CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Bullying uma arte sádica que aos malévolos pertence

Publicado em 30/04/2024

TCAI
"O pior bullying do mundo é aquele que você sente de você mesmo", José Luiz Tejon.

Segredo número 1 para o enfrentamento do bullying: coragem. Não tema o bullying, pois quanto maior for o seu temor dessa arte demoníaca e sádica, parece ser maior o grau de atração dessa torpe energia.

Segundo segredo: não generalize nunca achando que um bullying contra você é o resultado de uma maioria de outras pessoas. Não é não. Quem faz e sente o prazer no bullying contra colegas, pessoas, significa um percentual pequeno de uma comunidade, de uma escola, ou de qualquer lugar.

Terceiro segredo: você tem amigos, você pode ter muitos amigos, e os maiores aliados contra os que desenvolvem um prazer psicopático de ver e assistir o outro sofrer, será exatamente a grande maioria das outras pessoas que deixarão de ficar indiferentes, ou meros assistentes das cenas humilhantes.

Com que autoridade falo isso? Com a autoridade de ter vivido dos meus 4 anos de idade em diante com o rosto completamente queimado, não podendo esconder as manchas e a destruição de uma queimadura em terceiro grau que me expunha onde quer que fosse aos olhares de todas as pessoas.

Uma infância e juventude com a cara queimada, feia, onde não conseguia me esconder, entrando e saindo de hospitais públicos, escolas públicas e nas ruas do meu bairro na cidade de Santos. Essa vida real me deu uma ótima formação, um mestrado e praticamente um doutorado no fortalecimento de reservas íntimas para superar os bullyings que iam desde superficiais e brincalhões, até os que envenenavam a alma ao ouvir “tua mãe não te queria e te jogou na fogueira” ou ainda mais “vil” como: “tu é filho de demônio, olha a tua cara, churrasco do inferno”.

Portanto, sei o que é bullying. E sei também que ao contrário do que você que está sofrendo com isso possa achar, saiba que a maioria dos seres humanos não faz parte desse percentual de alucinados malévolos. Muito ao contrário. O pior bullying do mundo é aquele que você sente de você mesmo.

Você tem amigas e amigos que ao contrário se identificam com você, torcem por você, e admiram você. Una-se aos bons, aos benévolos, aos que tem índole e caráter do bem. Ali está a sua legião, a sua força. E sobre os 2%, 3% máximo, 5% que amam fazer bullying com os outros, preste atenção, são os mais sofridos, desamados, mal amados de todo grupo. Ignore-os. A sua indiferença ao ataque do bullying é a maior de todas as artes para sua proteção e crescimento na vida.

Comigo bullying não! E onde andam aqueles poucos que adoravam se servir da minha aparente fragilidade de criança de rosto feio e queimado? Sumiram, evaporaram, foram consumidos pelo próprio mal que dentro deles habitava.

Tenho pena de quem sente prazer fazendo bullying nos outros. São os maiores infelizes vivos na face da terra. E a face deles não precisou ser queimada para ficar tão feia, infelizmente já carregam a horrível feiúra da letal maldade estampada na própria alma. Nessa nenhuma cirurgia plástica vai dar jeito!

José Luiz Tejon.

Também pode interessar

I’m at an event hosted by Cosag (the Superior Agribusiness Council) at Fiesp (the Federation of Industries of the State of São Paulo), where I attended a highly positive presentation by Mr. Luís Rua, Secretary of Commerce and International Relations at the Ministry of Agriculture (MAPA).  
Estou em um evento do Cosag – Conselho Superior do Agro, na Fiesp, e acompanhei uma apresentação muito positiva do Luís Rua, secretário do Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (MAPA). Estamos em um momento de tarifaço. Portanto, é a bola da vez e perguntei a ele quais as ações que estão sendo tomadas, como estão agindo, e deixando aqui uma lembrança dos adidos brasileiros que precisam ter muito apoio.
Semana passada foi lançada aqui em São Paulo a força-tarefa brasileira de bem-estar animal, uma iniciativa do Instituto Sócio-Cultural Brasil-Alemanha com apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e eu estou aqui com o Thomas Timm, presidente do instituto que idealizou esse movimento.
Ano novo, governo novo, peças do Lego do agronegócio, jogadas sobre a mesa. A transição falou das intenções, boas e bem intencionadas. As partes, as peças do Lego são citadas e mencionadas, mais como fins entremeadas por alguns meios.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite