CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O embaixador do Brasil na Alemanha Roberto Jaguaribe, e o embaixador da Alemanha no Brasil Reiko Thoms estarão no congresso virtual: “Don’t forget the animals”

Publicado em 22/11/2021

Divulgação AHKBrasil
Não se esqueçam dos animais

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha realiza nos próximos dias 23 e 24 de manhã um congresso internacional voltado ao bem estar animal - o “Don’t forget the animals”, não esqueçam os animais. Essa iniciativa nasceu com a preocupação do vice-presidente executivo da Câmara Brasil Alemanha, Thomas Timm, quando em 2019 detectou na Alemanha e na Europa um forte movimento sobre o bem estar animal, como condição “sine qua non” para termos acesso aos consumidores europeus em brevíssimo espaço de tempo.

As ministras da Agricultura do Brasil e da Alemanha, Tereza Cristina e Julia Klöckner, se reuniram no ano passado na Alemanha a respeito desse tema. Agora no congresso que se inicia virtual, pesquisadores do Brasil e da Alemanha se encontram para abordar desde aspectos da advocacia animalista, a sustentabilidade na constituição brasileira e alemã, a conservação da fauna, e como o bem estar animal ao mesmo tempo faz bem para a saúde dos animais, quanto para seus consumidores e impacta positivamente nos resultados econômicos financeiros dos pecuaristas.

Neste congresso um dos exemplos, caso real de sucesso, será apresentado o da pecuarista brasileira Carmen Pérez, cujo filme “Quando ouvi a voz da terra”, que conta com assessoria do professor dr. Matheus Paranhos da Unesp, será apresentado; e o livro Compendium Animalis 2 será também lançado. Pelo lado alemão, o prof. dr. Jorg Hartung representa o melhor desse conhecimento na Europa e no mundo.

A abertura do congresso dar-se-á pelo presidente da Câmara Brasil Alemanha Manfredo Rubens, presidente da Basf. As inscrições e informações estão no site da Câmara Brasil Alemanha no www.ahkbrasil.com. O evento é gratuito, com tradução para português e alemão.

O bem estar animal é outro tema fundamental para as estratégias de acesso a mercados mundiais doravante. E o Brasil o maior exportador líquido de alimentos, com um montante de cerca de US$ 110 bilhões exportados neste ano, precisará cuidar além do bem estar animal, do bem estar da sua natureza como um todo. E isso não faz mal, só faz bem para os brasileiros e estrangeiros. Bem estar para todas as pessoas.

Inscreva-se gratuitamente. O congresso reúne personalidades e estudiosos importantíssimos para toda a cadeia produtiva da proteína animal, sem esquecer dos pets.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Usamos só 2% desse potencial. Por quê? O assunto do agronegócio hoje é a sustentabilidade, o carbono, o metano. Também o combustível do futuro. E quero fazer aqui uma pergunta: “por que uma matéria-prima que está em toda parte, desde um minifúndio até uma grande propriedade agropecuária ou industrial, simplesmente o “lixo” não é imediatamente usada para gerar o biogás, a bioeletricidade, biometano, e biofertilizantes? Apenas 2% desse potencial usamos hoje no país. Algo fácil, barato e sustentável e para todos.
Vamos ficar de olho nos programas das candidaturas para as eleições este ano. Além, e acima de nomes, quero ver a qualidade e a convicção do planejamento estratégico do agronegócio. Pois sem isso, um setor que impacta diretamente 1/3 da economia do país, além de ser decisivo no combate à fome, eu não acredito em plano de crescimento econômico do Brasil e social, sem um projeto detalhado de todas as cadeias produtivas do agronegócio.
The Brazilian Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA) announced the National Plan for the Individual Cattle & Buffaloes Identification, which was originated by the 2011 decree, Nº 7.623, which regulates Law 12,097/ November 24th 2009.
E a música do dia é o carro do ovo do Zeca Pagodinho. A galinha chorou, chorou de felicidade. Chegou o carro do ovo para fortalecer nossa comunidade. Mas o carro do ovo, do frango, do suíno estão em grave risco dos custos estratosféricos de produção.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite