CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O embaixador do Brasil na Alemanha Roberto Jaguaribe, e o embaixador da Alemanha no Brasil Reiko Thoms estarão no congresso virtual: “Don’t forget the animals”

Publicado em 22/11/2021

Divulgação AHKBrasil
Não se esqueçam dos animais

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha realiza nos próximos dias 23 e 24 de manhã um congresso internacional voltado ao bem estar animal - o “Don’t forget the animals”, não esqueçam os animais. Essa iniciativa nasceu com a preocupação do vice-presidente executivo da Câmara Brasil Alemanha, Thomas Timm, quando em 2019 detectou na Alemanha e na Europa um forte movimento sobre o bem estar animal, como condição “sine qua non” para termos acesso aos consumidores europeus em brevíssimo espaço de tempo.

As ministras da Agricultura do Brasil e da Alemanha, Tereza Cristina e Julia Klöckner, se reuniram no ano passado na Alemanha a respeito desse tema. Agora no congresso que se inicia virtual, pesquisadores do Brasil e da Alemanha se encontram para abordar desde aspectos da advocacia animalista, a sustentabilidade na constituição brasileira e alemã, a conservação da fauna, e como o bem estar animal ao mesmo tempo faz bem para a saúde dos animais, quanto para seus consumidores e impacta positivamente nos resultados econômicos financeiros dos pecuaristas.

Neste congresso um dos exemplos, caso real de sucesso, será apresentado o da pecuarista brasileira Carmen Pérez, cujo filme “Quando ouvi a voz da terra”, que conta com assessoria do professor dr. Matheus Paranhos da Unesp, será apresentado; e o livro Compendium Animalis 2 será também lançado. Pelo lado alemão, o prof. dr. Jorg Hartung representa o melhor desse conhecimento na Europa e no mundo.

A abertura do congresso dar-se-á pelo presidente da Câmara Brasil Alemanha Manfredo Rubens, presidente da Basf. As inscrições e informações estão no site da Câmara Brasil Alemanha no www.ahkbrasil.com. O evento é gratuito, com tradução para português e alemão.

O bem estar animal é outro tema fundamental para as estratégias de acesso a mercados mundiais doravante. E o Brasil o maior exportador líquido de alimentos, com um montante de cerca de US$ 110 bilhões exportados neste ano, precisará cuidar além do bem estar animal, do bem estar da sua natureza como um todo. E isso não faz mal, só faz bem para os brasileiros e estrangeiros. Bem estar para todas as pessoas.

Inscreva-se gratuitamente. O congresso reúne personalidades e estudiosos importantíssimos para toda a cadeia produtiva da proteína animal, sem esquecer dos pets.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Concordo totalmente com o que ouvi de Carlos Goulart - Diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do MAPA, sobre a polêmica, a polarização que passamos a ter colocando de um lado parte dos produtores rurais e do outro a indústria da genética e defensivos. “O que imaginamos seria cada vez um calendário mais preciso e menor, porém cabe a cada região do país ao lado da Embrapa, definir e determinar o que está certo para o bem da cultura, e avaliar os impactos da soja sobre outras cadeias produtivas, uma guerra entre semente, químicos e produtores precisa ser resolvida dentro do setor, essa é a nossa posição“. Assim se posiciona O diretor da Defesa Vegetal do MAPA.
A Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e federações do agro pedem que o veto de R$ 4 bilhões reinvidicados pelo setor, para o orçamento do seguro rural, seja revertido.
Parlamento europeu, declínio da economia chinesa, e imagem do Brasil, três grandes riscos para o agro 2023. Por um lado o parlamento europeu está exigindo um plano radical para proibição de importações de áreas desmatadas. Exportadores brasileiros estão preocupados.
Em um momento em que o mundo vive uma grave crise energética em função dos aspectos todos envolvendo o combustível fóssil, o petróleo, o Estado de São Paulo criou um plano que pode ser um exemplo para o Brasil e para o mundo. Um plano de transformação do lixo, dos desejos, da biomassa em biometano.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite