CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - No Cosag hoje: Biografia de Roberto Rodrigues + biocombustíveis + ministro Fávaro com fertilizante brasileiro. Um dia extraordinário.

Publicado em 05/02/2024

Divulgação
Lançamento da biografia de Roberto Rodrigues

Nesta segunda-feira (5), a partir das 15 horas, ocorrerá a reunião de abertura dos trabalhos anuais do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.

Sob a presidência de Jacyr Costa, a primeira parte terá o tema: “O papel dos biocombustíveis na descarbonização da frota veicular”, em uma exposição de Mário Ferreira Campos Filho, presidente da Bioenergia Brasil.

Em seguida o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, falará sobre o “Plano Nacional de Fertilizantes”, tema crucial para a segurança estratégica do agro brasileiro.

E na segunda parte teremos o lançamento do livro “O semeador”, a biografia de Roberto Rodrigues com a participação de Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp, Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB e Américo Otimi, líder cooperativista.

O livro foi escrito pelo jornalista e escritor Ricardo Viveiros, a quem ouvimos sobre essa obra biográfica.

“O Roberto Rodrigues é uma unanimidade. É uma pessoa com uma história de vida fantástica, uma história pessoal e profissional construtiva, um exemplo, um homem que fez muito pelo agro, um homem que teve participações importantíssimas na história do Brasil e também do ponto de vista do cooperativismo uma personalidade internacional, extremamente importante. Eu acho que esse livro tem tudo para trazer à tona aspectos divertidos, emocionantes, históricos da política brasileira. O legado de Roberto Rodrigues em termos do que fez e continua fazendo pela agricultura brasileira é impressionante. As pessoas, especialmente que atuam no agro, mas qualquer uma, podem ter nesse livro mais do que um entretenimento, mas o conhecimento de uma personalidade a quem o livro faz justiça pela bela história, pela bela e consistente contribuição ao Brasil na defesa de uma segurança alimentar, e de uma justiça para quem atua no agro”.

Estaremos lá nesta tarde e, sem dúvida, levar o abraço Agroconsciente ao ex-ministro e professor emérito da FGV, engenheiro agrônomo pela Esalq, e com gigantescos feitos na sua vida onde continua realizando, Roberto Rodrigues. O semeador.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Acompanhe a minha resposta ao ouvinte Francisco Rabelo, de São Paulo, sobre a polarização política na Agrishow e a questão dos preços dos produtos orgânicos.
I’m at an event hosted by Cosag (the Superior Agribusiness Council) at Fiesp (the Federation of Industries of the State of São Paulo), where I attended a highly positive presentation by Mr. Luís Rua, Secretary of Commerce and International Relations at the Ministry of Agriculture (MAPA).  
Reunidos na Casa Lide, um novo hub de networking de líderes empresariais, ocorreu nesta semana a primeira reunião de líderes do agronegócio, sob a coordenação e curadoria de Chiquinho Maturro que passou a presidir essa iniciativa de orquestração das cadeias produtivas do agro a partir da iniciativa privada com a sociedade civil organizada.
No Estadão desta terça-feira (11) matéria de capa trata o quanto o agronegócio brasileiro e, principalmente, do Centro Oeste está atraindo os olhares do mundo financeiro. Mas vale registrarmos aqui o quanto precisamos de atração de capitais e investidores para o futuro do agro nacional que deverá dobrar de tamanho até 2035.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite