CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Brasil pode em até 7 meses ter independência na vacina Covid-19 a partir da indústria da saúde animal

Publicado em 26/03/2021

gratispng.com
Produção de vacinas contra a Covid-19

Conversei com três fontes legítimas a respeito dessa revelação fundamental para o país em meio a esta crise pandêmica. A primeira fonte foi Emílio Salani, vice-presidente executivo do Sindicato da Indústria Nacional de Produtos para a Saúde Animal (Sindan). Sim, temos em elevado estado de qualidade 4 unidades industriais no Brasil, que hoje produzem vacinas contra febre aftosa, que podem ser adaptadas em velocidade para produção a partir de vacinas inativadas. E teremos o IFA, princípio ativo, nos tornando independentes desse insumo externo. Essas plantas são: Ceva, Merck Sharp and Dohme (MSD) em Montes Claros (MG), ex-Vallee; Ouro Fino, em Ribeirão Preto; Boehringer. No próximo dia 29 de março, segunda feira, o Emílio Salani estará apresentando tudo isto ao senado brasileiro.

A outra fonte foi o Gubio de Almeida que atuou como diretor de operações por 19 anos da MSD e hoje dirige a consultoria GJ Estratégia de Negócios. Da mesma forma esse especialista me relembrou que os maiores laboratórios da saúde humana no mundo são também organizações da saúde animal, como a própria MSD. Gubio também adicionou que hoje a empresa brasileira que está negociando para fazer a vacina Sputinik no Brasil, a União Química, tem um braço na saúde animal, a Agener União. Segundo Gubio precisaremos ao lado da Anvisa acertar aspectos regulatórios e protocolos, mas da mesma forma considera totalmente viável e desejável essa hipótese.

E a terceira fonte é o Sebastião da Costa Guedes, membro da Academia Brasileira da Medicina Veterinária, membro do grupo internacional da erradicação da aftosa, também ex-presidente da Bayer, divisão animal, e foi vice-presidente do Sindan. Sebastião acredita que em 90 dias poderíamos, sim, ter as melhores plantas industriais que fazem vacinas de altíssima biossegurança, em quantidade expressiva e com protocolos internacionais, pois a carne para ser exportada segue protocolos de alta exigência na vacinação. Da mesma forma Sebastião adiciona a logística, e a cadeia do frio para levar vacinas aos pontos mais distantes do Brasil.

O professor dr. Joaquim Machado, geneticista na Unicamp, também considera factível essa ideia. Antes tarde do que nunc . Fica a pergunta: por que só lembramos isso? Um ano depois do início da pandemia no Brasil? Como sempre, as palavras de Winston Churchill na 2ª guerra mundial enfrentando o avanço nazista dizia: “nunca tantos deveram tanto a tão poucos”.

Emílio Salani me explicou que o assunto iniciou com o Ministério da Agricultura levantando a possibilidade por conhecer o estado elevado da competência instalada no Brasil de produzir vacinas, devemos registrar a ministra Tereza Cristina. O outro estímulo veio do senador Wellington Fagundes PL, Mato Grosso, médico veterinário com experiência no enfrentamento de doenças na pecuária. E o Instituto Butantã tem participado destes contatos iniciais com o setor da indústria da saúde animal.

Na previsão dos especialistas poderíamos a partir de 7 meses iniciar a produção nacional, com o princípio ativo ifa, para 400 milhões de unidades e, principalmente, não irá terminar nunca esse processo. Precisaremos continuar pesquisando e aperfeiçoando as vacinas para 2022, 23, etc, assim como no combate a outras doenças que têm ciclos de vacinações anuais.

Dessa forma, saúde humana e animal, vegetal e ambiental, viveremos cada vez mais uma só saúde. A necessidade é a mãe da criatividade e precisa de velocidad . Que a partir deste 29/3 possamos salvar vidas de brasileiros e do mundo, a partir do Brasil. Seria uma grande virada. Temos tecnologia e know how no país e podemos fazer, e tem gente valorosa mostrando como fazer.

José Luiz Tejon, Agroconsciente, para a Rádio Eldorado.

 

Também pode interessar

Sofrem os legais, os legais não legalizados pelo não uso da lei, e vicejam os criminosos, grileiros e ilegais ilegalizáveis.
Conversei com o deputado Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), que foi relator de uma lei que cria debêntures para infraestrutura, aspecto fundamental para a logística do agro.
Clean label, um conceito que ganha preferência dos consumidores na hora de comprar alimentos. Esse termo clean label, em uma tradução direta significa rótulo limpo porque alimento está associado à saúde, e saúde rima e está diretamente vinculada com natureza, pureza. Portanto vem ganhando espaço nas preferências dos consumidores.
Feliz 2022. Prosperidade em 2022. Este é nosso desejo, aqui ao lado de vocês todo este ano que termina hoje, no Jornal da Eldorado, no Agroconsciente. Aqui falamos das coisas positivas, do conhecimento, da pesquisa e da ciência, como nos programas ABC + Agricultura de Baixo Carbono. Parabéns Embrapa e Secretaria de Inovação do Ministério da Agricultura.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite