CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Livro “Agricultura Familiar: Marketing Ético, onde o amor e o alimento se unem para sempre” lançado no 9º CNMA

Publicado em 23/10/2024

Divulgação
Agricultura familiar, Marketing Ético: onde o amor e o alimento se unem para sempre, lançado hoje (23) no CNMA

Estamos aqui na abertura do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), no Transamérica Expocenter, em São Paulo, um evento que está em sua 9ª edição, grande, com a presença de mais de 2 mil mulheres presenciais do agro e o tema desse congresso este ano é “Mulher Agrobrasileira, voz para o mundo”, ou seja, a necessidade do Brasil conversar, dialogar com o planeta inteiro porque nós temos clientes hoje no mundo todo e não somos muito bem sucedidos na arte da comunicação e do diálogo.

Portanto a proposta central é as mulheres que tem essa natural empatia e capacidade de comunicação cada vez mais importantes no processo da difusão, da negociação e do comércio, fundamental, e o 9º CNMA contará com a presença do ministro Carlos Fávaro que vai abordar exatamente os mercados abertos na sua gestão para que o Brasil faça mais negócios internacionais.

Painéis importantes reunindo traiders e companhias internacionais que fazem o comércio, reunindo pessoas da pesquisa. Um painel com mulheres brasileiras na realização da pesquisa que muda o mundo, impactos importantíssimos na pesquisa tropical. Outro painel vai contar com as cooperativas brasileiras que vendem para o mundo mostrando o trabalho das cooperativas que fazem negócios com o mundo inteiro e um outro painel que será o último, na quinta-feira (24), vai abordar dobrar o agro brasileiro de tamanho com as visões técnico-científicas e das oportunidades que envolvem a inclusão de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas, que estão por aí inúteis mas já degradadas, e que podem ser transformadas em áreas de cultivos sem arrancar uma árvore sequer. Ao contrário, metade dessa área provavelmente receberia um plantio de árvores.

Então o congresso trabalha com essa visão, tem hubs técnicos, tem arenas do conhecimento e estarei também, aproveitando o nosso momento, autografando nossos dois livros, um deles é o “Agroconsciente”, que tem o nome da nossa coluna com a Rádio Eldorado e o outro é um lançamento chegando agora e voltado à agricultura familiar, é Marketing Ético o nome, Agricultura familiar com marketing ético porque é exatamente nas famílias e na agricultura familiar é onde reside um elo muito grande de empatia, de simpatia, com o consumidor final.

Então estamos aqui no Congresso Nacional das Mulheres do Agro, muitas mulheres presentes e estamos juntos com vocês, ouvintes da Eldorado, e mandaremos notícias!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei o Prof. Dr. Ray Goldberg, criador do conceito de agribusiness, ao lado de John Davis, publicado no seu livro em 1957. Hoje, 67 anos após, este sábio dos sábios registra, aos quase 100 anos de idade, suas três vitais e fundamentais mensagens aos líderes para os próximos 30 anos.
Sem diálogo entre os elos das cadeias produtivas não temos a gestão do agronegócio. Os agricultores são o elo vital para o sistema do agronegócio funcionar. Porém, são milhões e de um lado são os clientes dos insumos e da mecanização, onde a ciência e a tecnologia é realizada  por corporações com elevado investimento de capital contadas em algumas centenas de empresas. E por outro lado são vendedores da sua produção para tradings, agroindústrias, supermercados que agregam valor, com distribuição e presença mundial, também contadas em algumas centenas de marcas.
O agro paulista em iniciativas muito positivas conseguiu ter 100% de suas propriedades rurais com o Cadastro Rural Ambiental (CAR). Também a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo  (ITESP) tem desenvolvido um ótimo trabalho com assentamentos no Pontal do  Paranapanema, entre outros. E da mesma forma saliento a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) com suas contas totalmente aprovadas pela auditoria, Conselho Fiscal, pelos delegados da assembleia e tem todos os seus documentos e contas expostos no Portal da Transparência.
Entrevistei três especialistas do setor de fertilizantes sobre os caminhos para enfrentar a crise. São eles: Valter Casarin, coordenador científico do Programa NPV, nutrientes para a vida, da Anda, Associação Nacional da Difusão do Adubo. Heitor Cantarela, pesquisador do IAC - Instituto Agronômico de Campinas e Carlos Heredia, economista consultor de suprimentos e fertilizantes, todos vinculadas a Anda, a entidade que congrega as indústrias do ramo dos fertilizantes no país.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite