CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Presidente da Embrapa aponta os 4 fundamentos do novo agro e aborda segurança genética

Publicado em 03/08/2022

Divulgação Embrapa
Celso Moretti, presidente da Embrapa

No 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio desta semana conversei com Celso Moretti, presidente da Embrapa, sobre os fundamentos que nos levam ao futuro no novo agro dos próximos 10 anos. Vamos ouvir:

“Nós temos quatro pontos extremamente importantes no futuro para o Agroconsciente. O primeiro é sustentabilidade, que é uma premissa para o agro brasileiro. Nós vamos ter que cada vez mais produzir alimentos, alimentar o mundo de forma sustentável e obviamente de forma competitiva para que o agro continue sendo o que é. O segundo ponto é que nós vamos ter de trabalhar na adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Existe um acordo assinado pelo Brasil o ano passado na Cop-26 que é a iniciativa global do metano para que o Brasil participe desse desafio de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Então, adaptação e mitigação das mudanças climáticas é o segundo ponto. O terceiro é a questão da biorevolução e da biotecnologia que já contribuiu muito e vem aí agora a edição genômica, essas tesouras biotecnológicas que vão nos ajudar a editar o genoma das plantas para ter plantas mais resistentes a microorganismos, a ataques de pragas e doenças e adaptação à seca. E por último o agro digital, a agricultura digital, o uso de drones, sensores, internet das coisas, gestão computacional, inteligência artificial, que vão ajudar o produtor a produzir mais e melhor.”

Então, Celso Moretti coloca este Agroconsciente doravante como a soma da sustentabilidade, do clima, da biotecnologia e da gestão digital. E dentro do item biotecnologia perguntei sobre segurança genética, como estamos no país, pois na minha forma de ver, é o fator sagrado sem o qual nenhum dos outros poderia atuar. Vamos ouvir:

“Depois da década de 90, quando tivemos a Lei de Proteção de Cultivares e a Lei de Propriedade Intelectual os investimentos ocorreram no Brasil e nós conseguimos trazer empresas e, em parceria com a Embrapa, desenvolvemos cultivares e plantas mais adaptadas aos biomas brasileiros que contribuem para a segurança alimentar do Brasil e do mundo. Então o Brasil hoje é um país que tem segurança jurídica para se investir em genética e em novas cultivares.”

Grande transformação, a capacitação e educação precisam acompanhar esse exponencial novo conhecimento.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

As mãos de Deus significam São Pedro. O rio Mississipi, nos Estados Unidos, por onde escoa a logística dos grãos norte-americanos do corn belt está com baixo volume de água e sem transportar a soja. Com isso está ocorrendo um apagão de farelo na China que após recuperar o seu gigantesco rebanho de suínos precisa de ração para os animais. Isso pode se agravar e haver uma nova corrida altista do preço das commodities.
Nesta semana o Brasil irá apresentar para o mundo o plano de inclusão de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas para uma economia agroconsciente. Isso significará dobrar em 10 anos a área agricultável sustentável brasileira dentro de modelos agroflorestais, integração lavoura, pecuária e florestas, diversificação de culturas com alimentos e bioenergia. Dentro desses 40 milhões de há, 12 milhões serão para restauração de florestas.
Nesta semana o presidente da Federação da Agropecuária do Mato Grosso (Famato), o maior estado produtor de grãos e carne do mundo, afirmou durante sua participação no 7º Congresso Nacional das Mulheres do Agro em São Paulo, no Transamerica Expocenter, que repetia o que tinha ouvido do ex-ministro Alysson Paolinelli: “a única coisa que pode impedir o agro brasileiro de continuar crescendo seriam ideologias e burrices”.
Conversei com Ivan Wedekin, que foi secretário de política agrícola ao lado do ministro Roberto Rodrigues no primeiro governo Lula e que instituiu pilares importantes e até hoje mantidos e reforçados ao longo dos governos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite