climática para o setor energético e do agronegócio.
Roma, Bruxelas e Paris recebem o deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a senadora Tereza Cristina, liderando comitiva brasileira pró-imagem agro nacional na Europa. Apresentar a sustentabilidade do agro brasileiro para as lideranças europeias é a missão ocorrendo agora de 26 a 31 de janeiro.
No 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio desta semana conversei com Celso Moretti, presidente da Embrapa, sobre os fundamentos que nos levam ao futuro no novo agro dos próximos 10 anos.
Teresa Vendramini, a Teka, primeira mulher a presidir a Sociedade Rural Brasileira (SRB), acumula ainda outras missões no setor além de produtora rural. Ela preside o Comitê de Política Agrícola do Instituto Pensar Agro (IPA).
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite