CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Do nosso solo para o mundo! Carnaval do Brasil traz o samba da Mancha Verde para o mundo sambar ! Parabéns família Zé Ribeiro.

Publicado em 12/02/2024

Divulgação
Escola de Samba Mancha Verde no Sambódromo de São Paulo, com o samba enredo: "Do nosso solo para o mundo, o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta"

Estamos em plena segunda-feira carnavalesca e nós tivemos no desfile da escola de samba, em São Paulo, a Mancha Verde com o samba enredo “Do nosso solo para o mundo, o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”.

E participa dessa iniciativa a família do meu amigo Zé Ribeiro, lá de Patos de Minas, a Gláucia, o Claudinho, o Marquinho, todos eles participando e levaram a turma para conhecer a atividade agrícola de Patos de Minas e tem uma homenagem aí ao agrônomo que foi candidato o Prêmio Nobel da Paz, Alysson Paolineli, que foi o que colocou a Embrapa – Empresa Brasileira da Pesquisa Agropecuária de pé. Ele é o homenageado com carro alegórico e o samba pegou na avenida, um samba voltado à qualidade da originação, com sustentabilidade, com famílias agrícolas.

E estou falando diretamente da França, onde estamos aqui com alunos para um programa educativo, com jovens de vários continentes e aqui próximo está havendo outro tipo de Carnaval, que é exatamente reclamação das exigências ambientais, estruturais que são jogadas aqui para cima dos agricultores europeus e o pessoal está reclamando por aqui que está muito difícil cumprir essas exigências.

Portanto, tem aí na avenida brasileiro do nosso samba a escola de samba colocando para fora um compromisso de qualidade, meio ambiente, sustentabilidade, tudo isso que a turma aqui na Europa está reclamando.

Estaremos acompanhando aqui os movimentos esse mês, diretamente da França para os nossos ouvintes Eldorado, e vai ter o Salão de Agricultura de Paris, gigantesco, pavilhões enormes, com ciência, tecnologia, muito movimento e com a presença das famílias agrícolas europeias, gente do mundo inteiro e fortemente as francesas, o cidadão francês que vem correndo, traz as famílias, é um evento gigantesco muito bonito e, com certeza, o Carnaval que vai rolar por lá vai ser um Carnaval de manifestações, um Carnaval diferente porque a turma daqui está querendo rediscutir as exigências que são feitas em um modelo de produção europeu.

Enquanto isso, o Brasilzão está aí com a Mancha Verde, colocando na avenida, a colheita que verdejou, na terra regou a missão, com a força do senhor da guerra, vai aí o legado, etc e vamos aí com o nosso Carnaval brasileiro, a semente, o amor, a nossa gente plantou e que essa Verde seja esperança não só para o Carnaval, mas para o nosso país inteiro.

Muy bien, a biantôt (até logo), direto de Paris, França para o Agroconsciente.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Amar é aperfeiçoar. Quem ama aperfeiçoa. Podemos aprender sempre até o último segundo da vida, porém o que fazemos em um ser humano até 7 anos de idade irá decidir toda a sua vida.
Entrevistei a nova presidente da Embrapa, pela primeira vez uma mulher, doutora das Ciências da Computação, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá. Ela aborda os compromissos com todos os agricultores do país de todos os portes incluindo o combate à pobreza e desigualdades. Fala de uma Embrapa plural e democrática e com muita consciência das transições nutricionais, energéticas, e ambientais com as mudanças climáticas.
Uma campanha inesquecível tinha a marca do banco Bamerindus à época , anos 80/90, foi criada com uma executiva da rede globo de televisão, Mirna Aversa, e mostrava exemplos de “gente que faz” de todos os cantos do Brasil.
Estou aqui com Henrique Mazotini, entrevistando líderes do agro, nessa virada de ano e o Henrique é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, também da Abisolo, setor importantíssimo de micronutrientes que cresce extraordinariamente e vamos ouvir aqui o Henrique e a sua visão em 2022 e a sua perspectiva para 2023 desse setor e de uma categoria fundamental, que é a categoria dos engenheiros agrônomos do Estado de São Paulo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite