CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O embaixador do Brasil na Alemanha Roberto Jaguaribe, e o embaixador da Alemanha no Brasil Reiko Thoms estarão no congresso virtual: “Don’t forget the animals”

Publicado em 22/11/2021

Divulgação AHKBrasil
Não se esqueçam dos animais

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha realiza nos próximos dias 23 e 24 de manhã um congresso internacional voltado ao bem estar animal - o “Don’t forget the animals”, não esqueçam os animais. Essa iniciativa nasceu com a preocupação do vice-presidente executivo da Câmara Brasil Alemanha, Thomas Timm, quando em 2019 detectou na Alemanha e na Europa um forte movimento sobre o bem estar animal, como condição “sine qua non” para termos acesso aos consumidores europeus em brevíssimo espaço de tempo.

As ministras da Agricultura do Brasil e da Alemanha, Tereza Cristina e Julia Klöckner, se reuniram no ano passado na Alemanha a respeito desse tema. Agora no congresso que se inicia virtual, pesquisadores do Brasil e da Alemanha se encontram para abordar desde aspectos da advocacia animalista, a sustentabilidade na constituição brasileira e alemã, a conservação da fauna, e como o bem estar animal ao mesmo tempo faz bem para a saúde dos animais, quanto para seus consumidores e impacta positivamente nos resultados econômicos financeiros dos pecuaristas.

Neste congresso um dos exemplos, caso real de sucesso, será apresentado o da pecuarista brasileira Carmen Pérez, cujo filme “Quando ouvi a voz da terra”, que conta com assessoria do professor dr. Matheus Paranhos da Unesp, será apresentado; e o livro Compendium Animalis 2 será também lançado. Pelo lado alemão, o prof. dr. Jorg Hartung representa o melhor desse conhecimento na Europa e no mundo.

A abertura do congresso dar-se-á pelo presidente da Câmara Brasil Alemanha Manfredo Rubens, presidente da Basf. As inscrições e informações estão no site da Câmara Brasil Alemanha no www.ahkbrasil.com. O evento é gratuito, com tradução para português e alemão.

O bem estar animal é outro tema fundamental para as estratégias de acesso a mercados mundiais doravante. E o Brasil o maior exportador líquido de alimentos, com um montante de cerca de US$ 110 bilhões exportados neste ano, precisará cuidar além do bem estar animal, do bem estar da sua natureza como um todo. E isso não faz mal, só faz bem para os brasileiros e estrangeiros. Bem estar para todas as pessoas.

Inscreva-se gratuitamente. O congresso reúne personalidades e estudiosos importantíssimos para toda a cadeia produtiva da proteína animal, sem esquecer dos pets.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Imagine que você está na agropecuária moderna onde insumos, máquinas agrícolas, manejo, clima, tudo está conectado à moderna gestão digital e não tem sinal para reunir essa fórmula fundamental para poder estar, competir e ir ao futuro no agronegócio com consciência e domínio dos custos e impactos ambientais e sociais? Por isso, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) está apoiando o Projeto de Lei 1303, do deputado Evair Vieira de Mello, que dá segurança jurídica às cooperativas de infraestrutura para fornecerem sinal de internet aos campos e interior brasileiro.
Em primeiro lugar, parabéns ao texto espetacular de Lourival Santanna, colunista do Estadão (19/9 Página A-11), “O impacto do taleban”. Como analista internacional de notoriedade exemplar, Lourival revela durante sua passagem pelo Afeganistão um fato que até agora não vi observado em nenhuma outra análise.
Aqui direto da França, cidade de Nantes, estou ao lado de 40 estudantes internacionais para um master de pós-graduação em gestão de alimentos e agronegócio, na Audencia Business School, em parceria com a Fecap São Paulo. E no final de semana demos uma volta pelos restaurantes da cidade para identificar curiosidades importantes sobre os alimentos e o agronegócio junto aos consumidores finais.
O embaixador Roberto Azevedo, ex-diretor da  Organização Mundial do Comércio (OMC), e representante da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG) na COP 28, chegando em Doha e vindo de Dubai, me respondeu a três perguntas
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite