CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Bullying uma arte sádica que aos malévolos pertence

Publicado em 30/04/2024

TCAI
"O pior bullying do mundo é aquele que você sente de você mesmo", José Luiz Tejon.

Segredo número 1 para o enfrentamento do bullying: coragem. Não tema o bullying, pois quanto maior for o seu temor dessa arte demoníaca e sádica, parece ser maior o grau de atração dessa torpe energia.

Segundo segredo: não generalize nunca achando que um bullying contra você é o resultado de uma maioria de outras pessoas. Não é não. Quem faz e sente o prazer no bullying contra colegas, pessoas, significa um percentual pequeno de uma comunidade, de uma escola, ou de qualquer lugar.

Terceiro segredo: você tem amigos, você pode ter muitos amigos, e os maiores aliados contra os que desenvolvem um prazer psicopático de ver e assistir o outro sofrer, será exatamente a grande maioria das outras pessoas que deixarão de ficar indiferentes, ou meros assistentes das cenas humilhantes.

Com que autoridade falo isso? Com a autoridade de ter vivido dos meus 4 anos de idade em diante com o rosto completamente queimado, não podendo esconder as manchas e a destruição de uma queimadura em terceiro grau que me expunha onde quer que fosse aos olhares de todas as pessoas.

Uma infância e juventude com a cara queimada, feia, onde não conseguia me esconder, entrando e saindo de hospitais públicos, escolas públicas e nas ruas do meu bairro na cidade de Santos. Essa vida real me deu uma ótima formação, um mestrado e praticamente um doutorado no fortalecimento de reservas íntimas para superar os bullyings que iam desde superficiais e brincalhões, até os que envenenavam a alma ao ouvir “tua mãe não te queria e te jogou na fogueira” ou ainda mais “vil” como: “tu é filho de demônio, olha a tua cara, churrasco do inferno”.

Portanto, sei o que é bullying. E sei também que ao contrário do que você que está sofrendo com isso possa achar, saiba que a maioria dos seres humanos não faz parte desse percentual de alucinados malévolos. Muito ao contrário. O pior bullying do mundo é aquele que você sente de você mesmo.

Você tem amigas e amigos que ao contrário se identificam com você, torcem por você, e admiram você. Una-se aos bons, aos benévolos, aos que tem índole e caráter do bem. Ali está a sua legião, a sua força. E sobre os 2%, 3% máximo, 5% que amam fazer bullying com os outros, preste atenção, são os mais sofridos, desamados, mal amados de todo grupo. Ignore-os. A sua indiferença ao ataque do bullying é a maior de todas as artes para sua proteção e crescimento na vida.

Comigo bullying não! E onde andam aqueles poucos que adoravam se servir da minha aparente fragilidade de criança de rosto feio e queimado? Sumiram, evaporaram, foram consumidos pelo próprio mal que dentro deles habitava.

Tenho pena de quem sente prazer fazendo bullying nos outros. São os maiores infelizes vivos na face da terra. E a face deles não precisou ser queimada para ficar tão feia, infelizmente já carregam a horrível feiúra da letal maldade estampada na própria alma. Nessa nenhuma cirurgia plástica vai dar jeito!

José Luiz Tejon.

Também pode interessar

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos. Teve origem num decreto de 2011, de Nº 7.623 que regulamenta a Lei 12.097, de 24 de novembro de 2009. Portanto, tema já de longa data nas discussões. Significa um programa de rastreabilidade dos animais ao longo dos próximos 7 anos. A adesão será obrigatória.
We are through an aggressive moment of global polarisation, observing radical opposites vociferating against each other and, in addition, leaders such as Donald Trump, Putin, Xijin Ping, just to mention the three great leaders with their gigantic global impacts, and all of them, boasting powerful atomic weapons, which reminds us of the magnificent scientist Marie Curie, a Polish physicist, and chemist, naturalised French who, in 1903, won the Nobel Prize in Physics and, in 1911, Chemistry Nobel Prize.
Nós entrevistamos no Jornal da Eldorado a gerente geral da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, Fabíola Nader Motta, que nos falou dos 5 pontos do manifesto da OCB na COP26, e um deles sobre o papel das cooperativas como um arranjo produtivo sustentável.
A seca atrasou o plantio da soja, que resultou no atraso da safrinha do milho. E agora a geada recente forte no Paraná e São Paulo prejudicam ainda mais o milho, além da cana, café, e das pastagens, com prejuízos para a pecuária de corte e de leite.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite