CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O Brasil é Amazônia, e Amazônia é Brasil: Congresso Estadual, Internacional das Mulheres Agro Paraenses

Publicado em 24/07/2024

Divulgação
Congresso Estadual e Internacional das Mulheres Agro Paraenses.

Na cidade de Dom Eliseu, próximo de Paragominas, Pará e de Imperatriz, Maranhão, está acontecendo o Congresso Estadual e Internacional das Mulheres Agro Paraenses. Os temas debatidos envolvem o protagonismo feminino numa região que é hoje o centro das atenções do mundo, a Amazônia. Temas também como gestão de risco para commodities; o sorgo como um cereal que terá contribuições imensas na nutrição humana dentro de áreas que lutam pela busca de segurança alimentar e energéticas.

A sucessão, um tema candente, e algo que me chamou muito a atenção foi uma organização de engenheiras agrônomas, AITA Engenharia, que presta serviços de administração e tecnologia para os produtores, e está sendo otimamente aceita. Hoje na formação da agronomia, na região, 70% são mulheres invertendo uma relação de 10 anos atrás quando era o oposto.

África está presente com os desafios de Ghana contando com duas líderes daquele país. Dom Eliseu é formada por migrantes de vários estados, principalmente do Sul e Sudeste. Desenvolvem agricultura avançada com técnicas de irrigação por gotejamento alguns, e outros com diversificação de culturas.

A consciência para a sustentabilidade está presente sendo um dos temas essenciais deste congresso das mulheres no Pará. Foi neste dia lançado o Congresso Mundial Agro de Mulheres que deverá ocorrer em 2025. Vejo como muito importante o protagonismo feminino no bioma amazônico, pois significará traduzir para o mundo o cuidado ambiental e social como pontos essenciais da produção alimentar e energética aqui.

O Brasil será julgado pelo que ocorrer na Amazônia, e todo agronegócio brasileiro estará vinculado ao desenvolvimento e proteção desse bioma, não importando se a produção for de outras áreas brasileiras.

Amazônia é o nome do Brasil e as mulheres agro-amazônicas tem uma missão fundamental na governança desse patrimônio nacional e mundial.

O Brasil é Amazônia, e Amazônia é Brasil.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Dois grandes líderes, Maurilio Biagi e Roberto Rodrigues, nos inspiram nesta hora. Conversei com Maurílio Biagi Filho, do Grupo Biagi, um líder avançado e moderno do agronegócio consciente, membro do Cosag, para saber o que estava acontecendo na região de Ribeirão Preto semana passada.
Líderes do setor sucroenergético pedem ações de marketing para maior sucesso do setor em workshop com Fundação Dom Cabral (FDC). Me reuni com cerca de 30 líderes do setor canavieiro, numa iniciativa da FMC, no workshop da FDC onde o tema central foi comunicação e estratégias de marketing para maior êxito sobre o potencial da cana de açúcar e seus derivados.
Negócios, negócios e governos fazem parte. As relações hoje das cadeias de suprimentos têm uma gigantesca interdependência pois resultam de algo absolutamente natural, as vocações e os talentos diferenciados de cada geografia econômica e sociológica.
Há uma gigantesca convergência ao ouvirmos as vozes de líderes do agronegócio. Agora Maurício Tonhá, um empreendedor líder na área da pecuária, aponta 5 pontos fundamentais na sua visão para um plano agrogovernamental
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite