CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Voz de líder: Carla de Freitas presidente do NFA manda mensagem aos presidenciáveis.

Publicado em 06/06/2022

Carla de Freitas - Presidente do NFA

O protagonismo das mulheres no agro é crescente e muito importante. No CNMA - Congresso Nacional das Mulheres do Agronegocio o convívio com mais de 7500 participantes ao longo dos últimos anos revela virtudes significativas na competência da gestão do agro cuja contribuição feminina é decisiva para esta década. O CNMA 2022 trará como fundamento a coordenação das cadeias produtivas como fator crítico de sucesso, ou seja, precisamos ir além das fronteiras das fazendas, dialogar e criar governança desde o “gene até o meme“. Traduzindo, da genética até as percepções dos consumidores finais em todas as cadeias produtivas originadas nos campos e nas águas e integrarmos mais o continente latino americano.

Carla de Freitas líder e presidente do NFA - Núcleo Feminino do Agronegócio, na sequência que estamos desenvolvendo no Agroconsciente do Jornal Eldorado, nos traz 5 pontos vitais que os presidenciáveis precisam se comprometer e realizar.

Logística, crédito rural, essencial para aumentarmos a produção no Brasil, seguro rural, segurança jurídica, oficializar formalmente o CAR, cadastro ambiental rural em todo país; (parabéns ao estado de São Paulo que já o fez para 100% das propriedades rurais); e reforma tributária, tão prometida e não cumprida.

Ouçam agora no podcast a voz de Carla de Freitas, Presidente do NFA.

José Luiz TEJON para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Normando Corral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e do Conselho da Agroindústria (Coagro) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), manda seus cinco fatores sagrados para os presidenciáveis sobre agronegócio.
Estamos há um mês do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio no Transamerica Expocenter dias 23 e 24 de outubro. O mundo vive uma urgência, emergência de lideranças que consigam unir ao invés de polarizar e dividir.
Estou em Cuiabá, no Fórum Internacional da Agropecuária, e conversei com Tirso Meirelles que é o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), participando de um encontro com líderes do mundo inteiro. Perguntei a ele sobre o evento que antecede o G20 Agro com todos os ministros da agricultura dos países desenvolvidos e qual seria a mensagem para os dirigentes do Brasil.
Estou aqui em Brasília no 2º Fórum Nacional do Leite com Geraldo Borges, presidente da Abraleite – Associação Brasileira dos Produtores de Leite – e temos aí no país cerca de 1 milhão e 200 mil produtores de leite em tudo que é cidade, o consumo per capita eu não sei como é que anda, mas em síntese, perguntei ao Geraldo Borges quais as principais ações do setor do leite brasileiro.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite