CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Livro “Agricultura Familiar: Marketing Ético, onde o amor e o alimento se unem para sempre” lançado no 9º CNMA

Publicado em 23/10/2024

Divulgação
Agricultura familiar, Marketing Ético: onde o amor e o alimento se unem para sempre, lançado hoje (23) no CNMA

Estamos aqui na abertura do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), no Transamérica Expocenter, em São Paulo, um evento que está em sua 9ª edição, grande, com a presença de mais de 2 mil mulheres presenciais do agro e o tema desse congresso este ano é “Mulher Agrobrasileira, voz para o mundo”, ou seja, a necessidade do Brasil conversar, dialogar com o planeta inteiro porque nós temos clientes hoje no mundo todo e não somos muito bem sucedidos na arte da comunicação e do diálogo.

Portanto a proposta central é as mulheres que tem essa natural empatia e capacidade de comunicação cada vez mais importantes no processo da difusão, da negociação e do comércio, fundamental, e o 9º CNMA contará com a presença do ministro Carlos Fávaro que vai abordar exatamente os mercados abertos na sua gestão para que o Brasil faça mais negócios internacionais.

Painéis importantes reunindo traiders e companhias internacionais que fazem o comércio, reunindo pessoas da pesquisa. Um painel com mulheres brasileiras na realização da pesquisa que muda o mundo, impactos importantíssimos na pesquisa tropical. Outro painel vai contar com as cooperativas brasileiras que vendem para o mundo mostrando o trabalho das cooperativas que fazem negócios com o mundo inteiro e um outro painel que será o último, na quinta-feira (24), vai abordar dobrar o agro brasileiro de tamanho com as visões técnico-científicas e das oportunidades que envolvem a inclusão de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas, que estão por aí inúteis mas já degradadas, e que podem ser transformadas em áreas de cultivos sem arrancar uma árvore sequer. Ao contrário, metade dessa área provavelmente receberia um plantio de árvores.

Então o congresso trabalha com essa visão, tem hubs técnicos, tem arenas do conhecimento e estarei também, aproveitando o nosso momento, autografando nossos dois livros, um deles é o “Agroconsciente”, que tem o nome da nossa coluna com a Rádio Eldorado e o outro é um lançamento chegando agora e voltado à agricultura familiar, é Marketing Ético o nome, Agricultura familiar com marketing ético porque é exatamente nas famílias e na agricultura familiar é onde reside um elo muito grande de empatia, de simpatia, com o consumidor final.

Então estamos aqui no Congresso Nacional das Mulheres do Agro, muitas mulheres presentes e estamos juntos com vocês, ouvintes da Eldorado, e mandaremos notícias!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Na Expointer, em Esteio no Rio Grande do Sul, ontem participei de um painel  na casa RBS com líderes cooperativistas gaúchos: Darci Pedro Hartmann, presidente do Sistema Ocergs; Marcio Port, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste; Paulo Pires, presidente da Fecoagro-RS.
Infelizmente por desinformação flores são rejeitadas e causam prejuízos aos agricultores. O comércio de flores é essencial, é legal, não fecha no lockdown.
Começando o ano e a perspectiva é de crescimento do agronegócio, de 2,8% para 2022, segundo o Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, porém tudinho irá depender de São Pedro, das chuvas e estamos em ano de La Niña, que afeta o sul do país.
Conversei com Marcelo Pimenta, CEO da Serasa Experian Agro, que apresentou um recente estudo para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) numa gigantesca amostra de 337.776 mil produtores rurais de todo país, desde familiares até grandes exportadores revelando que 91,8% deles atuam em compliance com as exigências socioambientais, o que passou a ser uma exigência do Banco Central para a concessão da linha de crédito e fundos de investimentos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite