CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Indústria de alimentos e bebidas cresceu 12,8% em 2020

Publicado em 25/02/2021

Mesmo em meio a uma pandemia, a presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (Abia), Grazielle Parenti, disse: “temos muito orgulho que a indústria de alimentos conseguiu cumprir o seu papel de abastecer o país e o mercado internacional. Os resultados de 2020 mostraram a resiliência do setor, e nos fortalece para os novos desafios a serem enfrentados em 2021”.

Na coletiva de imprensa realizada ontem a Abia comemorou ter crescido em meio a pandemia, ter atingido um faturamento de mais de R$ 789 bilhões e de ter gerado mais 20 mil novos empregos. Os açúcares cresceram 58,6%, os óleos vegetais 21,28% e as carnes 13%. As exportações representam 25% da indústria de alimentação e bebidas, e o Brasil é o segundo maior país exportador de alimentos industrializados do mundo.

João Dornellas (foto), presidente executivo, disse que “o Brasil além de ser o celeiro do mundo precisa assumir ser também o supermercado do mundo”. A indústria de alimentos e bebidas é uma locomotiva do agronegócio e compra 58% de toda produção agropecuária do Brasil.

Sem dúvida é hora da indústria de alimentos e bebidas, dos supermercados e dos agricultores com suas cooperativas terem uma só voz. O Brasil com a indústria de alimentos e bebidas sendo a maior indústria do país, tem aí o caminho para dobrarmos de tamanho todo agribusiness e, consequentemente, crescer o PIB nacional.

João Dornellas me disse: “sim, queremos sim, em 2 ou 3 anos atingirmos R$ 1 trilhão no setor.

José Luiz Tejon para Cabeça de Líder.

Também pode interessar

O plano foi lançado pelo ministro Fernando Haddad, da Economia, e conta com suporte da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, Carlos Fávaro, do Ministério da Agricultura (MAPA), Paulo Teixeira do Desenvolvimento Agrário e do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio Geraldo Alckmin.
Nosso ouvinte Sidney, do Agroconsciente Eldorado Estadão, nos perguntou sobre esse assunto do abastecimento dos alimentos no país mencionando plano safra, taxas de juros especiais e vendas de alimentos ao exterior. Caro Sidney, esse tema é um dos mais complexos de todos os tempos no mundo inteiro. Mas no Brasil vamos começar pelas partes.
Estou aqui com um brasileiro que eu admiro muito, Aldo Rebelo, ex-ministro, um homem que criou, fez e foi relator do nosso Código Florestal. Uma carreira de realizações de um brasileiro realmente admirável. E para ele, aqui, na Voz de líder, eu estou perguntando: Aldo, cinco pontos sagrados que cada presidenciável tem que ter no seu Plano de Governo para o agronegócio, por favor!
Elos humanos são intermináveis. Uma vez estabelecidos jamais serão desestabelecidos. Podem não ficar nítidos no consciente, mas nos acompanharão ao eterno do ciclo espiritual das vivências. Muitas vezes esses elos são tão fortes que fazem com que uma criança, pura de consciência, se encha de amor por um quase desconhecido, como uma experiência própria comigo e uma criança de menos de 10 anos, a Gigi. Simplesmente nos amamos, na pureza da alma.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite