CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Dia do Índio, e com as nações indígenas somos chamados ao uso da razão: conhecer o Brasil

Publicado em 19/04/2021

i-Stok
Dia do Índio - 19/04/2021

Hoje (19), Dia do Índio, para não esquecer. Pelo último Senso 896.917 indígenas (dados de 2010), 5.972 quilombolas e 7.103 localidades. E a situação dos índios, de assentamentos, de regularização de terras, envolvendo as novas barreiras de sustentabilidade, climáticas e reputacionais aí estão. Confusão, Funai e Incra e meio ambiente em conflitos internos com a nossa própria lei. Como a Lei 11.952/2009 sobre cerca de 100 mil assentamentos amazônicos que já poderíamos ter dado documentação legal em áreas de até 4 módulos fiscais.

Os clientes do Brasil no agro, os 3 maiores EUA, EU mais UK , China, reunidos formam um PIB de cerca de 57 trilhões de dólares. O nosso é de 1 trilhão e 600 bilhões de dólares, quer dizer, somos 2,8% deles, 35 vezes menor. E nos próximos dias 22 e 23 Reunião da Cúpula do Clima com Biden e 40 líderes mundiais. Qual a estratégia que deveríamos seguir? Pergunto a você, os melhores e mais inteligentes ouvintes da rádio, Francisco Beduschi, executivo da NWF afirma: “vamos vender o que os clientes querem comprar”. Óbvia e velha afirmativa da sabedoria de marketing.

Como iremos vender se não nos adaptarmos ao que os clientes querem? Ah, mas eles são poluidores, já desmataram, a China é a maior desmatadora tropical. Ouvimos vozes entrando em briga com os nossos próprios clientes. De que adianta berrar e chiar? Vamos aplicar a lei, a nossa lei, é isso que precisamos fazer, só isso. Aplicar a nossa lei.

Alerta Jornal Eldorado: orçamento de ministérios para 2021. Meio Ambiente, menos 25,1%; Ciência, Tecnologia e Inovação, menos 28,7%; Educação, menos 27,1% e Infraestrutura, menos 8,1%. Tá brava a coisa. Temos que fazer negócios, vender para crescer. Senão a rainha agricultura sozinha não consegue segurar toda a economia e nos reinicializar pós pandemia.

Aldir Blanc e Maurício Tapajós escreveram: “o Brasil não conhece o Brasil”. Quem sabe deveríamos escrever: “o Brasil é o maior inimigo do próprio Brasil”.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Precisaremos reerguer a economia brasileira e buscar a erradicação da pobreza no país em todos os elos do agronegócio.
The United States is the biggest competitor for Brazilian Agribusiness. However, under the "Trump way of negotiating," which places the Food System at the center of geopolitical warfare, evidence suggests that, under this approach, Brazilian Agribusiness sells more and gains more receptive opening markets than under other governing and negotiating "styles" from our biggest competitor, the USA.
Tânia Zanella assume a presidência do IPA – Instituto Pensar Agropecuária. O PL 1.990/2024, de autoria da senadora Janaína Farias do PT-Ceará, institui a Política Nacional para Recuperação da Vegetação da Caatinga. O projeto foi aprovado nesta semana com o apoio técnico do Instituto Escolhas. “A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e um dos mais vulneráveis do país”, afirmou Rafael Giovanelli, gerente de pesquisa do Instituto Escolhas.
Estou em um evento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), um Smart Market onde se estuda muito o movimento da gestão dos supermercados brasileiros que significam o grande elo do sistema do agronegócio do Brasil. E eu estou com o Márcio Milan, que é vice-presidente de assuntos institucionais e administrativos e financeiro da ABRAS e perguntei a ele como está a situação dos supermercados brasileiros nesse momento econômico.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite