CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Roma, Bruxelas e Paris recebem o deputado Pedro Lupion, presidente da FPA e a senadora Tereza Cristina

Publicado em 29/01/2025

Divulgação
Senadora Tereza Cristina e deputado Pedro Lupion (FPA)

Roma, Bruxelas e Paris recebem o deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a senadora Tereza Cristina, liderando comitiva brasileira pró-imagem agro nacional na Europa.

Ouça abaixo 👇

Apresentar a sustentabilidade do agro brasileiro para as lideranças europeias é a missão ocorrendo agora de 26 a 31 de janeiro.

Na comitiva liderada pelo presidente da FPA, o deputado Pedro Lupion (PP/PR) e a senadora Tereza Cristina (PP/MS) e também participam o vice-presidente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira (RS), o presidente da Famasul (MS) Marcelo Bertoni, além de diretores da CNA, FAO, OCDE, adidos agrícolas, embaixadores e membros do parlamento da Comissão Europeia. Carla Barroso Carneiro, embaixadora do Brasil na FAO, participou dos eventos e um tema predominante está no acordo União Europeia & Mercosul.

Importantíssimo exercermos o dom da comunicação. O Brasil está carente do uso dessa arte milenar, pois relembrando o poeta Camões: “quem faz o comércio não faz a guerra”. E o velho guerreiro Chacrinha: “quem não se comunica se trumbica”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Ao encerrar os trâmites no Senado neste final de ano, o setor agropecuário não aderiu ao projeto, sob uma correta alegação da “inexistência de métricas científicas confiáveis para mensurar essas emissões”. Mas pergunto, o agronegócio estará fora desse mercado de carbono? Mesmo? Claro que não.
Estudos do Cepagri/Unicamp e Embrapa no trabalho: “aquecimento global e a nova geografia de produção agrícola no Brasil” estão se materializando. O pesquisador Eduardo Assad registrou no Jornal da Unicamp o seguinte: “infelizmente ainda existem os que acham que somos uma ilha de agroprosperidade em um mundo de invejosos, cresceu muito o negacionismo climático nos últimos 4 anos”.
No Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp ocorreu um excelente debate nesta semana sobre as eleições recentes para prefeito. Mas além das avaliações das tendências entre “Bolsonaristas x Lulistas”, ouvimos sóbrias conclusões como: “para termos um governo melhor precisamos de uma melhor articulação da iniciativa privada e uma aliança da sociedade civil organizada”. Assim como foi colocado com ênfase por um dos apresentadores Paulo Hartung, foi governador do Espírito Santo e hoje preside a Indústria Brasileira da Árvore (IBA): “a conversa de esquerda versus direita não nos leva mais ao futuro, precisamos olhar pra frente e não discutirmos 30, 40 anos de passado”.
Mesmo em meio a uma pandemia, a presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (Abia), Grazielle Parenti, disse: “temos muito orgulho que a indústria de alimentos conseguiu cumprir o seu papel de abastecer o país e o mercado internacional. Os resultados de 2020 mostraram a resiliência do setor, e nos fortalece para os novos desafios a serem enfrentados em 2021”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite