CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Sicoob Credivass onde o sentido de liderança ética fala mais alto

Publicado em 22/01/2024

TCAI
Roberto Machado, o Beto, presidente da Sicoob Credivass.

Estive em São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, em um encontro da cooperativa de crédito Sicoob Credivass, conversando com seu presidente, Roberto Machado, o Beto, e ele me disse: “aqui todos são líderes”. Com isso se estabelece um compromisso maior de sentido de vida para todos os membros colaboradores dessa cooperativa que cresce a números extraordinários de dois dígitos.

O propósito está em “conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade” e a missão está explícita no seu texto: “promover soluções e experiências inovadoras sustentáveis por meio da cooperação”.  A visão da Sicoob Credivass estabelece “ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas da comunidade”; e os valores são claros: “respeito e valorização das pessoas, cooperativismo e sustentabilidade, ética e integridade, excelência e eficiência, liderança inspiradora, inovação e simplicidade”.

A presença das mulheres cresce, e já tem na sua Diretoria de Riscos um exemplo inspirador, Dra. Marienn Ferreira Vieira de Paiva. Com isso se desenvolvem as virtudes das mulheres compondo a saudável diversidade com liderança, resiliência, velocidade, comunicação, empreendedorismo, afetividade e responsabilidade.

O crescimento dos colaboradores tem sido exponencial, mais do que dobrando nos últimos 10 anos.

Presidente “Beto” como nosso iluminado líder amigo Roberto Rodrigues afirma: “líderes cooperativistas merecem um Nobel da Paz”, e como Márcio Lopes, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) enfatiza: “cooperativa é confiança”. Que o seu exemplo de gestão e liderança continue inspirando e realizando a mais nobre de todas as missões de um líder: promover a prosperidade econômica, social, ambiental e humana para todos, inclusive a comunidade abraçada pela cooperativa exemplar. Parabéns Sicoob Credivass!

José Luiz Tejon.

 

 

 

Também pode interessar

Política global energética. Combate à fome e empreendedorismo planetário. Acompanhamento permanente do Renovabio. Acuracidade das informações transformadas em comunicação. Intensificação da pesquisa local para cada microbioma. R$ 53 bilhões em crédito de carbono. De fornecedores de cana para “vendedores”- comunicar protagonismo ambiental e da saúde. 
Estou no Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e conversei com o Nilto Mendes, gerente da Croplife, que reúne as companhias na área da genética e defensivos agrícolas e ele falou sobre um tema muito importante que é o combate à ilegalidade.
Nesta semana tivemos o 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, da Abag, com participações extraordinárias ao longo de uma manhã. Mas como estamos precisando muito de uma mensagem de encorajamento e de amor ao país, o embaixador Marcos Azambuja abrindo o painel: “o futuro do agro no comércio mundial” ofereceu um show de legitimidade sobre as perspectivas do país no mundo e a missão do agronegócio como realidade viabilizadora de assumirmos patamares elevados no cenário das nações graças ao que desenvolvemos no agronegócio.
Após um resultado extremamente negativo do PIB brasileiro, sendo o clima o grande vilão das perdas no agronegócio, Fábio Feldmann, um dos maiores especialistas em meio ambiente, o primeiro presidente da SOS Mata Atlântica e articulador da campanha de despoluição do rio Tietê, é o entrevistado do Jornal da Eldorado.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite