CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O Brasil é Amazônia, e Amazônia é Brasil: Congresso Estadual, Internacional das Mulheres Agro Paraenses

Publicado em 24/07/2024

Divulgação
Congresso Estadual e Internacional das Mulheres Agro Paraenses.

Na cidade de Dom Eliseu, próximo de Paragominas, Pará e de Imperatriz, Maranhão, está acontecendo o Congresso Estadual e Internacional das Mulheres Agro Paraenses. Os temas debatidos envolvem o protagonismo feminino numa região que é hoje o centro das atenções do mundo, a Amazônia. Temas também como gestão de risco para commodities; o sorgo como um cereal que terá contribuições imensas na nutrição humana dentro de áreas que lutam pela busca de segurança alimentar e energéticas.

A sucessão, um tema candente, e algo que me chamou muito a atenção foi uma organização de engenheiras agrônomas, AITA Engenharia, que presta serviços de administração e tecnologia para os produtores, e está sendo otimamente aceita. Hoje na formação da agronomia, na região, 70% são mulheres invertendo uma relação de 10 anos atrás quando era o oposto.

África está presente com os desafios de Ghana contando com duas líderes daquele país. Dom Eliseu é formada por migrantes de vários estados, principalmente do Sul e Sudeste. Desenvolvem agricultura avançada com técnicas de irrigação por gotejamento alguns, e outros com diversificação de culturas.

A consciência para a sustentabilidade está presente sendo um dos temas essenciais deste congresso das mulheres no Pará. Foi neste dia lançado o Congresso Mundial Agro de Mulheres que deverá ocorrer em 2025. Vejo como muito importante o protagonismo feminino no bioma amazônico, pois significará traduzir para o mundo o cuidado ambiental e social como pontos essenciais da produção alimentar e energética aqui.

O Brasil será julgado pelo que ocorrer na Amazônia, e todo agronegócio brasileiro estará vinculado ao desenvolvimento e proteção desse bioma, não importando se a produção for de outras áreas brasileiras.

Amazônia é o nome do Brasil e as mulheres agro-amazônicas tem uma missão fundamental na governança desse patrimônio nacional e mundial.

O Brasil é Amazônia, e Amazônia é Brasil.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A seca atrasou o plantio da soja, que resultou no atraso da safrinha do milho. E agora a geada recente forte no Paraná e São Paulo prejudicam ainda mais o milho, além da cana, café, e das pastagens, com prejuízos para a pecuária de corte e de leite.
290 organizações e entidades, a coalizão Brasil, clima, florestas e agricultura enviou carta ao governo pedindo metas ambiciosas em relação ao meio ambiente e com enfrentamento decisivo sobre o desmatamento.
Estamos em plena segunda-feira carnavalesca e nós tivemos no desfile da escola de samba, em São Paulo, a Mancha Verde com o samba enredo “Do nosso solo para o mundo, o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”.
No agronegócio brasileiro precisamos de gestão de marketing: uma filosofia de administração que envolve análise de fatores incontroláveis, adaptação aos fatores controláveis, ativação das realidades adaptadas para conquista de valor percebido, e avaliação de performance.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite