Rádio Eldorado/Estadão - Europa é o 2º maior cliente de São Paulo, porto de Roterdã muito importante
Publicado em 23/01/2026
Divulgação
Porto de Roterdã, na Holanda.
Vendemos em 2025 US$ 4,14 bilhões para a União Europeia, 14,4% das exportações. O primeiro mercado do Estado de São Paulo foi a China que fica com 23,9% das vendas ao exterior. E as perspectivas para 2026 são de superar o aumento de 5% ocorrido ano passado.
Café, carnes, frutas foram os principais produtos, porém na Europa, os Países Baixos, a Holanda tem o Porto de Roterdã, o maior ponto logístico europeu, por onde enviamos mais de 1 milhão de toneladas de produtos agro com sucos, celulose, produtos do complexo sucroalcooleiro. Dentre esses produtos destaco o caqui, exportado pela cooperativa agroindustrial APPC de Pilar do Sul, cooperativa da Associação de Produtores Paulistas de Caqui, considerados os mais saborosos do mundo, o caqui Fuyu e rama forte, muito desejados na Europa que são redistribuídos a partir dos Países Baixos, e desse polo extraordinário de distribuição em Roterdã dentre outras frutas paulistas.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo mantém uma parceria com o consulado dos Países Baixos com foco na cooperação técnica e intercâmbio de tecnologias.
O secretário de agricultura Geraldo de Melo Filho acrescenta que com o acordo União Europeia e Mercosul os negócios serão ainda mais promissores.
A conselheira agrícola da embaixada dos Países Baixos, Inge Horstmeier, disse que “O Estado de São Paulo é estratégico por produzir muitos produtos com elevado padrão de qualidade e sustentabilidade, valores essenciais tanto para a União Europeia quanto para a Holanda”.
Interessante observarmos distintas visões e clareza de oportunidades na questão do agronegócio quando ouvimos representares dos países nórdicos, e no caso da Holanda, ou Países Baixos como agora se denomina um dos mais evoluídos centros de agribusiness do planeta, com agregação de valor e logísticas das mais perfeitas.
Também na Holanda se encontra a universidade considerada a mais avançada e a número 1 do mundo em ciências agrárias: Universidade de Wageningen.
Portanto, assim como a Pilar Moscato a primeira uva gourmet do Brasil, viva o nosso caqui. Oportunidades ótimas de comércio para os terroir tropicais e europeus.
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.