CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Presidente da Embrapa aponta os 4 fundamentos do novo agro e aborda segurança genética

Publicado em 03/08/2022

Divulgação Embrapa
Celso Moretti, presidente da Embrapa

No 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio desta semana conversei com Celso Moretti, presidente da Embrapa, sobre os fundamentos que nos levam ao futuro no novo agro dos próximos 10 anos. Vamos ouvir:

“Nós temos quatro pontos extremamente importantes no futuro para o Agroconsciente. O primeiro é sustentabilidade, que é uma premissa para o agro brasileiro. Nós vamos ter que cada vez mais produzir alimentos, alimentar o mundo de forma sustentável e obviamente de forma competitiva para que o agro continue sendo o que é. O segundo ponto é que nós vamos ter de trabalhar na adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Existe um acordo assinado pelo Brasil o ano passado na Cop-26 que é a iniciativa global do metano para que o Brasil participe desse desafio de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Então, adaptação e mitigação das mudanças climáticas é o segundo ponto. O terceiro é a questão da biorevolução e da biotecnologia que já contribuiu muito e vem aí agora a edição genômica, essas tesouras biotecnológicas que vão nos ajudar a editar o genoma das plantas para ter plantas mais resistentes a microorganismos, a ataques de pragas e doenças e adaptação à seca. E por último o agro digital, a agricultura digital, o uso de drones, sensores, internet das coisas, gestão computacional, inteligência artificial, que vão ajudar o produtor a produzir mais e melhor.”

Então, Celso Moretti coloca este Agroconsciente doravante como a soma da sustentabilidade, do clima, da biotecnologia e da gestão digital. E dentro do item biotecnologia perguntei sobre segurança genética, como estamos no país, pois na minha forma de ver, é o fator sagrado sem o qual nenhum dos outros poderia atuar. Vamos ouvir:

“Depois da década de 90, quando tivemos a Lei de Proteção de Cultivares e a Lei de Propriedade Intelectual os investimentos ocorreram no Brasil e nós conseguimos trazer empresas e, em parceria com a Embrapa, desenvolvemos cultivares e plantas mais adaptadas aos biomas brasileiros que contribuem para a segurança alimentar do Brasil e do mundo. Então o Brasil hoje é um país que tem segurança jurídica para se investir em genética e em novas cultivares.”

Grande transformação, a capacitação e educação precisam acompanhar esse exponencial novo conhecimento.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Estou em Goiânia, no 6º Congresso Nacional do Direito Agrário falando com Albenir Querubini, presidente da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU). Esse evento trata de uma expectativa muito importante sobre o Direito do setor que é hoje um tema estratégico para todo o sistema do agronegócio.
Conversei com Ivan Wedekin, consultor no primeiro mandato do governo Lula (2004) como secretário de política agrícola e responsável pela criação das LCA’s – Letras de Crédito do Agronegócio, com o objetivo de estimular as aplicações da iniciativa privada, que hoje já significam 30% de todo crédito oficial.
Nesta segunda-feira (5), na Fiesp, está havendo uma grande homenagem aos heróis pioneiros da Embrapa: Eliseu Alves, que presidiu a Embrapa de 1979 a 1985, e foi da sua primeira diretoria de 1973 a 1979. Professor José Pastore, com diversos títulos, mas um deles fundamental: “honestidade intelectual em pessoa “Prof. José Pastore traz a legítima memória dos conceitos e ideias de onde nasceu a Embrapa, remontando aos anos 60, sendo estimulado na Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos a olhar as inovações tecnológicas da agricultura.
Estaremos trazendo para nossos ouvintes do Jornal Eldorado Agroconsciente as vozes dos líderes do agronegócio no que entendem ser planos fundamentais para o próximo governo de 2023 a 2026. Conversei com o embaixador Rubens Barbosa que já foi embaixador brasileiro nos Estados Unidos e hoje preside a Abitrigo, Associação Brasileira da Indústria do Trigo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite