CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O embaixador do Brasil na Alemanha Roberto Jaguaribe, e o embaixador da Alemanha no Brasil Reiko Thoms estarão no congresso virtual: “Don’t forget the animals”

Publicado em 22/11/2021

Divulgação AHKBrasil
Não se esqueçam dos animais

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha realiza nos próximos dias 23 e 24 de manhã um congresso internacional voltado ao bem estar animal - o “Don’t forget the animals”, não esqueçam os animais. Essa iniciativa nasceu com a preocupação do vice-presidente executivo da Câmara Brasil Alemanha, Thomas Timm, quando em 2019 detectou na Alemanha e na Europa um forte movimento sobre o bem estar animal, como condição “sine qua non” para termos acesso aos consumidores europeus em brevíssimo espaço de tempo.

As ministras da Agricultura do Brasil e da Alemanha, Tereza Cristina e Julia Klöckner, se reuniram no ano passado na Alemanha a respeito desse tema. Agora no congresso que se inicia virtual, pesquisadores do Brasil e da Alemanha se encontram para abordar desde aspectos da advocacia animalista, a sustentabilidade na constituição brasileira e alemã, a conservação da fauna, e como o bem estar animal ao mesmo tempo faz bem para a saúde dos animais, quanto para seus consumidores e impacta positivamente nos resultados econômicos financeiros dos pecuaristas.

Neste congresso um dos exemplos, caso real de sucesso, será apresentado o da pecuarista brasileira Carmen Pérez, cujo filme “Quando ouvi a voz da terra”, que conta com assessoria do professor dr. Matheus Paranhos da Unesp, será apresentado; e o livro Compendium Animalis 2 será também lançado. Pelo lado alemão, o prof. dr. Jorg Hartung representa o melhor desse conhecimento na Europa e no mundo.

A abertura do congresso dar-se-á pelo presidente da Câmara Brasil Alemanha Manfredo Rubens, presidente da Basf. As inscrições e informações estão no site da Câmara Brasil Alemanha no www.ahkbrasil.com. O evento é gratuito, com tradução para português e alemão.

O bem estar animal é outro tema fundamental para as estratégias de acesso a mercados mundiais doravante. E o Brasil o maior exportador líquido de alimentos, com um montante de cerca de US$ 110 bilhões exportados neste ano, precisará cuidar além do bem estar animal, do bem estar da sua natureza como um todo. E isso não faz mal, só faz bem para os brasileiros e estrangeiros. Bem estar para todas as pessoas.

Inscreva-se gratuitamente. O congresso reúne personalidades e estudiosos importantíssimos para toda a cadeia produtiva da proteína animal, sem esquecer dos pets.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estamos com uma safra encerrando em setembro de 2021 enquanto iniciamos a nova para 2022. Mais uma queda de previsão de safra fechando o ciclo 2020/21 com 251 milhões e 700 mil toneladas. Isso é menos do que na safra anterior e menos do que a última previsão que seria de 254 milhões de toneladas de grãos.
Temos mais de 3.500 variedades de cerca de 300 espécies de flores e plantas ornamentais para o presente dos romances, das paixões, do Dia dos Namorados. O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) está animado com uma perspectiva de crescimento de 4% nas vendas de flores hoje. O dia dos namorados movimenta em torno de 8% do mercado de flores no país. A Holambra é a 4ª maior cooperativa de flores do mundo.
Conversei com Neri Geller, que foi ministro da Agricultura, é produtor rural, deputado federal pelo Mato Grosso, progressista e membro coordenador da equipe de transição do agronegócio para o novo governo. Ele me disse que as entidades estão aderindo ao convite para participação na equipe de transição, e que já está ficando para trás a rejeição ao diálogo e contribuição.
Conversei com diretoria do Bradesco! Reafirmam seus elos efetivos com o agro brasileiro e pelo meu lado acompanhando nosso setor desde 1977 dou fé sobre isso.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite