CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Livro “Agricultura Familiar: Marketing Ético, onde o amor e o alimento se unem para sempre” lançado no 9º CNMA

Publicado em 23/10/2024

Divulgação
Agricultura familiar, Marketing Ético: onde o amor e o alimento se unem para sempre, lançado hoje (23) no CNMA

Estamos aqui na abertura do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), no Transamérica Expocenter, em São Paulo, um evento que está em sua 9ª edição, grande, com a presença de mais de 2 mil mulheres presenciais do agro e o tema desse congresso este ano é “Mulher Agrobrasileira, voz para o mundo”, ou seja, a necessidade do Brasil conversar, dialogar com o planeta inteiro porque nós temos clientes hoje no mundo todo e não somos muito bem sucedidos na arte da comunicação e do diálogo.

Portanto a proposta central é as mulheres que tem essa natural empatia e capacidade de comunicação cada vez mais importantes no processo da difusão, da negociação e do comércio, fundamental, e o 9º CNMA contará com a presença do ministro Carlos Fávaro que vai abordar exatamente os mercados abertos na sua gestão para que o Brasil faça mais negócios internacionais.

Painéis importantes reunindo traiders e companhias internacionais que fazem o comércio, reunindo pessoas da pesquisa. Um painel com mulheres brasileiras na realização da pesquisa que muda o mundo, impactos importantíssimos na pesquisa tropical. Outro painel vai contar com as cooperativas brasileiras que vendem para o mundo mostrando o trabalho das cooperativas que fazem negócios com o mundo inteiro e um outro painel que será o último, na quinta-feira (24), vai abordar dobrar o agro brasileiro de tamanho com as visões técnico-científicas e das oportunidades que envolvem a inclusão de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas, que estão por aí inúteis mas já degradadas, e que podem ser transformadas em áreas de cultivos sem arrancar uma árvore sequer. Ao contrário, metade dessa área provavelmente receberia um plantio de árvores.

Então o congresso trabalha com essa visão, tem hubs técnicos, tem arenas do conhecimento e estarei também, aproveitando o nosso momento, autografando nossos dois livros, um deles é o “Agroconsciente”, que tem o nome da nossa coluna com a Rádio Eldorado e o outro é um lançamento chegando agora e voltado à agricultura familiar, é Marketing Ético o nome, Agricultura familiar com marketing ético porque é exatamente nas famílias e na agricultura familiar é onde reside um elo muito grande de empatia, de simpatia, com o consumidor final.

Então estamos aqui no Congresso Nacional das Mulheres do Agro, muitas mulheres presentes e estamos juntos com vocês, ouvintes da Eldorado, e mandaremos notícias!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Mr.Edmar Bacha  has concluded: “What we failed to do, was put our economy on a path of sustained growth. Brazil has been slipping. I think – says Edmar, renowned economist and one of the creators of the Real Plan – that Brazil keeps having a growth problem”, so we need to provoke and disturb, through the media, a government meeting which goes far beyond polarisation, hands down given with academia and business people, so that we have a national growth plan, integrating government and agribusiness people, concerning that these will be the  unique ones to drive Brasilian GDP growth.”
Entrevistei Joe Valle, na sequência de ouvir opiniões e vozes dos membros do atual grupo de transição do agronegócio. Tirar a sustentabilidade da lateralidade e a colocar no centro das mesas de decisões do agro” é um dos seus pontos fundamentais.
Dois grandes líderes, Maurilio Biagi e Roberto Rodrigues, nos inspiram nesta hora. Conversei com Maurílio Biagi Filho, do Grupo Biagi, um líder avançado e moderno do agronegócio consciente, membro do Cosag, para saber o que estava acontecendo na região de Ribeirão Preto semana passada.
Estamos em plena segunda-feira carnavalesca e nós tivemos no desfile da escola de samba, em São Paulo, a Mancha Verde com o samba enredo “Do nosso solo para o mundo, o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite