CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - No Cosag hoje: Biografia de Roberto Rodrigues + biocombustíveis + ministro Fávaro com fertilizante brasileiro. Um dia extraordinário.

Publicado em 05/02/2024

Divulgação
Lançamento da biografia de Roberto Rodrigues

Nesta segunda-feira (5), a partir das 15 horas, ocorrerá a reunião de abertura dos trabalhos anuais do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.

Sob a presidência de Jacyr Costa, a primeira parte terá o tema: “O papel dos biocombustíveis na descarbonização da frota veicular”, em uma exposição de Mário Ferreira Campos Filho, presidente da Bioenergia Brasil.

Em seguida o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, falará sobre o “Plano Nacional de Fertilizantes”, tema crucial para a segurança estratégica do agro brasileiro.

E na segunda parte teremos o lançamento do livro “O semeador”, a biografia de Roberto Rodrigues com a participação de Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp, Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB e Américo Otimi, líder cooperativista.

O livro foi escrito pelo jornalista e escritor Ricardo Viveiros, a quem ouvimos sobre essa obra biográfica.

“O Roberto Rodrigues é uma unanimidade. É uma pessoa com uma história de vida fantástica, uma história pessoal e profissional construtiva, um exemplo, um homem que fez muito pelo agro, um homem que teve participações importantíssimas na história do Brasil e também do ponto de vista do cooperativismo uma personalidade internacional, extremamente importante. Eu acho que esse livro tem tudo para trazer à tona aspectos divertidos, emocionantes, históricos da política brasileira. O legado de Roberto Rodrigues em termos do que fez e continua fazendo pela agricultura brasileira é impressionante. As pessoas, especialmente que atuam no agro, mas qualquer uma, podem ter nesse livro mais do que um entretenimento, mas o conhecimento de uma personalidade a quem o livro faz justiça pela bela história, pela bela e consistente contribuição ao Brasil na defesa de uma segurança alimentar, e de uma justiça para quem atua no agro”.

Estaremos lá nesta tarde e, sem dúvida, levar o abraço Agroconsciente ao ex-ministro e professor emérito da FGV, engenheiro agrônomo pela Esalq, e com gigantescos feitos na sua vida onde continua realizando, Roberto Rodrigues. O semeador.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Marisete Belloli, da gerência agropecuária da Conab-SP, apresenta 9ª estimativa de Safra 2021/22. ​​​​​​​Perante a previsão inicial da safra, de 288,6 milhões de toneladas, perdemos 15,8 milhões de toneladas em função dos fatores climáticos, porém conseguimos recuperar com o crescimento do milho que teve aumento de área nos grãos de 8,7% sobre ano anterior.
Agência Estado trouxe a informação do Ministério da Agricultura, num encontro do ministro Carlos Fávaro com Hexin Zhu, presidente do grupo chinês Citic, da iniciativa de investir em terras degradadas brasileiras. O Citic está entre as 35 maiores empresas chinesas e uma das 150 mais lucrativas no mundo segundo a revista Forbes. Já atuam no Brasil com equipamentos para indústria e na área da energia solar.
Recebi de Fernando Schwanke, diretor de Projetos do Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA), a apresentação feita pelo Nobel da Paz e Prêmio Mundial da Alimentação 2020, Dr. Rattan Lal, na Costa Rica na Conferência de Ministros da Agricultura das Américas. Evento de 3 a 5 de outubro em San Jose com temas atuais e voltados ao futuro.
A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), na soma de brasileiros envolvidos direta e indiretamente, totalizam mais de 60 milhões de pessoas. Reunidas as 4 mil e 800 cooperativas somam o maior faturamento de empresas no Brasil acima das três gigantes Petrobras, JBS e Vale.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite