CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - No Cosag hoje: Biografia de Roberto Rodrigues + biocombustíveis + ministro Fávaro com fertilizante brasileiro. Um dia extraordinário.

Publicado em 05/02/2024

Divulgação
Lançamento da biografia de Roberto Rodrigues

Nesta segunda-feira (5), a partir das 15 horas, ocorrerá a reunião de abertura dos trabalhos anuais do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.

Sob a presidência de Jacyr Costa, a primeira parte terá o tema: “O papel dos biocombustíveis na descarbonização da frota veicular”, em uma exposição de Mário Ferreira Campos Filho, presidente da Bioenergia Brasil.

Em seguida o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, falará sobre o “Plano Nacional de Fertilizantes”, tema crucial para a segurança estratégica do agro brasileiro.

E na segunda parte teremos o lançamento do livro “O semeador”, a biografia de Roberto Rodrigues com a participação de Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp, Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB e Américo Otimi, líder cooperativista.

O livro foi escrito pelo jornalista e escritor Ricardo Viveiros, a quem ouvimos sobre essa obra biográfica.

“O Roberto Rodrigues é uma unanimidade. É uma pessoa com uma história de vida fantástica, uma história pessoal e profissional construtiva, um exemplo, um homem que fez muito pelo agro, um homem que teve participações importantíssimas na história do Brasil e também do ponto de vista do cooperativismo uma personalidade internacional, extremamente importante. Eu acho que esse livro tem tudo para trazer à tona aspectos divertidos, emocionantes, históricos da política brasileira. O legado de Roberto Rodrigues em termos do que fez e continua fazendo pela agricultura brasileira é impressionante. As pessoas, especialmente que atuam no agro, mas qualquer uma, podem ter nesse livro mais do que um entretenimento, mas o conhecimento de uma personalidade a quem o livro faz justiça pela bela história, pela bela e consistente contribuição ao Brasil na defesa de uma segurança alimentar, e de uma justiça para quem atua no agro”.

Estaremos lá nesta tarde e, sem dúvida, levar o abraço Agroconsciente ao ex-ministro e professor emérito da FGV, engenheiro agrônomo pela Esalq, e com gigantescos feitos na sua vida onde continua realizando, Roberto Rodrigues. O semeador.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entidades agroindustriais pedem sensatez e pacificação do país. A Abag, Abiove, Abisolo (Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia de Nutrição Vegetal), Abrapalma, Croplife, Sindiveg (Sindicato da Indústria para Defesa Vegetal) e IBA, soltaram um manifesto onde em síntese expõem: preocupação com os atuais desafios à harmonia político-institucional. 
*ABRAS Associação brasileira de Supermercados, o gigantesco varejo com mais de 94 mil pontos de vendas e circulação diária em torno de 27 milhões de pessoas. Portanto um elo vital do sistema do agronegócio nacional.
Desde o plano de valorização do café, no início do século XX, até hoje essa é a constatação. A tecnologia é ciência aplicada e tudo o que temos de insumos, mecanização, softwares de gestão da moderna agropecuária são disponibilizados para produtores rurais por empresários empreendedores locais ou internacionais, sob iniciativa e risco capitalista, ao lado dos centros avançados brasileiros educacionais onde contamos com universidades reconhecidas no mundo inteiro e centros de pesquisa tropicais. E um valoroso trabalho do Sebrae, Senar, Sescoop, Senai, Sesc, o sistema S.
Será formalmente lançado  no próximo dia 26 de abril um livro com 10 visões diferentes, celebrando 50 anos de história da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa com o título: “O futuro da agricultura brasileira”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite