CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Voz de líder: Caio Carvalho, Presidente da ABAG, pede protagonismo do Brasil na nova geopolítica agroglobal aos candidatos.

Publicado em 15/04/2022

Caio Carvalho - Presidente da ABAG

Seguimos no jornal Eldorado nesta coluna agroconsciente ouvindo as mensagens dos líderes do agronegócio para os planos dos candidatos à presidência da república do Brasil.

Agora ouvimos o novo presidente da ABAG, Associação Brasileira do Agronegócio, que tomou posse em janeiro desde ano, o Caio Carvalho. Ele já havia sido presidente anteriormente e também é diretor da Canaplan, uma consultoria especializada no setor agroindustrial sucro energético.

Restaurar OMC, reposicionar a imagem brasileira desgastada por narrativas ambientais: e reformas fundamentais para administrar o custo Brasil insuportável.

Assim se pronuncia Caio Carvalho na íntegra:

“Desde a aceleração da rota digital, com a pandemia, a velocidade das mudanças em nível global tem, realmente, sido impressionante. O mundo vem se moldando entre a rapidez e a instabilidade e as reações dos diferentes países às mudanças têm sido muito diversas.

O Brasil é protagonista nessa nova geopolítica em dois temas que têm se mostrado extremamente relevantes no pós-tecnologia digital como nós comentamos. E principalmente após essa atual guerra Rússia-Ucrânia essas coisas têm se tornado muito evidentes, que são a segurança alimentar e a segurança energética em nível global.

É preciso trabalhar o nosso protagonismo no agro global e é fundamental trabalhar, em primeiro lugar, a recuperação da OMC (Organização Mundial do Comércio). Número dois, a nossa imagem desgastada por narrativas ambientais mesmo após a Cop-26 em Glasgow, é um fato que tem de ser reposicionado.

O Brasil tem que se posicionar como líder e precisa fazer isso logo, urgentemente. Será preciso fazer isso com os setores público e privado, juntos, a quatro mãos.

Além desse ponto, fundamental, é preciso urgentemente fazer as reformas essenciais, administrativa, tributária e política que tornam o Custo-Brasil insuportável.”

Liderar um posicionamento de potência agroalimentar e ambiental tem sido constante nos líderes ouvidos até agora, incluindo a segurança alimentar e energética planetária.  Alguns já revelaram terem baixa esperança que planos prometidos sejam executados.

Que os candidatos nos escutem e realizem planos competentes a respeito. E eu diria, que a sociedade civil organizada se organize para um planejamento estratégico reunindo e formulando na prática essas visões, aumentariam as possibilidades dos sonhos virarem realidade.

Feliz Páscoa, que os ovos de chocolate adocem a vida de todos, e que os outros ovos das poedeiras resistam aos terríveis custos de produção e continuem oferecendo proteína saudável para a população.

Também pode interessar

Agro envolve um sistema onde a ciência e a tecnologia definem a produtividade, a qualidade e a rentabilidade da originação.
Conversei com o deputado Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), que foi relator de uma lei que cria debêntures para infraestrutura, aspecto fundamental para a logística do agro.
Nestes últimos dias três alertas significativos soaram a nível nacional, internacional e no Estadão de 14 de maio, sábado passado no seu editorial. Essas três sirenes recentes estão sendo acompanhadas aqui no nosso Agroconsciente, do Jornal Eldorado, numa iniciativa que estamos fazendo: voz de líder.
Fiz essa pergunta numa rede social dos mais importantes líderes do agronegócio e obtive as seguintes respostas: “o produtor rural produzindo com competência, fala em nome do agro”.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite