CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Indicação de Marcello Brito para Cop-30 como "High Level Climate Champion” tem aval da liderança agro nacional

Publicado em 18/11/2024

Divulgação
Marcello Brito, indicado high level climate champion na Cop-30

Cop-30 chegando e tem uma função muito importante que é colocarmos o High Level Climate Champion, ou seja, a indicação de um brasileiro que represente todo esse movimento agroambiental, sustentável e agroeconômico também e eu estou aqui com o admirado Roberto Rodrigues professor emérito da FGV e Esalq. Hoje ele é embaixador do cooperativismo na FAO e todo mundo sabe muito bem da sua histórica, inclusive, como ministro que atuou maravilhosamente no comando da agricultura.

Perguntei a ele sobre o momento Cop-30 ser muito importante e sobre a indicação do nome de Marcello Brito, e qual seria sua opinião.  Ele me respondeu:

“A Cop-30 vai ser fundamental para o Brasil porque, provavelmente, virão dignatários do mundo inteiro procurando criar modelos de produção agropecuária de acordo com seus interesses comerciais e provavelmente haverá muita agressão contra o Brasil. Então é essencial que essa autoridade a que você se refere conheça a agricultura, conheça a sustentabilidade e tenha uma visão justa e correta dos processos de desenvolvimento e sistemas de produção.E o Marcello Brito é isso. Ele é produtor rural, já presidiu a ABAG, hoje conhece profundamente o Amazonas onde fez toda a sua vida, é uma COP do Amazonas, é uma COP do Brasil. E é preciso que o agronegócio seja representado por quem o conhece em profundidade. É o caso do Marcello Brito”.

Inclusive essa compreensão de que o Marcello atua como dirigente de companhias todas admiradas pelas ONGs como é a Agropalma que ele foi executivo. E muito fascinante, com o “ok” e aval das principais ONGs do mundo. Então, de fato, o Marcello Brito tem a sua competência e para finalizar perguntei a Roberto Rodrigues qual sua expectativa com a Cop-30 e se será show. E ele me disse:

“Tem de ser, nós temos que mostrar aquilo que temos de melhor que é o agronegócio brasileiro, sustentabilidade na veia na produção de grãos, carne feita com modernidade, biocombustíveis que são uma legenda extraordinária na redução das emissões de gases de efeito estufa. Então o agronegócio brasileiro tem características fantásticas para ser mais conhecido do que nunca foi no mundo. Tem que mostrar isso e gente que tenha trânsito livre em todas as áreas pode mostrar isso. É o caso do Marcello que transita pelas ONGs, pelas instituições do agronegócio, pelo Governo, pela academia, conhece todos os segmentos. Então é muito importante que esteja lá nos comandando”.

Obrigado Roberto Rodrigues e estamos aqui no Agroconsciente com a sua palavra: Brasil, o país da paz.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Last week, two exceptionally competent and wise figures linked to Brazil’s Agribusiness Ecosystem presented a united, important vision.
I attended the 90th anniversary celebration of the Brazilian Association of Zebu Breeders (ABCZ), which started on Saturday, March 26, 2025.  Zebu genetics, representing 80% of Brazil’s cattle industry, including Gyr, Guzerá, Nelore breeds, and crossbreeds, trace their roots to the pioneering efforts of  Mr. Celso Garcia Cid, who imported the first Zebu cattle from India in the 1940s.  
Temos forte dependência do trigo importado no Brasil. Somos o 2º maior importador do mundo. Uma cultura de inverno que ficou acomodada nas importações. Um déficit de 4 milhões de toneladas de trigo anuais, onde o preço do pãozinho de março até aqui subiu de 12% a 20% dependendo da padaria. A farinha de trigo subiu em média nos últimos 30 dias entre 20% e 23%.
Na posse do novo governo o agronegócio aparece em muitos pontos de forma explícita e em outros implícita. No discurso de posse do presidente Lula destaco 10 pontos a respeito do agronegócio.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite