CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - 21 de maio, venha colher café na maior lavoura urbana do mundo no Instituto Biológico na cidade de São Paulo

Publicado em 20/05/2022

Divulgação IB
Instituto Biológico de São Paulo

Conversei com a diretora do Instituto Biológico de São Paulo que faz aqui no Jornal da Eldorado um convite a todos os ouvintes e leitores do Blog Agroconsciente

"Olá, Tejon, Agroconsciente do Jornal Eldorado. Amanhã, sábado (dia 21) eu convido a todos para virem conhecer o Instituto Biológico aqui em São Paulo, na Vila Mariana. A partir das 9 horas a gente vai fazer a colheira no maior cafezal urbano do mundo, que é plantado aqui no nosso Instituto Biológico.

A partir das 9 horas, então, vai ser servido um café da manhã, as pessoas que vierem vão ter a oportunidade de participar de oficinas para aprender um pouco mais sobre o café.

E depois de tudo isso vamos todos para o cafezal fazer a colheit,a depois vamos passar pela despolpadeira, que é a máquina que tira os grãos de café e a gente vai saber exatamente como o produtor de café lá na roça faz, mas tudo aqui no centro de São Paulo.

Esperamos vocês aqui todos no Instituto Biológico.

Um abraço. Até lá".

Ana Eugênia, diretora do Instituto Biológico de São Paulo.

Também pode interessar

Hoje, 12 de maio, é um marco histórico no avanço das cidades com consciência de sustentabilidade, incluindo um agroconsciente, onde sabemos que a agricultura local e vertical fazem parte da melhoria da qualidade de vida com implicações positivas na saúde em todos os aspectos, ambiental, mental e física dos habitantes. Em Itu, com apoio do prefeito Guilherme Gazzola, abertura do ex-ministro Roberto Rodrigues e presença do Agroconsciente da Eldorado, Maria Beatriz Bley, presidente do Green Rio América Latina lança o movimento “o mosaico da bioeconomia” para irradiar em todo o Estado de São Paulo.
As mãos de Deus significam São Pedro. O rio Mississipi, nos Estados Unidos, por onde escoa a logística dos grãos norte-americanos do corn belt está com baixo volume de água e sem transportar a soja. Com isso está ocorrendo um apagão de farelo na China que após recuperar o seu gigantesco rebanho de suínos precisa de ração para os animais. Isso pode se agravar e haver uma nova corrida altista do preço das commodities.
Conversei com o presidente do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), Marcos Antônio Matos, e com o diretor-geral de Agronegócio da Serasa Agro, Marcelo Pimenta, que juntos inauguram um novo design das negociações internacionais.
Estamos na era ESG (Environmental, Social and Governance). Agribusiness doravante se traduzirá por um “health system”, um sistema de saúde como o definiu o Prof. Dr. Ray Goldberg da Universidade de Harvard, criador do conceito de agronegócio nos anos 50. As corporações privadas do setor de carnes, ovos, leite, as suas cooperativas também, já estão sob compromissos e “compliance“ assumidos de entregar carbono zero ainda nesta década dentro das suas instalações e incorporar o seu “supply chain“ no mesmo engajamento.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite