CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Sicoob Credivass onde o sentido de liderança ética fala mais alto

Publicado em 22/01/2024

TCAI
Roberto Machado, o Beto, presidente da Sicoob Credivass.

Estive em São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, em um encontro da cooperativa de crédito Sicoob Credivass, conversando com seu presidente, Roberto Machado, o Beto, e ele me disse: “aqui todos são líderes”. Com isso se estabelece um compromisso maior de sentido de vida para todos os membros colaboradores dessa cooperativa que cresce a números extraordinários de dois dígitos.

O propósito está em “conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade” e a missão está explícita no seu texto: “promover soluções e experiências inovadoras sustentáveis por meio da cooperação”.  A visão da Sicoob Credivass estabelece “ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas da comunidade”; e os valores são claros: “respeito e valorização das pessoas, cooperativismo e sustentabilidade, ética e integridade, excelência e eficiência, liderança inspiradora, inovação e simplicidade”.

A presença das mulheres cresce, e já tem na sua Diretoria de Riscos um exemplo inspirador, Dra. Marienn Ferreira Vieira de Paiva. Com isso se desenvolvem as virtudes das mulheres compondo a saudável diversidade com liderança, resiliência, velocidade, comunicação, empreendedorismo, afetividade e responsabilidade.

O crescimento dos colaboradores tem sido exponencial, mais do que dobrando nos últimos 10 anos.

Presidente “Beto” como nosso iluminado líder amigo Roberto Rodrigues afirma: “líderes cooperativistas merecem um Nobel da Paz”, e como Márcio Lopes, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) enfatiza: “cooperativa é confiança”. Que o seu exemplo de gestão e liderança continue inspirando e realizando a mais nobre de todas as missões de um líder: promover a prosperidade econômica, social, ambiental e humana para todos, inclusive a comunidade abraçada pela cooperativa exemplar. Parabéns Sicoob Credivass!

José Luiz Tejon.

 

 

 

Também pode interessar

Inteligência Artificial é cruel. Se você não se aprofundar nas matérias, a IA vai comandar você. Olha só a resposta perfeita do ChatGPT para a questão: “o que é agronegócio?
Caso carne para o cliente chinês. Diplomacia de resultado é fundamental, doravante, como afirma o ex-ministro Roberto Rodrigues, “a estratégia de transação precisa mudar para parceria”. A ministra Tereza Cristina tem se revelado uma diplomata. Busca fazer o comércio ao invés de participar das guerras ideológicas ou das raivas insanas que elos do agronegócio estimulam entre si, ou mesmo uma mania de falar mal de clientes.
No editorial do Estadão de ontem (dia 6), o espectro da crise hídrica, vimos que "as mudanças climáticas estão deteriorando as condições hidrológicas brasileiras".
Retenciones, impostos, para todo agro. Taxa universal de 15% sobre toda exportação e na soja mantidos os 33%. Essa decisão desagradou profundamente as lideranças agro da Argentina que afirmaram: “tínhamos expectativas e agora é incerteza”, disse Carlos Achetoni  chefe da Federação Agrária Argentina.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite