CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Agricultura brasileira vai crescer, mas o custo sobe com os fertilizantes e juros.

Publicado em 30/04/2025

Divulgação
Evento Safra Forte - CAMISC COOPERATIVA

Falo aqui de Mariópolis, Paraná, no evento Safra Forte da Camisc, onde obtivemos ótima análise da situação das tendências agrícolas e também dos riscos para a nova safra. Após cinco feiras agropecuárias no primeiro quadrimestre do ano observamos a tendência ao crescimento do setor neste ano, como observamos na Expodireto da Cotrijal no Sul, na Show Rural no Paraná, Tecnoshow, em Goiás, e nesta semana na Expozebu de Uberaba (MG) e Agrishow Ribeirão Preto, em São Paulo. E neste instante aqui na Camisc.

As máquinas agrícolas retomaram as vendas e as companhias de tecnologia lançando inovações ao lado de recorde de visitas e negócios.

Falo agora aqui do Paraná e Santa Catarina num encontro com a maior cooperativa do sudoeste do Paraná, a Camisc, onde analisamos que teremos uma safra mais cara, onde além dos juros, caminhando para os 15% ao ano, temos um aumento dos preços dos fertilizantes, de 20 a 25%. O Brasil tem uma dependência de 85% das importações. Um desses insumos é o fósforo que a China é grande produtor e que passou a usar esse mineral na produção de baterias dos carros elétricos, elevando o preço desse insumo para compor os fertilizantes. E também a guerra tarifária que coloca insumos minerais, oriundos da Rússia, Oriente Médio, Canadá, Ásia em elevação dos preços.

Portanto, deveremos ter uma agropecuária maior, porém mais cara, o que nos alerta para a importância da gestão dos agricultores na produtividade e também diversificação de culturas, como vimos aqui no sudoeste paranaense, podendo fazer três safras num ano com soja, milho, feijão e também o trigo no inverno.

Mais do que nunca o Plano Nacional de Fertilizantes precisa acontecer com o objetivo de diminuir a dependência brasileira de 85% para 50%.

Temos no mundo uma guerra comercial com os tarifaços alucinados trumpeiros. Também ideológicos e egológicos, uma egologia.

Aqui no Brasil precisamos muito mais também do que guerras ideológicas internas e incompetências de gestão públicas, necessitamos de planejamento estratégico de estado, pois nossos riscos estão na fragilidade da infraestrutura, logística, irrigação e metas objetivas do complexo agroindustrial brasileiro.

Bem como má administração fiscal, o que impedirá o uso do recurso financeiro do estado para suportar de verdade, por exemplo, a agropecuária, alimentos, energia e meio ambiente com potencial de vendas mundiais e segurança da população brasileira.

Não é justo deixar esse risco quase que totalmente nas costas das produtoras e produtores rurais.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei Claudia Calais, diretora executiva da Fundação Bunge, no 70º Prêmio Bunge de Ciência totalmente agroconsciente. Neste ano evento com quatro premiações ocorridas nesta semana em São Paulo.
Conversei com Fábio Feldmann sobre as leis que protegem a nossa Mata Atlântica e ele me disse: “Tejon, você me perguntou sobre a Mata Atlântica e sobre tentativas de mudar a lei da Mata Atlântica e você me disse que o ouvinte Amauri Moraes estaria preocupado com isso. Em primeiro lugar eu queria dizer que a Mata Atlântica está protegida pela Constituição brasileira e é considerada um patrimônio nacional".
Estou pelo Mato Grosso, agora no Mato Grosso do Sul, e vi um trabalho fenomenal sendo desenvolvido por jovens, e conversei com o sócio fundador de uma iniciativa que faz a polinização da soja, na época da florada, pois soja também dá flor, com abelhas.
Estou na França ao lado de alunos internacionais do mestrado da Audencia Business School sobre FAM Food & Agribusiness Management. E iniciamos encontros com lideranças de corporações globais presentes na Europa que apresentam suas visões sobre as previsões para o agronegócio, principalmente sobre tendências de preços das commodities e dos custos de produção.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite