CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Sicoob Credivass onde o sentido de liderança ética fala mais alto

Publicado em 22/01/2024

TCAI
Roberto Machado, o Beto, presidente da Sicoob Credivass.

Estive em São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, em um encontro da cooperativa de crédito Sicoob Credivass, conversando com seu presidente, Roberto Machado, o Beto, e ele me disse: “aqui todos são líderes”. Com isso se estabelece um compromisso maior de sentido de vida para todos os membros colaboradores dessa cooperativa que cresce a números extraordinários de dois dígitos.

O propósito está em “conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade” e a missão está explícita no seu texto: “promover soluções e experiências inovadoras sustentáveis por meio da cooperação”.  A visão da Sicoob Credivass estabelece “ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas da comunidade”; e os valores são claros: “respeito e valorização das pessoas, cooperativismo e sustentabilidade, ética e integridade, excelência e eficiência, liderança inspiradora, inovação e simplicidade”.

A presença das mulheres cresce, e já tem na sua Diretoria de Riscos um exemplo inspirador, Dra. Marienn Ferreira Vieira de Paiva. Com isso se desenvolvem as virtudes das mulheres compondo a saudável diversidade com liderança, resiliência, velocidade, comunicação, empreendedorismo, afetividade e responsabilidade.

O crescimento dos colaboradores tem sido exponencial, mais do que dobrando nos últimos 10 anos.

Presidente “Beto” como nosso iluminado líder amigo Roberto Rodrigues afirma: “líderes cooperativistas merecem um Nobel da Paz”, e como Márcio Lopes, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) enfatiza: “cooperativa é confiança”. Que o seu exemplo de gestão e liderança continue inspirando e realizando a mais nobre de todas as missões de um líder: promover a prosperidade econômica, social, ambiental e humana para todos, inclusive a comunidade abraçada pela cooperativa exemplar. Parabéns Sicoob Credivass!

José Luiz Tejon.

 

 

 

Também pode interessar

Pra variar observamos erros de lógica quando entramos no assunto da palavra agronegócio. Temos enfatizado aqui no Agroconsciente que a tradução de “agribusiness” dos professores Ray Goldberg e John Davis, da Universidade de Harvard na década de 50, não é tão simples quanto negócios da agropecuária. É muito mais do que isso. Significa todos os negócios, com ou sem fins lucrativos, desenvolvidos a partir do que é plantado, criado nos campos e nas águas (não esquecer do pescado), incluindo indústria, comércio, serviços, ciência, tecnologia.
Estou aqui no 11º Congresso de Fertilizantes, em São Paulo, é o principal setor de insumos para o agro brasileiro. Eu conversei com o Ricardo Tortorella, CEO da Associação Nacional para a Difusão do Adubo (ANDA) e perguntei a ele como está a situação dos fertilizantes.
Hoje segunda feira, 2 de agosto das 9h até as 13 h, ocorre em São Paulo o 20º Congresso do agronegócio - ABAG. O acesso é gratuito e vale a pena acompanhar para saber como esse futuro do principal setor da economia do país irá se desenrolar nos próximos 10 anos. O tema do congresso é O NOSSO CARBONO É VERDE. Significa uma convocação para adentrarmos imediatamente nesse potencial que temos, transformando o berço esplêndido, numa criança prodígio - nosso bioma sustentável.
A relação do desenvolvimento brasileiro em paralelo ao crescimento do maior mercado mundial para alimentos, a China, é notório. Há 50 anos a China tinha um PIB inferior ao brasileiro e o Brasil era importador de alimentos.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite