CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Sicoob Credivass onde o sentido de liderança ética fala mais alto

Publicado em 22/01/2024

TCAI
Roberto Machado, o Beto, presidente da Sicoob Credivass.

Estive em São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, em um encontro da cooperativa de crédito Sicoob Credivass, conversando com seu presidente, Roberto Machado, o Beto, e ele me disse: “aqui todos são líderes”. Com isso se estabelece um compromisso maior de sentido de vida para todos os membros colaboradores dessa cooperativa que cresce a números extraordinários de dois dígitos.

O propósito está em “conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade” e a missão está explícita no seu texto: “promover soluções e experiências inovadoras sustentáveis por meio da cooperação”.  A visão da Sicoob Credivass estabelece “ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas da comunidade”; e os valores são claros: “respeito e valorização das pessoas, cooperativismo e sustentabilidade, ética e integridade, excelência e eficiência, liderança inspiradora, inovação e simplicidade”.

A presença das mulheres cresce, e já tem na sua Diretoria de Riscos um exemplo inspirador, Dra. Marienn Ferreira Vieira de Paiva. Com isso se desenvolvem as virtudes das mulheres compondo a saudável diversidade com liderança, resiliência, velocidade, comunicação, empreendedorismo, afetividade e responsabilidade.

O crescimento dos colaboradores tem sido exponencial, mais do que dobrando nos últimos 10 anos.

Presidente “Beto” como nosso iluminado líder amigo Roberto Rodrigues afirma: “líderes cooperativistas merecem um Nobel da Paz”, e como Márcio Lopes, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) enfatiza: “cooperativa é confiança”. Que o seu exemplo de gestão e liderança continue inspirando e realizando a mais nobre de todas as missões de um líder: promover a prosperidade econômica, social, ambiental e humana para todos, inclusive a comunidade abraçada pela cooperativa exemplar. Parabéns Sicoob Credivass!

José Luiz Tejon.

 

 

 

Também pode interessar

Eu não tenho constatações de que grupos suspeitos de comprar sentenças montou fraudes em recuperação judicial no agronegócio, mas evidentemente temos indícios de uma “indústria” de RJ no agro que vai prejudicar o setor, sem dúvida, em um ano com complexidade e dificuldade de crédito. Conversei com o economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, que tem uma visão importante sobre as Recuperações Judiciais.
Genial artigo no Andrômeda Universe News sobre como o Brasil pode dobrar o PIB de tamanho até 2031, em seis pontos.
Conversei com Neri Geller, que foi ministro da Agricultura, é produtor rural, deputado federal pelo Mato Grosso, progressista e membro coordenador da equipe de transição do agronegócio para o novo governo. Ele me disse que as entidades estão aderindo ao convite para participação na equipe de transição, e que já está ficando para trás a rejeição ao diálogo e contribuição.
The meeting between Trump and Lula revealed that the world's largest economy, the United States, with a GDP of around $30 trillion, is entirely driven by multinational corporations that depend on multilateral markets. This is true both for their supply chains, as is evident with products like coffee, citrus, sugar, and cocoa, and also for products beyond tropical ones, such as meats, animal proteins, eggs, fruits, leather, beans, rice, and more, covering everything from the "A" in avocado to the "Z" in zebu cattle.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite