CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - 10 entre 10 brasileiros preferem feijão, mas não temos uma estratégia para este nobre alimento.

Publicado em 05/01/2024

Divulgação
10 entre 10 brasileiros preferem feijão!

Feijão sobe 80% desde agosto de 2023 e o plantio caiu cerca de 19%. Diminuiu a área plantada comparado aos últimos 5 anos enquanto a saca do feijão carioca chegou a 70 dólares esta semana, um crescimento de 80%.

Marcelo Lüders, presidente do Ibrafe – Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses, afirma que não temos uma política agrícola para o feijão. Então cai a oferta por menor plantio, mas também afeta o consumo, quando o preço sobe e, consequentemente, o setor vive uma estagnação carecendo de um plano de valorização do feijão. Luders diz que o feijão é um mercado desregulado e esquecido.

Assim só na música das Frenéticas onde 10 entre 10 brasileiros preferem e elegem o feijão, ele segue na paixão popular.

Também o El Niño, o clima prejudicou a colheita em Minas Gerais e São Paulo, no sul excesso de água e só a Bahia está com perspectiva normal de produção. Da mesma forma o parceiro arroz, também sobe de preço e tem diminuição de área plantada.

Vale aqui o registro do Agroconsciente, sempre repetindo a imensa necessidade de um plano estratégico dos principais produtos agrícolas brasileiros que não dependam exclusivamente das leis do mercado.

E quando falamos de itens que ficam somente no mercado interno, pior ainda, pois não há estímulo para a produção e produtividade na competição internacional.

Então 1, 2, feijão com arroz, e vamos lá o consumo percapita caindo, e 10 entre 10 brasileiros preferem feijão, mas estamos plantando e comendo menos dessa leguminosa maravilhosa.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

País sem conciliação, estratégia de polarização, tudo vira judicialização, todo mundo briga e ninguém tem razão, e também sobra para a Ferrogrão.
Em primeiro lugar, parabéns ao texto espetacular de Lourival Santanna, colunista do Estadão (19/9 Página A-11), “O impacto do taleban”. Como analista internacional de notoriedade exemplar, Lourival revela durante sua passagem pelo Afeganistão um fato que até agora não vi observado em nenhuma outra análise.
Estamos participando do Salão de Agricultura de Paris. São sete pavilhões, um movimento gigantesco, gente do mundo inteiro, cidadãos, famílias, crianças vindo visitar e é impressionante o que esse evento movimenta de atenção não só na França, mas do mundo inteiro.
Everything would be easy if it didn't need to be sold. The world never asked for anything, changes, innovations and transformations.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite