CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Dia do Índio, e com as nações indígenas somos chamados ao uso da razão: conhecer o Brasil

Publicado em 19/04/2021

i-Stok
Dia do Índio - 19/04/2021

Hoje (19), Dia do Índio, para não esquecer. Pelo último Senso 896.917 indígenas (dados de 2010), 5.972 quilombolas e 7.103 localidades. E a situação dos índios, de assentamentos, de regularização de terras, envolvendo as novas barreiras de sustentabilidade, climáticas e reputacionais aí estão. Confusão, Funai e Incra e meio ambiente em conflitos internos com a nossa própria lei. Como a Lei 11.952/2009 sobre cerca de 100 mil assentamentos amazônicos que já poderíamos ter dado documentação legal em áreas de até 4 módulos fiscais.

Os clientes do Brasil no agro, os 3 maiores EUA, EU mais UK , China, reunidos formam um PIB de cerca de 57 trilhões de dólares. O nosso é de 1 trilhão e 600 bilhões de dólares, quer dizer, somos 2,8% deles, 35 vezes menor. E nos próximos dias 22 e 23 Reunião da Cúpula do Clima com Biden e 40 líderes mundiais. Qual a estratégia que deveríamos seguir? Pergunto a você, os melhores e mais inteligentes ouvintes da rádio, Francisco Beduschi, executivo da NWF afirma: “vamos vender o que os clientes querem comprar”. Óbvia e velha afirmativa da sabedoria de marketing.

Como iremos vender se não nos adaptarmos ao que os clientes querem? Ah, mas eles são poluidores, já desmataram, a China é a maior desmatadora tropical. Ouvimos vozes entrando em briga com os nossos próprios clientes. De que adianta berrar e chiar? Vamos aplicar a lei, a nossa lei, é isso que precisamos fazer, só isso. Aplicar a nossa lei.

Alerta Jornal Eldorado: orçamento de ministérios para 2021. Meio Ambiente, menos 25,1%; Ciência, Tecnologia e Inovação, menos 28,7%; Educação, menos 27,1% e Infraestrutura, menos 8,1%. Tá brava a coisa. Temos que fazer negócios, vender para crescer. Senão a rainha agricultura sozinha não consegue segurar toda a economia e nos reinicializar pós pandemia.

Aldir Blanc e Maurício Tapajós escreveram: “o Brasil não conhece o Brasil”. Quem sabe deveríamos escrever: “o Brasil é o maior inimigo do próprio Brasil”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Here, directly from Europe, the topic is exclusively that pre-carnival-like, highly disorganised reality show, where Trump humiliated Zelensky at the White House. This incident has sparked significant rejection of Trump in Europe, which was already considerable but has now grown even larger.  
We are witnessing a significant milestone in authentic Agricitizenship, also known to as Agricultural Citizenship by Dr. Ray Goldberg, the pioneer of the Agribusiness concept at Harvard. He has consistently encouraged leaders in the global sector to embrace this valuable concept.
“A democracia é o melhor sistema de governo, agora a sociedade civil tem que se organizar. A regra mundial é quem estiver organizado vai, quem não estiver não vai, por isso eu não confio mais somente em governo”, in memorian, palavras do Alysson Paolinelli pra mim em 7 de dezembro de 2017, na cidade de Janaúba, em Minas Gerais.
Tecnologia e cooperativismo é a única fórmula para o sucesso da pequena agricultura que vira grande: juntos. Assentamentos, pequenos agricultores, reforma agrária não há nenhuma possibilidade de sucesso sem a integração de tecnologia com cooperativismo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite