CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Luiz Gonzaga falou: “que Bahizão”, admirando o tamanho da Bahia e isso virou o Baião

Publicado em 06/02/2021

Na semana passada a ministra Tereza Cristina, em Luís Eduardo Magalhães no oeste da Bahia, numa teleconferência participando da abertura nacional da colheita disse: “o ouro do agro brasileiro vai ser cada vez mais respeitado, mostrando a qualidade e a sustentabilidade que nossos produtores plantam e colhem a soja para nosso consumidor brasileiro, mas também para muitos países que usam e necessitam cada vez mais do ouro brasileiro”.

A ministra fez uma analogia entre o ouro metal com o ouro grão, abordando a importância do suprimento de alimentos para o mundo. A soja significa cerca de 50% da colheita dos grãos. Mas acrescentaria que iremos ver o milho dar saltos consideráveis de produção e bater recordes nos próximos anos da mesma forma.

Esse “ouro grão” precisará doravante no novo capitalismo vir embalado num contêiner chamado ESG: environment, social & governance. O moderno agro brasileiro está dentro dele com plano ABC, do baixo carbono; com Pronasolos e as águas do agro, além de ser totalmente legal, dentro da lei. Para todo o resto que a lei faça seu papel. Assim não só o grão, mas as fibras a proteína, a hortifruticultura e a bioenergia podem virar “ouro”.

Vamos para uma grande colheita, a maior da história. O Brasil agro é um “Brasilzão”. E na Bahia, em toda ela, sem dúvida também um grande estado, um legítimo e belo “Baizão” que virou o eterno baião (como um dia exclamou Luiz Gonzaga ao se admirar com o tamanho da Bahia).

José Luiz Tejon para Cabeça de Líder.

Também pode interessar

Quem disse isso? Na minha opinião um dos maiores sábios lúcidos do agro brasileiro vivo: Alysson Paolinelli, candidato ao Nobel da Paz, um daqueles que se enquadrariam na expressão do Churchill, na 2ª guerra mundial: “nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.
Estaremos trazendo para nossos ouvintes do Jornal Eldorado Agroconsciente as vozes dos líderes do agronegócio no que entendem ser planos fundamentais para o próximo governo de 2023 a 2026. Conversei com o embaixador Rubens Barbosa que já foi embaixador brasileiro nos Estados Unidos e hoje preside a Abitrigo, Associação Brasileira da Indústria do Trigo.
No próximo dia 21 de setembro, quinta-feira, estaremos no lançamento de um megaevento para mostrar ao planeta terra o melhor do agroambiental sustentável brasileiro. É o Rio + Agro, Fórum Internacional do Desenvolvimento Agrosustentável 2024.
A significant meeting of the Superior Council of Agribusiness (Cosag) was held at FIESP, addressing the emergency and urgency of a National Fertilizer Plan. We face an unacceptable dependency at a critical time for the world, full of conflicts. At this meeting, attended by various leaders, we had an extraordinary presentation by Mr José Carlos Polidoro, an advisor to the Ministry of Agriculture, Livestock, and Supply (MAPA), who, in my opinion, is the country’s leading fertiliser expert and has also directed Embrapa Soils for a long time.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite