CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Informação da Reuters é imprecisa e descontextualizada. Danone continua, sim, incluindo o Brasil na soja”, afirma Camilo Wittica, VP da Danone América Latina

Publicado em 30/10/2024

Divulgação
Camilo Wittica, VP da Danone América Latina para Assuntos Corporativos

Sobre o assunto envolvendo uma entrevista que publicamos aqui sobre uma declaração não confirmada pela Danone de substituição da soja brasileira por soja asiática, a Danone através do seu vice-presidente América Latina para Assuntos Corporativos, Camilo Wittica, nos enviou um áudio especial ao Agroconsciente respondendo a nossa pergunta se seria verídica a informação recebida da substituição da soja do Brasil pela asiática.

Vamos acompanhar a palavra da própria Danone a respeito.

“Eu posso afirmar que a informação está imprecisa e descontextualizada. A Danone continua, sim, comprometida com a compra de soja de fontes sustentáveis, incluindo o Brasil, obviamente que sempre em conformidade com a legislação local internacional. A soja brasileira é um insumo essencial e continua sendo utilizada para ração animal em todas as fazendas de leite parceiras da Danone aqui no Brasil e a requisição da maior parte desse volume é intermediada por nós através da nossa Central de Compras e isso inclui um processo de verificação, certificação, de origem de áreas não desmatadas, de rastreabilidade. Portanto, essa informação é imprecisva e descontextualizada. Um abraço a todos”, disse o VP Camilo Wittica.

Portanto, com toda certeza, jamais uma corporação como a Danone, com relações mundiais e com a importância no mercado brasileiro, há mais de 50 anos daria uma declaração sem sentido algum, pois inclusive não existe soja asiática no mundo para substituir a brasileira.

Se trata de uma total má interpretação ocorrida na França e desmentida pela alta direção Danone no Brasil.

De volta ao bom diálogo, pois quem faz o comércio não cria a polarização. Que essa resposta do VP Camilo Wittica da Danone América Latina, sim, seja usada para valorização da produção brasileira, ao invés de reverberarmos a notícia considerada e dita como “imprecisa e descontextualizada”.

Repito a Danone afirma: “essa notícia é imprecisa e descontextualizada. A soja brasileira continua, sim, comprometida com a compra de soja sustentável incluindo o Brasil”.

Agradeço o posicionamento do VP da Danone, Camilo Wittica, especial para Agroconsciente Eldorado.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O colunista do Estadão Lourival Sant’anna (Página A15, edição de 16/4 - Risco  de dependência assimétrica) escreveu: “comércio e investimentos entre Brasil e China andam sozinhos. No governo Jair Bolsonaro, que tinha relação ruim com a China e atravessou a pandemia, o comércio bilateral cresceu 52%, e os investimentos chineses 79%, e somos o maior destino dos investimentos chineses, 13,6%”. Aproveito aqui tanto a visão da assimetria dos riscos de Lourival Sant’anna quanto o Brasil ser maior do que o buraco de Joelmir Betting, para concluir que o Brasil tem uma força que supera seus governos.
Sobre a saída da Rússia do acordo de escoamento de grãos no Mar Negro, e bombardeamento de portos, conversamos com o embaixador Rubens Barbosa, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), avaliando a situação e perspectivas para o país.
Estou no Panamá a convite da Agroceres PIC no seminário executivo LATAM 2025. Executivos do agro de 15 países, incluindo Estados Unidos, debatem o cenário global; a inteligência artificial aplicada; o poder da comunicação e a preparação para o futuro.
"What a wonderful world", assim cantou Katy Perry. Numa nave espacial de Jeff Besos pela primeira vez uma tripulação totalmente feminina: cinco mulheres. E dentro dela, ao lado de Katy Perry, cantora personalidade mundial, uma engenheira aeroespacial dos Estados Unidos, Aisha Bowe, que levava plantas e sementes de batata doce e grão de bico ao ambiente de microgravidade para as pesquisas de melhoramento genético dos alimentos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite