CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Livro “Agricultura Familiar: Marketing Ético, onde o amor e o alimento se unem para sempre” lançado no 9º CNMA

Publicado em 23/10/2024

Divulgação
Agricultura familiar, Marketing Ético: onde o amor e o alimento se unem para sempre, lançado hoje (23) no CNMA

Estamos aqui na abertura do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), no Transamérica Expocenter, em São Paulo, um evento que está em sua 9ª edição, grande, com a presença de mais de 2 mil mulheres presenciais do agro e o tema desse congresso este ano é “Mulher Agrobrasileira, voz para o mundo”, ou seja, a necessidade do Brasil conversar, dialogar com o planeta inteiro porque nós temos clientes hoje no mundo todo e não somos muito bem sucedidos na arte da comunicação e do diálogo.

Portanto a proposta central é as mulheres que tem essa natural empatia e capacidade de comunicação cada vez mais importantes no processo da difusão, da negociação e do comércio, fundamental, e o 9º CNMA contará com a presença do ministro Carlos Fávaro que vai abordar exatamente os mercados abertos na sua gestão para que o Brasil faça mais negócios internacionais.

Painéis importantes reunindo traiders e companhias internacionais que fazem o comércio, reunindo pessoas da pesquisa. Um painel com mulheres brasileiras na realização da pesquisa que muda o mundo, impactos importantíssimos na pesquisa tropical. Outro painel vai contar com as cooperativas brasileiras que vendem para o mundo mostrando o trabalho das cooperativas que fazem negócios com o mundo inteiro e um outro painel que será o último, na quinta-feira (24), vai abordar dobrar o agro brasileiro de tamanho com as visões técnico-científicas e das oportunidades que envolvem a inclusão de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas, que estão por aí inúteis mas já degradadas, e que podem ser transformadas em áreas de cultivos sem arrancar uma árvore sequer. Ao contrário, metade dessa área provavelmente receberia um plantio de árvores.

Então o congresso trabalha com essa visão, tem hubs técnicos, tem arenas do conhecimento e estarei também, aproveitando o nosso momento, autografando nossos dois livros, um deles é o “Agroconsciente”, que tem o nome da nossa coluna com a Rádio Eldorado e o outro é um lançamento chegando agora e voltado à agricultura familiar, é Marketing Ético o nome, Agricultura familiar com marketing ético porque é exatamente nas famílias e na agricultura familiar é onde reside um elo muito grande de empatia, de simpatia, com o consumidor final.

Então estamos aqui no Congresso Nacional das Mulheres do Agro, muitas mulheres presentes e estamos juntos com vocês, ouvintes da Eldorado, e mandaremos notícias!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Letícia Jachinto, presidente da campanha "De olho no material escolar", constatando desinformações nos materiais escolares das crianças no ensino fundamental e secundário, reuniu um grupo atuante de mulheres do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), convocou educadores, editoras, dirigentes das escolas, contou com apoio do setor industrial e comercial, da mídia, e já obteve a revisão e atualização dos materiais escolares.
A Cooperativa de Crédito Sicredi captou 80 milhões de dólares, cerca de 448 milhões de reais para financiar empresas lideradas por mulheres. Se trata de uma parceria com o DEG (sociedade alemã de investimentos e desenvolvimento) e o Proparco (instituição financeira ligada à agência francesa de desenvolvimento).
Ontem foi o Dia Internacional do Arroz e estou na Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) celebrando nesta sexta-feira seus 15 anos, em Canelas, no Rio Grande do Sul. Conversei com o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães, que nos apresenta uma nova cultivar, semente de arroz para o Cerrado, que revoluciona e permite o plantio com grandes benefícios aos produtores.
A Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas e o Copernicus, da União Europeia, divulgaram alertas voltados à saúde, economia e as geleiras. O estudo aponta para uma temperatura europeia atual 2,3 graus centígrados maior do que no período pré-industrial, enquanto no mundo o crescimento da temperatura foi de 1,3 graus centígrados.  Esse relatório estabelece um alerta vermelho, de que o mundo não tem feito o que precisaria ser feito para a luta anti-aquecimento planetário.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite