CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Feliz Ano Novo com uma boa notícia!

Publicado em 30/12/2024

Divulgação MAPA
Agro Brasil + Sustentável

Vamos para o Ano Novo e Ano Novo uma boa notícia! Notícia que foi publicada na semana passada, antes do Natal, no Diário Oficial, uma portaria muito importante para o agroconsciente brasileiro.

Essa portaria, Nº 745 de 20/12/2024, institui o Programa e Plataforma Agro Brasil + Sustentável. Essa plataforma reúne dados oficiais do Governo e informações fornecidas pelo mercado como por exemplo certificações emitidas por entidades, por instituições avaliando a conformidade de tudo que é feito.

Esse programa objetiva promover a conformidade da produção agropecuária com as legislações nacionais, além de verificar a aplicação de práticas corretas, sustentáveis, agrícolas. Envolve a rastreabilidade e a certificação da cadeia produtiva, ou seja, este programa, esta plataforma Agro Brasil + Sustentável vai dar visibilidade, credibilidade, a tudo que é feito no país de maneira correta e que não se integrava, não se reunia, como um Lego, onde cada peça estivesse em uma caixinha diferente.

Agora reunimos em uma mesma caixa este design thinking, esse Lego, chamado Programa e Plataforma Agro Brasil + Sustentável. Este programa também permite e prevê auditoria com avaliação documentada para verificar o cumprimento das regras que são estabelecidas e combinadas previamente no processo de produção, ou seja, o agronegócio se transforma cada vez mais em um agroconsciente em função praticamente da obrigatoriedade dos procedimentos que envolvem aquilo que é estabelecido nos programas de qualidade total, combinados onde a originação cada vez mais termina por definir a saúde, a sustentabilidade, o meio ambiente de tudo que é produzido nos campos, nos mares e nas águas, porque também em todo o universo do pescado, a agricultura do mar faz parte desse processo.

Desta forma, eu entendo de forma muito positiva para a imagem brasileira no mundo, não basta saber fazer, é importantíssimo saber fazer, ou seja, temos de mostrar que fazemos corretamente aquilo que os clientes combinam e que nós entregamos. Fica aqui sempre a minha preocupação porque essa conta toda não pode cair exclusivamente nas costas dos agricultores brasileiros que sempre, e reconhecemos isso, são o elo mais frágil de todo o sistema que nós chamamos de agronegócio.

Excelente, parabenizo o Mapa, o Ministério da Agricultura pela portaria que institui o Programa Agro Brasil + Sustentável, uma ótima notícia de Ano Novo!

Feliz Ano Novo e que tenhamos um ano com realidades esperançosas e que possamos superar, e iremos, todas as incertezas e os nossos enfrentamentos. Viva 2025!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

The book entitled *The March of Folly* by Barbara W. Tuchman examines the self-sabotage of governments toward their own nations, from Troy to Vietnam. Without a doubt, Donald Trump would be a richly detailed chapter in this story of insanity.
Precisamos administrar a percepção da marca Amazônia na Europa. Eu estou na França, desenvolvendo o programa Food Agribusiness Management com a Academia Francesa de Nantes, e a minha missão é trazer as realidades tropicais brasileiras para cá. E ontem debatemos o papel do Brasil no cinturão tropical do planeta e um dos resultados que obtivemos em um estudo de caso que discutimos era originado na Amazônia.
Mesmo em meio a uma pandemia, a presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (Abia), Grazielle Parenti, disse: “temos muito orgulho que a indústria de alimentos conseguiu cumprir o seu papel de abastecer o país e o mercado internacional. Os resultados de 2020 mostraram a resiliência do setor, e nos fortalece para os novos desafios a serem enfrentados em 2021”.
Conversei com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que representa a ciência e a tecnologia, e tudo que vemos no país de energia, de alimentos e de meio ambiente. E nós estamos em um evento sobre bioeconomia, economia verde, crédito de carbono e pergunto a Silvia como vê os próximos passos da pesquisa e da ciência brasileira nesse mundo do carbono, do metano, da economia verde e para onde vamos?
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite