CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Rádio Eldorado/Estadão - “Agro mostra força global”, mas o que o mundo pensa da marca Brasil?

Publicado em 08/12/2025

Divulgação
On Strategy faz pesquisa de percepção sobre imagem percebida do agro Brasil

No caderno Summit Agro Estadão (7/12/2025) os legítimos pontos do agro tropical foram conclusivos com a brilhante palestra Magna de Roberto Rodrigues. Mas não adianta ficar imaginando o que diversos stakeholders globais pensam quando esta marca Brasil é apresentada. Somente através de uma pesquisa de percepção séria iremos obter a verdadeira imagem percebida nos sentimentos emocionais e racionais dentro e fora das nossas fronteiras.

Somos potência agrotropical, solução global, segurança alimentar, energética, ambiental, nação que recebeu imigrantes do mundo todo, porém o que de verdade está escrito no pensamento das nuvens mentais dos cidadãos mundiais?

Neste exato instante uma das mais conceituadas agências de pesquisa de imagem de marca da Europa baseada em Lisboa, a Onstrategy, está desenvolvendo esse estudo. Em cerca de 26 países, mais de 470 mil entrevistas qualificadas junto a cidadãos, empresários C-level, profissionais, jornalistas, influencers e autoridades políticas e econômicas. Este estudo mergulha em dimensões que vão além da economia, avalia a notoriedade e familiaridade, admiração, confiança. Também o ambiente econômico, político, social, qualidade de produtos e serviços, inovação, diferenciação, governo e liderança, com estilo de vida e segurança.

O estudo objetiva nos dar uma visão da percepção externa e também da auto-imagem estado a estado brasileiro. Uma identidade do Brasil.  Com esse estudo, programado para ser finalizado em abril de 2026 teremos um espelho e um eco acima do que imaginamos aqui e também muito além de aspectos isolados, pontuais sejam somente de detratores ou concorrentes em setores e nichos.

A Onstrategy já desenvolveu anteriormente estudos para a visão brasileira, uma sobre proteína animal na China, outra sobre a percepção do agro brasileiro na Europa que teve o patrocínio da Serasa Agro, e outra sobre a marca brasileira com autoridade para falar em nome do agronegócio com credibilidade, que apontou a Embrapa, junto ao cidadão brasileiro.

Esta pesquisa conta com o apoio de entidades da sociedade civil organizada. A curadoria será conduzida pela Biomarketing e FBM - Fundação Brasileira de Marketing, na academia com Agribusiness Center FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado ) & Audencia Business School, na França.

Tenho uma expectativa muito positiva desta iniciativa, pois somente com uma pesquisa de percepção, existente na realidade, iremos obter os legítimos insights para aprofundar pontos positivos já percebidos, para ampliar aspectos de valor mas ainda de baixa percepção e para corrigir ângulos negativos que sujam a marca Brasil com consequências para os negócios, o agronegócio e o crescimento do país. Isto também irá nos ajudar muito para evitar retaliações infrutíferas sobre generalizações que não estejam no macro das percepções globais a nosso respeito.

A partir deste estudo feito por especialistas de branding, gestão de marcas, cultura, economia utilizando uma metodologia comparativa internacional, poderemos caminhar para um vital e fundamental planejamento estratégico de marketing nacional, brasileiro global.

Sem dúvida o lado tão bem apresentado nesta COP30 na Agrizone e divulgado no Caderno Summit agro Estadão: “agro mostra força global”, vamos avaliar qual a força da marca Brasil percebida e sua imagem mundial e, a partir disso, falar para e com o mundo não apenas para nós mesmos.

Talvez possamos descobrir que somos muito mais desconhecidos do que pensamos e aí teríamos uma grande oportunidade para construção da positiva imagem marca Brasil, dos negócios que seguiriam junto abrindo mercados, bem como captação de investimentos internacionais.

Não basta ser e ter é preciso parecer. A lei das percepções.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

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