CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Sonho que se sonha só é só sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade"

Publicado em 07/06/2021

Divulgação: Ibama
Semana Mundial do Meio Ambiente

A luta da consciência e sensatez é eterna e se sonharmos juntos vamos ganhar a guerra do meio ambiente e do alimento para todo ser humano. Na Semana Mundial do Meio Ambiente quais são os gols contra e os gols a favor que o Brasil levou e que marcou se estivéssemos numa partida de futebol?

Os gols a favor primeiro então. Vamos ficar em 3 belos gols. Gol 1 a favor: Ministério da Agricultura. Podemos comemorar na semana mundial de meio ambiente o programa ABC + Agricultura de Baixo Carbono. Não se trata apenas de mais um plano que não ultrapassa as boas intenções. É real. Já temos mais de 50 milhões de hectares dentro dessa proposta com plantio direto na palha, integração lavoura pecuária com 12 milhões de hectares e uma meta de 10 milhões de hectares com lavoura, pecuária e floresta.

A Rede ILPF um show positivo, e agora dias 9 e 10 quarta e quinta-feiras, a fazenda Santa Brigida, em Ipameri, Goiás, open farm, aberta para você conhecer. Carbono mínimo e carbono zero é o objetivo. Também dentro desse gol, os biodigestores fazendo da biomassa energia elétrica, o biogás, com geradores criados para esse fim como MWM. Ainda também temos o programa rural sustentável.

Gol 2 a favor: outro golaço é o Código Florestal, que foi trabalhoso, difícil e teve uma magistral coordenação do deputado Aldo Rebelo. Temos a mais rígida lei florestal do mundo.

Gol 3 a favor: o terceiro gol vai para a iniciativa privada e a sociedade civil organizada em iniciativas como a Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura; Instituto Araguaia e um big data como o Observatório da Agropecuária com apoio da CNA Senar e do MAPA. Exemplo positivo da sociedade civil organizada, governo e iniciativa privada.

E os gols contra. Gol 1 gol contra: falta de governança no combate ao crime, e o desmatamento cresce. A polícia federal registrou que o exército não está mais atuando no combate ao garimpo. Alegação é falta de recursos. Crescendo o desmatamento ilegal na Amazônia, exatamente neste mês da Semana Mundial do Meio Ambiente por relaxo da fiscalização e saída das tropas. Ficou legal para o ilegal.

Gol 2 contra: Ministério do Meio Ambiente. Infelizmente com acusações onde a polícia federal brasileira, a partir de uma exportação de madeira considerada ilegal pelos Estados Unidos, deixa o ministro numa situação, sob o ponto de vista de reputação, extremamente delicada. Sabendo hoje com a ciência, que o drama dos dramas sobre o clima, o problema não é boi, não é agricultura, não é pecuária, é desmatamento.

Gol 3 contra: temos a melhor lei, o código florestal mais rígido do mundo mas ainda não o implementamos. A não aplicação da lei para punir ilegais é o pior de todos os gols que podemos tomar, pois 5% de ilegais sujam a imagem de 95% dos corretos, certos e éticos. Esse aí dá o 3x3, precisamos da luta consciente e sensata para ganhar o jogo.

Hoje (dia 7) também é o Dia Mundial da Segurança Alimentar. Que possamos em breve jamais deixar um ser humano sem a dignidade da comida para viver. Isto vai exigir coordenação global de estoques, e uma separação entre planejamento estratégico para os mercados com renda para comprar, versus as regiões e povos que precisam comer mas que não têm dinheiro para consumir. A filantropia de impacto também precisará crescer. E como canta Raul Seixas: “sonho que se sonha só é só sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Este é o sonho mais justo dentre todos.

Consciência e sensatez, a luta pela vitória do bem.
 

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O ministro Fávaro apresentou a decisão do Conselho Monetário Nacional  (CMN) autorizando a renegociação das dívidas do crédito rural para 17 estados e quatro produtos: soja, milho, bovinocultura de carne e leite. Quem foi afetado por adversidades climáticas ou dificuldades de comercialização tratará com a instituição financeira credora até 31 de maio deste ano a prorrogação dos vencimentos que cairiam em 2024.
Pra variar observamos erros de lógica quando entramos no assunto da palavra agronegócio. Temos enfatizado aqui no Agroconsciente que a tradução de “agribusiness” dos professores Ray Goldberg e John Davis, da Universidade de Harvard na década de 50, não é tão simples quanto negócios da agropecuária. É muito mais do que isso. Significa todos os negócios, com ou sem fins lucrativos, desenvolvidos a partir do que é plantado, criado nos campos e nas águas (não esquecer do pescado), incluindo indústria, comércio, serviços, ciência, tecnologia.
Entrevistei nesta segunda-feira (26) o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Brito, que falou sobre “O nosso carbono é verde”, tema que será debatido durante o 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que acontecerá no próximo 2 de agosto, totalmente on-line e gratuito.
Qual é o novo ministro ou nova ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil? O nome está em discussão, mas o sobrenome não pode deixar de ter duas palavras fundamentais: confiança e a outra competência.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite