Rádio Eldorado/Estadão - Tit medalha brasileira na Itália e agrotropical brasileiro na França
Publicado em 16/02/2026
Divulgação
Lucas Pinheiro, medalha de ouro!
Bonjour! Feliz Carnaval Brasil! Direto da França podemos também comemorar a medalha brasileira na Itália, além de começar hoje os seminários sobre o agrotropical brasileiro na França, o único MBA com dupla diplomação em agribusiness França e Brasil.
Sensacional a medalha do norueguês brasileiro Lucas Braathen no slalom gigante nas Olimpíadas de inverno. E começamos nesta segunda-feira o tema Brasil e nações do cinturão tropical do planeta terra na academia francesa. Na cidade de Nantes, na Audencia Business School, em parceria com a FECAP de São Paulo Brasil. São 11 anos ao lado de acadêmicos, líderes europeus e juventude de todos os continentes.
Nesta segunda-feira abrimos com a exposição da dimensão adquirida pelo país nos últimos 50 anos, graças a utilização da ciência que foi estudada no mundo todo e adaptada as condições tropicais brasileiras.
E está exatamente nesse conhecimento a importância para que as novas gerações compreendam que alimentos, energia, meio ambiente, segurança com dignidade da vida no planeta estão obviamente além das fronteiras e das porteiras das fazendas.
Aqui na França as discussões sobre soberania alimentar seguem, porém com muitas interpretações ideológicas de políticos nas posições mais extremadas. Iremos ao Salão de Agricultura de Paris neste final de semana onde geralmente ocorrem manifestações com pedidos de protecionismos para seus agricultores.
Flavio Bolsonaro passou pela França se reunindo com alguns políticos locais, e dando uma entrevista à TV CNews afirmou que o presidente da França, Macron, ė incompetente, que a política francesa está errada e com críticas ao governo brasileiro. Neste momento onde o parlamento europeu e a justiça europeia estão ainda avaliando a execução do acordo que interessa ao Brasil e a Europa, e com os agricultores franceses contrários ao acordo, vamos ver se essas declarações de Flávio Bolsonaro causam alguma repercussão no andamento do acordo UE Mercosul.
Portanto, vamos acompanhar esta semana daqui da França e trazendo uma visão mais voltada à cooperação e ao que já nos deixa ser óbvio, setores empresariais, estratégicos e com equilíbrio ideológico de centro esquerda e centro direita desejarem muito o acordo UE Mercosul, por significar uma importantíssima saída europeia neste instante sob ataques da guerra comercial norte-americana, provocações Groenlândia, relatório Epstein, guerra Rússia Ucrânia, conflito Oriente Médio e um olhar atento e observador chinês.
Tenham a boa alegria carnavalesca tropical brasileira, o mundo está precisando desse alimento mental também.
Direto de Nantes na França.
A bientot Brasil!
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.