CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Indicação de Marcello Brito para Cop-30 como "High Level Climate Champion” tem aval da liderança agro nacional

Publicado em 18/11/2024

Divulgação
Marcello Brito, indicado high level climate champion na Cop-30

Cop-30 chegando e tem uma função muito importante que é colocarmos o High Level Climate Champion, ou seja, a indicação de um brasileiro que represente todo esse movimento agroambiental, sustentável e agroeconômico também e eu estou aqui com o admirado Roberto Rodrigues professor emérito da FGV e Esalq. Hoje ele é embaixador do cooperativismo na FAO e todo mundo sabe muito bem da sua histórica, inclusive, como ministro que atuou maravilhosamente no comando da agricultura.

Perguntei a ele sobre o momento Cop-30 ser muito importante e sobre a indicação do nome de Marcello Brito, e qual seria sua opinião.  Ele me respondeu:

“A Cop-30 vai ser fundamental para o Brasil porque, provavelmente, virão dignatários do mundo inteiro procurando criar modelos de produção agropecuária de acordo com seus interesses comerciais e provavelmente haverá muita agressão contra o Brasil. Então é essencial que essa autoridade a que você se refere conheça a agricultura, conheça a sustentabilidade e tenha uma visão justa e correta dos processos de desenvolvimento e sistemas de produção.E o Marcello Brito é isso. Ele é produtor rural, já presidiu a ABAG, hoje conhece profundamente o Amazonas onde fez toda a sua vida, é uma COP do Amazonas, é uma COP do Brasil. E é preciso que o agronegócio seja representado por quem o conhece em profundidade. É o caso do Marcello Brito”.

Inclusive essa compreensão de que o Marcello atua como dirigente de companhias todas admiradas pelas ONGs como é a Agropalma que ele foi executivo. E muito fascinante, com o “ok” e aval das principais ONGs do mundo. Então, de fato, o Marcello Brito tem a sua competência e para finalizar perguntei a Roberto Rodrigues qual sua expectativa com a Cop-30 e se será show. E ele me disse:

“Tem de ser, nós temos que mostrar aquilo que temos de melhor que é o agronegócio brasileiro, sustentabilidade na veia na produção de grãos, carne feita com modernidade, biocombustíveis que são uma legenda extraordinária na redução das emissões de gases de efeito estufa. Então o agronegócio brasileiro tem características fantásticas para ser mais conhecido do que nunca foi no mundo. Tem que mostrar isso e gente que tenha trânsito livre em todas as áreas pode mostrar isso. É o caso do Marcello que transita pelas ONGs, pelas instituições do agronegócio, pelo Governo, pela academia, conhece todos os segmentos. Então é muito importante que esteja lá nos comandando”.

Obrigado Roberto Rodrigues e estamos aqui no Agroconsciente com a sua palavra: Brasil, o país da paz.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevista com o especialista Dr. Stefan Timm, em saúde e bem estar animal sobre a qualidade do peixe, alimento da Páscoa, e o quanto as práticas da criação dos peixes definem sua qualidade e saudabilidade. Dr. Stefan Timm dá também dicas para o consumidor olhar na hora da compra!!
A Chocolates De Mendes venceu o prêmio “Startup do Ano” no Fórum Mundial de Bioeconomia, que aconteceu de 18 a 20 de outubro, em Belém, no Pará. O Comitê Consultivo do evento levou em consideração o impacto da companhia para a bioeconomia circular e para as mudanças climáticas.
O Salão de Agricultura de Paris apresenta neste ano uma excelente novidade: a presença de lideranças femininas tomando conta das fazendas, acontecimento igual ao que vemos no Brasil, onde em outubro ocorrerá o Congresso Nacional das Mulheres do Agro.
Enquanto aqui na França ao lado de uma juventude internacional no FAM Food & Agribusiness Management, mestrado com diplomação dupla europeia e brasileira, aprendemos sobre as oportunidades existentes nos diversos continentes do planeta, aparece na mídia as invasões de três áreas de cultivo de eucaliptos da Suzano Papel e Celulose na Bahia.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite