CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Voz de líder: Carla de Freitas presidente do NFA manda mensagem aos presidenciáveis.

Publicado em 06/06/2022

Carla de Freitas - Presidente do NFA

O protagonismo das mulheres no agro é crescente e muito importante. No CNMA - Congresso Nacional das Mulheres do Agronegocio o convívio com mais de 7500 participantes ao longo dos últimos anos revela virtudes significativas na competência da gestão do agro cuja contribuição feminina é decisiva para esta década. O CNMA 2022 trará como fundamento a coordenação das cadeias produtivas como fator crítico de sucesso, ou seja, precisamos ir além das fronteiras das fazendas, dialogar e criar governança desde o “gene até o meme“. Traduzindo, da genética até as percepções dos consumidores finais em todas as cadeias produtivas originadas nos campos e nas águas e integrarmos mais o continente latino americano.

Carla de Freitas líder e presidente do NFA - Núcleo Feminino do Agronegócio, na sequência que estamos desenvolvendo no Agroconsciente do Jornal Eldorado, nos traz 5 pontos vitais que os presidenciáveis precisam se comprometer e realizar.

Logística, crédito rural, essencial para aumentarmos a produção no Brasil, seguro rural, segurança jurídica, oficializar formalmente o CAR, cadastro ambiental rural em todo país; (parabéns ao estado de São Paulo que já o fez para 100% das propriedades rurais); e reforma tributária, tão prometida e não cumprida.

Ouçam agora no podcast a voz de Carla de Freitas, Presidente do NFA.

José Luiz TEJON para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estive em São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, num encontro da cooperativa de crédito Sicoob Credivass, conversando com seu presidente, Roberto Machado, o Beto, e ele me disse: “aqui todos são líderes”. Com isso estabelecia um compromisso maior de sentido de vida para todos os membros colaboradores dessa cooperativa que cresce a números extraordinários de 2 dígitos.
Nesta segunda-feira (5), a partir das 15 horas, ocorrerá a reunião de abertura dos trabalhos anuais do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.
A guerra declarada de Trump ao Brasil tem objetivo estratégico claramente definido: o agro tropical brasileiro.  Competimos de forma totalmente desigual mas conseguimos vitórias “de igual pra igual“.
Derek Nelson foi editor do “Naval Safety Center Publications” e dentre muitos artigos e livros tem dois geniais: The posters that won the war; e The ads that won the war. Ou seja, a propaganda que ganhou a 2ª guerra mundial. E por que vale revisitar e estudar este tema? Pelo simples fato de estarmos mergulhados numa guerra, hoje, onde a propaganda tem importância fundamental na ampliação dos sofrimentos ou no encurtamento desses tempos sofridos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite