CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Saúde humana, animal, ambiental começa na saúde vegetal. Nutrientes para a vida

Publicado em 20/08/2025

Divulgação
Luís Ignácio Prochnow, diretor geral da NPCT - Nutrição de Plantas, Ciência e Tecnologia

Nesta semana um importantíssimo simpósio está acontecendo na cidade de Piracicaba, no “Pecege”, um instituto sem fins lucrativos, Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas localizado no Parque Tecnológico de Piracicaba, reunindo mestres, pesquisadores, startups, estudantes também da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq/USP, hoje uma das cinco melhores universidades de ciências agrárias do mundo.

Se trata do simpósio de nutrição de plantas e fertilidade do solo, trazendo o estado da arte para um assunto que, no caso brasileiro, de uma agricultura tropical, com solos fracos, temos uma legítima dependência da fertilização de solos, plantas e de eficácia na utilização dos fertilizantes, onde ainda hoje dependemos de cerca de 85% de importações.

Conversei com o engenheiro agrônomo, um dos maiores experts em nutrição de solos e plantas, Dr. Luís Ignácio Prochnow, diretor geral da NPCT – Nutrição de Plantas, Ciência e Tecnologia.

E ele me disse: “Nós realizamos eventos e nesta semana nós estamos em Piracicaba, no Pecege, com dois eventos. O primeiro evento até o dia 21 que é o Simpósio sobre tecnologias e inovações para o uso eficiente de nutrientes na agricultura. O segundo evento, nos próximos dias 22 e 23, um curso em atualização e nutrição de plantas com um dos maiores especialistas do mundo no assunto, o Dr. Ismail Cakmak. Vejam a importância para a agricultura e, consequentemente, para o Brasil dos nutrientes das plantas é enorme. E nós aplicamos nutrientes nas nossas lavouras através do fertilizante. O fertilizante nada mais é que um produto que contém nutrientes, entre outros, nitrogênio, fósforo e potássio. Isso propicia alimentos em quantidade e qualidade adequada, desde que nós possamos e façamos todos os esforços para utilizar de forma adequada, os benefícios são enormes e através do que nós chamamos do conceito 4C, que são os conceitos básicos para aplicação de fertilizantes. Nós temos, sem dúvida nenhuma, sucesso e nós tornamos a nossa agricultura muito mais viável. Mas o que são então esse conceito 4C? Princípios básicos de aplicar a fonte correta, na dose correta, no local correto e na época correta. Cada agricultor, cada empresário rural deve se preocupar com essas 4 perguntas. Qual é a fonte correta? Em que dose eu devo utilizar, portanto dose correta, e em que local eu devo aplicar os meus fertilizantes e em que época devo aplicá-los. E cada situação vai ter de ser específica. Por isso um profissional que vai ajudar a definir a resposta para essas 4 perguntas. Então é importante prestigiar eventos como esses e relacionado à área de fertilizantes que tantos benefícios trazem ao nosso país”.

Portanto, está na eficiência e eficácia da nutrição de solos e plantas onde criamos não apenas produtividade das plantações, mas também impactos na saúde humana, animal e ambiental. Se trata do conceito NPV - Nutrientes para a Vida – uma ação em desenvolvimento na ANDA, Associação Nacional para Difusão do Adubo.

Ou seja, a saúde vegetal impacta todas as demais saúdes do planeta.

Agro é sinônimo de saúde, e a saúde dos solos e plantas está presente em todas as demais saúdes da vida.

José Luiz Tejon para a Rádio Eldorado.

Também pode interessar

Na semana passada a ministra Tereza Cristina, em Luís Eduardo Magalhães no oeste da Bahia, numa teleconferência participando da abertura nacional da colheita disse: “o ouro do agro brasileiro vai ser cada vez mais respeitado, mostrando a qualidade e a sustentabilidade que nossos produtores plantam e colhem a soja para nosso consumidor brasileiro, mas também para muitos países que usam e necessitam cada vez mais do ouro brasileiro”.
Carlos Augustin e sua equipe correram o mundo na busca de recursos financeiros para dar início ao PNCPD – Plano Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Cultivos Sustentáveis. Serão 40 milhões de hectares, hoje com baixíssima produtividade e contribuindo para emissão de carbono na atmosfera. Se trata de uma área única no planeta, com terras agricultáveis onde iremos plantar árvores, realizar segurança alimentar, energética, social e ambiental.
Dentro da nossa sequência de ouvir a voz de líderes do agro, ouvimos hoje o presidente da Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, entidade que reúne aves, ovos, suínos, representando mais de US$ 10,5 bilhões nas exportações.
The book entitled *The March of Folly* by Barbara W. Tuchman examines the self-sabotage of governments toward their own nations, from Troy to Vietnam. Without a doubt, Donald Trump would be a richly detailed chapter in this story of insanity.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite