CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Voz de líder: Carla de Freitas presidente do NFA manda mensagem aos presidenciáveis.

Publicado em 06/06/2022

Carla de Freitas - Presidente do NFA

O protagonismo das mulheres no agro é crescente e muito importante. No CNMA - Congresso Nacional das Mulheres do Agronegocio o convívio com mais de 7500 participantes ao longo dos últimos anos revela virtudes significativas na competência da gestão do agro cuja contribuição feminina é decisiva para esta década. O CNMA 2022 trará como fundamento a coordenação das cadeias produtivas como fator crítico de sucesso, ou seja, precisamos ir além das fronteiras das fazendas, dialogar e criar governança desde o “gene até o meme“. Traduzindo, da genética até as percepções dos consumidores finais em todas as cadeias produtivas originadas nos campos e nas águas e integrarmos mais o continente latino americano.

Carla de Freitas líder e presidente do NFA - Núcleo Feminino do Agronegócio, na sequência que estamos desenvolvendo no Agroconsciente do Jornal Eldorado, nos traz 5 pontos vitais que os presidenciáveis precisam se comprometer e realizar.

Logística, crédito rural, essencial para aumentarmos a produção no Brasil, seguro rural, segurança jurídica, oficializar formalmente o CAR, cadastro ambiental rural em todo país; (parabéns ao estado de São Paulo que já o fez para 100% das propriedades rurais); e reforma tributária, tão prometida e não cumprida.

Ouçam agora no podcast a voz de Carla de Freitas, Presidente do NFA.

José Luiz TEJON para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Conversei com Fábio Feldmann sobre as leis que protegem a nossa Mata Atlântica e ele me disse: “Tejon, você me perguntou sobre a Mata Atlântica e sobre tentativas de mudar a lei da Mata Atlântica e você me disse que o ouvinte Amauri Moraes estaria preocupado com isso. Em primeiro lugar eu queria dizer que a Mata Atlântica está protegida pela Constituição brasileira e é considerada um patrimônio nacional".
A guerra pelas percepções humanas é instrumento vital nas estratégias de poder, negociação e comunicação. A Europa, além de ser a 2ª maior economia do mundo (reunidos todos seus países), é o centro difusor universal de comportamentos e atitudes.  No 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA), no Transamérica Expocenter, e com apoio ABAG, o tema central trata de “dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade - a marca brasileira”. E para falarmos de “marca” é fundamental ouvirmos distintos stakeholders europeus.
Um dia histórico. O Senado brasileiro aprovou a PL do biocombustível do futuro e eu entrevistei Francisco Turra, ex-ministro e atual presidente do Conselho da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil.
Hoje apresento o resultado de uma pesquisa que foi feita na Europa, de percepção do agro, do que os consumidores estão querendo e no que esse estudo pode ajudar o Brasil. A pesquisa revela a tendência do consumidor europeu e essa tendência está fundamentada em duas bases: uma é preço, em função da base da pirâmide que sempre tem o fator preço e busca de preço e um outro tema importante e interessante que é riscos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite