CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - No Paraguai arroz sobe 30% no campo em função da tragédia no Brasil para onde exportam 80%.

Publicado em 31/05/2024

Divulgação
Simpósio Matrisoja, no Paraguai.

Estou no simpósio Matrisoja, no Paraguai, cujo assunto dominante é o arroz. O Paraguai deverá crescer a integração lavoura com pecuária e tem no projeto Bio Oceânica conexão com o Pacífico, excelente perspectiva. Matrisoja é uma empresa criada por brasileiros que levam ciência e tecnologia aos produtores.

Porém, a má gestão da comunicação do arroz no Brasil, com a ideia do “saco com a marca do arroz importado pelo governo é tabelado” tende a ser um fracasso e prejudicar a imagem do alimento arroz saudável para todas as faixas e idades da população do país.

Ouça abaixo o comentário completo.

Também pode interessar

No Estadão de domingo (11), seu editorial traz uma excelente visão com o título: “A César o que é de César”, onde separa questões relativas a Deus, daquelas pertinentes aos seres humanos terrenos, agora totalmente misturados nas campanhas políticas.
Estou na cidade de Getúlio Vargas, noroeste do estado, onde a soja já estava 90% colhida quando chegaram as chuvas torrenciais, o que preservou parte da economia desta área próxima de Passo Fundo, de Erechim, também no noroeste do estado. Houve perdas com animais, com logística, porém na chegada agora da safra de inverno, no trigo, a previsão aqui desta região é de um plantio em praticamente toda região, inclusive com a chegada de sementes de trigo também para biocombustível e ração, uma novidade da Embrapa Trigo e da Biotrigo.
Derek Nelson foi editor do “Naval Safety Center Publications” e dentre muitos artigos e livros tem dois geniais: The posters that won the war; e The ads that won the war. Ou seja, a propaganda que ganhou a 2ª guerra mundial. E por que vale revisitar e estudar este tema? Pelo simples fato de estarmos mergulhados numa guerra, hoje, onde a propaganda tem importância fundamental na ampliação dos sofrimentos ou no encurtamento desses tempos sofridos.
Encerramos o VI CNMA, Congresso Nacional das Mulheres do Agro. E também o YAMI - Youth Agribusiness Movement International. A palavra mágica que mudaria o mundo inicia e passa pelo “se”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite