CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

A liderança das mulheres precisa inspirar todo Brasil

Publicado em 06/09/2021

7 virtudes das mulheres do agro

Após 5 anos do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA, com cerca de 7500 presenças, e pesquisas realizadas sobre o perfil e o protagonismo das mulheres nesse complexo agropecuário, industrial, comercial e de serviços, apresento um estudo onde identificamos as “7 virtudes capitais das mulheres do agro CNMA“.

1ª Liderança - as mulheres se caracterizam por compreenderem o sentido da visão de cadeia do agronegócio. As interdependências vitais. São associativistas e cooperativistas. O termo ESG  tem forte aderência ao gênero.

2ª Resiliência - aí está uma característica fortíssima e predominante nas mulheres do agro. 61,1% (pesquisas Fran6 e Ipeso) afirmam não sentirem problemas para comandar. E 88% amam se sentirem independentes financeiramente.

3ª Velocidade - esta característica é fulminante no perfil das mulheres agro. Não gostam de perder tempo. Buscam as transformações digitais. Podemos dizer que são “aceleradoras da inovação“.

4ª Comunicação - as mulheres dominam os mundos das redes no agro, criam núcleos e grupos e interagem com todas as demais mídias. São autênticas “influencers“, onde quer que estejam.

5ª Empreendedorismo - a mulher agro CNMA se sente e se define como preparada, conectada e inspirada para resultados positivos na atividade agro empresarial. Revelam preocupações em além de serem produtoras, atuarem como “vendedoras“ de produtos agropecuários e cuidarem da imagem do setor perante a sociedade brasileira e o mundo.

6ª Afetividade - mulheres compreendem como ninguém o poder afetivo. O carisma. A conquista de mentes a partir do coração. Atuam com um senso forte de amor, ao solo, animais, plantas, meio ambiente, água, e cuidados com seus recursos humanos.

7ª Responsabilidade - este aspecto é um valor fundamental que encontramos na característica virtuosa das mulheres agro CNMA. Sucessão e governança são palavras e preocupações presentes no perfil. Nos painéis “Minha Voz no Agro“, ouvimos declarações plenas de amor com relação ao trabalho que produz alimentos, vida e saúde para todos. Mulheres na pesquisa, nas agroindústrias, tradings, insumos, bancos, supermercados, cooperativas, distribuição, integrações, na operação de máquinas, logística e também nos caminhões. A responsabilidade rima diretamente com liberdade. A conjunção desses dois valores explica o primeiro item das 7 virtudes: liderança.

Neste ano, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, teremos o VI CNMA, com record de participações femininas. A diversidade humana é essencial para a inteligência das soluções. 7 virtudes capitais das mulheres do agro, com certeza nos inspiram a todos. 

 

José Luiz TEJON

Doutor em Educação

Também pode interessar

O Dr. Rattan Lal, cientista Prêmio Nobel da Paz 2007, vencedor do Prêmio Mundial da Alimentação 2020, disse na 78ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, realizada de 8 a 11 de agosto em Gramado, no Rio Grande do Sul, que: “o sucesso do Plano ABC (agricultura de baixo carbono), o milagre do Cerrado, precisa ser traduzido, extrapolado e amplificado para todos os países ao redor do mundo”.
Alysson Paolinelli não trouxe o Nobel da Paz, mas não daremos paz nessa guerra pela extinção da fome na humanidade, onde Norman Borlaug em 1970 foi honrado com o Nobel pela revolução verde e Alysson a complementou na agricultura tropical brasileira.
Infelizmente sim. Em épocas de guerra como está. Uma guerra onde não temos bombas atômicas, mas temos uma bomba invisível, um vírus que nos ataca no organismo e que também nos cria danos nos neurônios.
Imagem, imagem, imagem, qual a nossa percepção? Espelho, espelho meu, diga-me se existe algum agronegócio melhor do que o meu? Portanto, imagem hoje é o grande assunto das lideranças do agro. Como somos percebidos? Falam mal de nós, não gostam de nós. Agora a Europa nos ataca com o green deal, dizendo que nós somos desmatadores, quando eles já desmataram. Toda essa conversa para um tema que é técnico e profissional, a construção de imagem.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite