CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Roma, Bruxelas e Paris recebem o deputado Pedro Lupion, presidente da FPA e a senadora Tereza Cristina

Publicado em 29/01/2025

Divulgação
Senadora Tereza Cristina e deputado Pedro Lupion (FPA)

Roma, Bruxelas e Paris recebem o deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a senadora Tereza Cristina, liderando comitiva brasileira pró-imagem agro nacional na Europa.

Ouça abaixo 👇

Apresentar a sustentabilidade do agro brasileiro para as lideranças europeias é a missão ocorrendo agora de 26 a 31 de janeiro.

Na comitiva liderada pelo presidente da FPA, o deputado Pedro Lupion (PP/PR) e a senadora Tereza Cristina (PP/MS) e também participam o vice-presidente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira (RS), o presidente da Famasul (MS) Marcelo Bertoni, além de diretores da CNA, FAO, OCDE, adidos agrícolas, embaixadores e membros do parlamento da Comissão Europeia. Carla Barroso Carneiro, embaixadora do Brasil na FAO, participou dos eventos e um tema predominante está no acordo União Europeia & Mercosul.

Importantíssimo exercermos o dom da comunicação. O Brasil está carente do uso dessa arte milenar, pois relembrando o poeta Camões: “quem faz o comércio não faz a guerra”. E o velho guerreiro Chacrinha: “quem não se comunica se trumbica”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Teremos R$ 5,7 bilhões aprovados para o fundo partidário, para propaganda política em 2022. Fiquei pensando. O agronegócio brasileiro vale 1/3 do PIB do país, que anda devagarinho. E impacta indiretamente outro 1/3, basta ver o que acontece no comércio, indústria e serviços onde o agro prospera. Tudo prospera junto.
O Agroconsciente nos obriga a prestar atenção em todo o ecossistema e o meio ambiente. Estou aqui com a Kelly Batista, do Tomates Batista, e todo mundo está falando do aumento de preço do tomate. E ela por que está acontecendo o aumento do preço do tomate, ou seja, no sistema todo um fator impactando o outro. Kelly nos conta do surgimento de uma praga que veio da soja em função do veranico, aquecimento, e que atacou a produção do tomate no país!
Caso carne para o cliente chinês. Diplomacia de resultado é fundamental, doravante, como afirma o ex-ministro Roberto Rodrigues, “a estratégia de transação precisa mudar para parceria”. A ministra Tereza Cristina tem se revelado uma diplomata. Busca fazer o comércio ao invés de participar das guerras ideológicas ou das raivas insanas que elos do agronegócio estimulam entre si, ou mesmo uma mania de falar mal de clientes.
Na posse do novo governo o agronegócio aparece em muitos pontos de forma explícita e em outros implícita. No discurso de posse do presidente Lula destaco 10 pontos a respeito do agronegócio.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite