CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Livro “Agricultura Familiar: Marketing Ético, onde o amor e o alimento se unem para sempre” lançado no 9º CNMA

Publicado em 23/10/2024

Divulgação
Agricultura familiar, Marketing Ético: onde o amor e o alimento se unem para sempre, lançado hoje (23) no CNMA

Estamos aqui na abertura do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), no Transamérica Expocenter, em São Paulo, um evento que está em sua 9ª edição, grande, com a presença de mais de 2 mil mulheres presenciais do agro e o tema desse congresso este ano é “Mulher Agrobrasileira, voz para o mundo”, ou seja, a necessidade do Brasil conversar, dialogar com o planeta inteiro porque nós temos clientes hoje no mundo todo e não somos muito bem sucedidos na arte da comunicação e do diálogo.

Portanto a proposta central é as mulheres que tem essa natural empatia e capacidade de comunicação cada vez mais importantes no processo da difusão, da negociação e do comércio, fundamental, e o 9º CNMA contará com a presença do ministro Carlos Fávaro que vai abordar exatamente os mercados abertos na sua gestão para que o Brasil faça mais negócios internacionais.

Painéis importantes reunindo traiders e companhias internacionais que fazem o comércio, reunindo pessoas da pesquisa. Um painel com mulheres brasileiras na realização da pesquisa que muda o mundo, impactos importantíssimos na pesquisa tropical. Outro painel vai contar com as cooperativas brasileiras que vendem para o mundo mostrando o trabalho das cooperativas que fazem negócios com o mundo inteiro e um outro painel que será o último, na quinta-feira (24), vai abordar dobrar o agro brasileiro de tamanho com as visões técnico-científicas e das oportunidades que envolvem a inclusão de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas, que estão por aí inúteis mas já degradadas, e que podem ser transformadas em áreas de cultivos sem arrancar uma árvore sequer. Ao contrário, metade dessa área provavelmente receberia um plantio de árvores.

Então o congresso trabalha com essa visão, tem hubs técnicos, tem arenas do conhecimento e estarei também, aproveitando o nosso momento, autografando nossos dois livros, um deles é o “Agroconsciente”, que tem o nome da nossa coluna com a Rádio Eldorado e o outro é um lançamento chegando agora e voltado à agricultura familiar, é Marketing Ético o nome, Agricultura familiar com marketing ético porque é exatamente nas famílias e na agricultura familiar é onde reside um elo muito grande de empatia, de simpatia, com o consumidor final.

Então estamos aqui no Congresso Nacional das Mulheres do Agro, muitas mulheres presentes e estamos juntos com vocês, ouvintes da Eldorado, e mandaremos notícias!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Apex Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao MRE, Ministério das Relações Exteriores, inicia coordenação da comunicação do agro brasileiro com a Europa. Nesta terça-feira (14) foi lançado uma iniciativa para atuar e melhorar a comunicação e a imagem do Brasil no exterior com foco inicial e ênfase na Europa.
Roberto Rodrigues traçou uma linha inteligente no seu artigo “Nuvens escuras ou pedras cortantes” (Estadão, 14/5, - Pág. B5) revelando que se permitirmos os fatores incontroláveis assumirem os destinos do agro as boas intenções podem se transformar em frustrações. Precisamos de um plano safra com apoio à agricultura de baixo carbono, fundamental para a transição da economia tradicional para a verde. Bioinsumos e agricultura regenerativa a nova linha do futuro.
Com abertura do ministro Marcos Montes, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e moderação de Sérgio Zen, diretor executivo de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento apresentou as perspectivas da próxima safra 2022/23.
André Luís de Carvalho Ribeiro, o André Fufuca, político jovem, deputado pelo PP do Maranhão e filho do atual prefeito do Alto do Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas do Maranhão surgiu como um nome para tomar o Ministério da Agricultura. São as reformas do governo dependentes das demandas das posições ministeriais, em ministérios que “tenham entregas”, assim é o desejo de Arthur Lira.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite