CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Do nosso solo para o mundo! Carnaval do Brasil traz o samba da Mancha Verde para o mundo sambar ! Parabéns família Zé Ribeiro.

Publicado em 12/02/2024

Divulgação
Escola de Samba Mancha Verde no Sambódromo de São Paulo, com o samba enredo: "Do nosso solo para o mundo, o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta"

Estamos em plena segunda-feira carnavalesca e nós tivemos no desfile da escola de samba, em São Paulo, a Mancha Verde com o samba enredo “Do nosso solo para o mundo, o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”.

E participa dessa iniciativa a família do meu amigo Zé Ribeiro, lá de Patos de Minas, a Gláucia, o Claudinho, o Marquinho, todos eles participando e levaram a turma para conhecer a atividade agrícola de Patos de Minas e tem uma homenagem aí ao agrônomo que foi candidato o Prêmio Nobel da Paz, Alysson Paolineli, que foi o que colocou a Embrapa – Empresa Brasileira da Pesquisa Agropecuária de pé. Ele é o homenageado com carro alegórico e o samba pegou na avenida, um samba voltado à qualidade da originação, com sustentabilidade, com famílias agrícolas.

E estou falando diretamente da França, onde estamos aqui com alunos para um programa educativo, com jovens de vários continentes e aqui próximo está havendo outro tipo de Carnaval, que é exatamente reclamação das exigências ambientais, estruturais que são jogadas aqui para cima dos agricultores europeus e o pessoal está reclamando por aqui que está muito difícil cumprir essas exigências.

Portanto, tem aí na avenida brasileiro do nosso samba a escola de samba colocando para fora um compromisso de qualidade, meio ambiente, sustentabilidade, tudo isso que a turma aqui na Europa está reclamando.

Estaremos acompanhando aqui os movimentos esse mês, diretamente da França para os nossos ouvintes Eldorado, e vai ter o Salão de Agricultura de Paris, gigantesco, pavilhões enormes, com ciência, tecnologia, muito movimento e com a presença das famílias agrícolas europeias, gente do mundo inteiro e fortemente as francesas, o cidadão francês que vem correndo, traz as famílias, é um evento gigantesco muito bonito e, com certeza, o Carnaval que vai rolar por lá vai ser um Carnaval de manifestações, um Carnaval diferente porque a turma daqui está querendo rediscutir as exigências que são feitas em um modelo de produção europeu.

Enquanto isso, o Brasilzão está aí com a Mancha Verde, colocando na avenida, a colheita que verdejou, na terra regou a missão, com a força do senhor da guerra, vai aí o legado, etc e vamos aí com o nosso Carnaval brasileiro, a semente, o amor, a nossa gente plantou e que essa Verde seja esperança não só para o Carnaval, mas para o nosso país inteiro.

Muy bien, a biantôt (até logo), direto de Paris, França para o Agroconsciente.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Conversei com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville; e com o chefe geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. O motivo da entrevista é a de esclarecer quais são os papéis e responsabilidades a respeito das questões e discussões sobre segurança fitossanitária.
Cosag é o Conselho Superior do Agronegócio, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), presidido por Jacyr Costa Filho, com vasta experiência no agronegócio, tendo dirigido como CEO organizações com relações mundiais como a Tereos Açúcar e Energia do Brasil, 2ª maior produtora mundial de açúcar e a 3ª do Brasil.
Letícia Jachinto, presidente da campanha "De olho no material escolar", constatando desinformações nos materiais escolares das crianças no ensino fundamental e secundário, reuniu um grupo atuante de mulheres do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), convocou educadores, editoras, dirigentes das escolas, contou com apoio do setor industrial e comercial, da mídia, e já obteve a revisão e atualização dos materiais escolares.
No editorial do Estadão de ontem (dia 6), o espectro da crise hídrica, vimos que "as mudanças climáticas estão deteriorando as condições hidrológicas brasileiras".
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite