CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Voz de líder: Carla de Freitas presidente do NFA manda mensagem aos presidenciáveis.

Publicado em 06/06/2022

Carla de Freitas - Presidente do NFA

O protagonismo das mulheres no agro é crescente e muito importante. No CNMA - Congresso Nacional das Mulheres do Agronegocio o convívio com mais de 7500 participantes ao longo dos últimos anos revela virtudes significativas na competência da gestão do agro cuja contribuição feminina é decisiva para esta década. O CNMA 2022 trará como fundamento a coordenação das cadeias produtivas como fator crítico de sucesso, ou seja, precisamos ir além das fronteiras das fazendas, dialogar e criar governança desde o “gene até o meme“. Traduzindo, da genética até as percepções dos consumidores finais em todas as cadeias produtivas originadas nos campos e nas águas e integrarmos mais o continente latino americano.

Carla de Freitas líder e presidente do NFA - Núcleo Feminino do Agronegócio, na sequência que estamos desenvolvendo no Agroconsciente do Jornal Eldorado, nos traz 5 pontos vitais que os presidenciáveis precisam se comprometer e realizar.

Logística, crédito rural, essencial para aumentarmos a produção no Brasil, seguro rural, segurança jurídica, oficializar formalmente o CAR, cadastro ambiental rural em todo país; (parabéns ao estado de São Paulo que já o fez para 100% das propriedades rurais); e reforma tributária, tão prometida e não cumprida.

Ouçam agora no podcast a voz de Carla de Freitas, Presidente do NFA.

José Luiz TEJON para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Custo de produção neste ano não é um presente de Papai Noel, a fazenda Baungarten é um exemplo de como administrar esse risco. Recebi o aumento dos custos de produção da Stonex, enviado pelo Arlindo Moura presidente da Abrapa, Associação Brasileira de Produtores de Algodão, trigo subiu 45%; soja mais 38%; leite 33%; milho custos maiores em 32%. Todos os custos dispararam.
Estou aqui com Henrique Mazotini, entrevistando líderes do agro, nessa virada de ano e o Henrique é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, também da Abisolo, setor importantíssimo de micronutrientes que cresce extraordinariamente e vamos ouvir aqui o Henrique e a sua visão em 2022 e a sua perspectiva para 2023 desse setor e de uma categoria fundamental, que é a categoria dos engenheiros agrônomos do Estado de São Paulo.
Estou no Rio Grande do Sul, cidade de Santa Rosa, dentro de uma das mais evoluídas cooperativas da região que produz trigo, soja, milho e leite, a Cotrirosa. Aqui, no seminário do leite, além da disseminação da ciência e de tecnologias contemporâneas para seguir adiante nessa vida de pecuária leiteira, uma grande presença de jovens, estudantes de cursos técnicos da região vestindo camisetas com a inscrição “Sucessão rural passa por aqui”.
Estamos em plena segunda-feira carnavalesca e nós tivemos no desfile da escola de samba, em São Paulo, a Mancha Verde com o samba enredo “Do nosso solo para o mundo, o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite