CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

O Fórum das Confederações Nacionais poderia se reunir para um plano estratégico do “agribusiness”, comum a todas elas.

Publicado em 10/07/2024

Forum das Confederações Nacionais

O Fórum das Confederações Nacionais poderia se reunir para um plano estratégico do “agribusiness”, comum a todas elas.

A inexistência de um planejamento estratégico do sistema integrado do “agribusiness“ brasileiro coloca polarizações e insatisfações dos diversos atores, e ainda mais com vieses ideológicos e de linhas políticas.

Neste exato instante, o plano safra e a reforma tributária esparramam discussões e campanhas de segmentos e sub segmentos uns contra os outros. Agronegocio é a soma de todas as indústrias, comércio, serviços e agropecuária. E como representa no Brasil, nas minhas contas, cerca de 1/3 do PIB, está carecendo de uma enérgica atitude estratégica.

Temos no país a existência do Fórum das Confederações. São 9 gigantescos conglomerados empresariais, envolvendo exatamente os atores protagonistas vitais para atuar no desenvolvimento e enfrentamento das incertezas do setor alimentar, energético e ambiental. O fórum é composto pela CNSEG (seguros tema essencial no agro), CNI (indústria, o maior freguês e fornecedor do agro), CNC (comércio e serviços que movimentam todo agro), CNT (transporta tudo para o agro e do agro), CNA (a agropecuária inteira) CNCOOP/OCB (o movimento cooperativista do país, com 55% de toda produção dos campos), CNSAUDE (com conexões totais dos alimentos, solos, águas e meio ambiente, sinônimo de nutrição cada vez mais), CNF (as instituições financeiras que movimentam o capital do agro nacional), e pra terminar as 9, vem a nossa praia a CNCOM (a confederação Nacional da Comunicação Social, fundamental para a boa e correta informação versus a má e fake news).

O sistema de agronegócio (agribusiness, batizado em Harvard pelo Prof Dr Ray Goldberg nos anos 50) exige e depende de uma reunião de todos os seus fatores, desde a ciência até a venda aos consumidores finais, reunindo toda indústria, comércio e serviços de forma direta e indireta com a originação agropecuária.

Ouvimos reclamações da insuficiência dos recursos para o crédito, apesar de terem crescido nos últimos 2 anos. Ouvimos reclamações das taxas de juro. Ouvimos reclamações da ausência de seguro rural. Ouvimos reclamações de problemas de logística, armazenagem e transporte modal. Ouvimos reclamações de que não agregamos valor nas nossas matérias primas. Ouvimos reclamações de que não sabemos nos comunicar.

E assistimos com honrosas exceções, elos das cadeias produtivas brigarem entre si e não conseguirem exercer a busca de um relacionamento saudável entre as partes.

Entendo que governo faz parte sim e tem muita importância principalmente na condução de uma estratégia de estado.

Sob uma evidente situação planetária de mudança climática, e tendo no Brasil um player de fundamental importância para o mundo com seus 6 biomas e micro biomas, tendo a ciência agrotropical, recursos humanos, creio que está na hora urgente do fórum das confederações nacionais criarem um centro de preparação de um planejamento estratégico integrando todas elas com o foco do sistema do agronegócio. Do A do abacate, incluindo as algas, até o Z do Zebu, obrigatoriamente com participações dos empresários empreendedores e cooperativas de todas as 9.

Então, junto com as confederações empresariais que fazem o PIB acontecer, sem dúvida o governo vai melhorar, e junto aos bons quadros que existem sim no governo brasileiro, iremos prosperar .

FÓRUM DAS CONFEDERAÇÕES VAMOS PLANEJAR O AGRO JUNTOS.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

 

 

Também pode interessar

Entrevistei o Prof. Dr. Ray Goldberg, criador do conceito de agribusiness, ao lado de John Davis, publicado no seu livro em 1957. Hoje, 67 anos após, este sábio dos sábios registra, aos quase 100 anos de idade, suas três vitais e fundamentais mensagens aos líderes para os próximos 30 anos.
Climate change is causing floods, fires, droughts, food, energy, and environmental insecurity worldwide. Last week, the United States Department of Agriculture, in its report, lowered expectations for American harvests, for example. COP30 will be held this year in Brasil, in the Amazon, in the city of Belém do Pará, and we need coordination and a single voice from Brasilian Science, alongside our country's private sector.
Enquanto aqui na França ao lado de uma juventude internacional no FAM Food & Agribusiness Management, mestrado com diplomação dupla europeia e brasileira, aprendemos sobre as oportunidades existentes nos diversos continentes do planeta, aparece na mídia as invasões de três áreas de cultivo de eucaliptos da Suzano Papel e Celulose na Bahia.
Estou no oeste do Paraná, no meio de uma bioplanta, muito espetacular e muito feliz porque significa exemplos brasileiros. Tem um Brasil que realiza e nós quase não ficamos sabendo, e a nossa missão é mostrar isso. Estou ao lado do Anderson Léo Sabadin, presidente da Primato, que é uma cooperativa que reúne cerca de 11 mil famílias agrícolas, grande parte produzindo suínos, carne, leite e o ponto é: os dejetos dos animais são espetaculares biocombustíveis. Eles se transformam em biofertilizantes, em bioeletricidade, em biometano, e você coloca todo uma região já preparada para ser rica em energia e na descarbonização e é um fato, histórico, espetacular, esta reunião aqui da Cooperativa Primato com uma indústria de engenharia, a Tupy MWM.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite