CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - A sirene de alerta soa nos números da agropecuária 2022. Um plano safra de guerra é necessário.

Publicado em 03/06/2022

Sirene de alerta.

PIB caiu 8% na comparação do 1º trimestre 2022 com 2021, e 0,9% comparando o 1º trimestre 2022 com o 4º trimestre 2021; e segundo o IBGE os motivos são: seca prejudicando a safra da soja no SUL e MS. Menores áreas plantadas em função dos custos no setor da hortifruticultura, arroz menos 12%, batata inglesa menos 4,1%, tomate menos 5,2%, mandioca teve queda no Paraná e no Mato Grosso do Sul, conforme falei com a COPASUL - Cooperativa de Naviraí que exporta 1/4 do que o Brasil exporta, alerta para potencial falta de mandioca no 2º semestre. A área menor gerou quedas na produção da mandioca 2,7%, batata 5,5%, tomate 7,8% e uva 12,2%.

Sobre próximas projeções: como as comparações estarão sendo feitas com preços elevados das commodities e dos produtos em 2021, somente se tivermos um crescimento na produção de soja, milho, trigo, iremos ver comparações positivas, pois os preços atingiram em 2021 patamares impensáveis e dificilmente irão subir mais.

Por outro lado nas culturas do mercado interno, com renda afetada, inflação e desemprego e os custos elevados para os produtores não enxergamos perspectivas de aumento de produção.

Logo, voltamos aqui ao imperativo momento onde só nos resta um plano safra de guerra, repetindo a voz do ex ministro Roberto Rodrigues, especial, com recursos priorizados para os alimentos e a produção dos alimentos no país, para podermos resgatar o percentual da agropecuária no PIB, na casa de 8%.

Sem crédito e sem subsídio nos juros, isso dificilmente irá ocorrer.

Está tocando a sirene de alerta no setor, eu diria.

Ou cresce a producao ou não será nos preços comparando 2022 com 2021 que iremos obter aumentos no valor bruto da produção.

Na pecuária, bovinos cresceram, mas os preços aos consumidores dos suínos e frangos e ovos, retraíram pela queda na renda da populacao, e com aumento dos custos da ração, criadores que puderam alojaram menos animais, essas proteínas estão boas para o consumidor, nos preços finais comparados, onde no suíno atingimos 20 kg por habitante ano, merece um louvor o trabalho da ABCS com os supermercados ao longo de 10 anos, e o frango 55 kg. Porém os custos exigem apoio para os criadores.

A CNA pede um plano safra robusto para que os agricultores possam investir, e afirma que taxas de financiamento na base de 17 a 19 % não serão viáveis.

Há expectativas que café, laranja, cana, venham positivo.

Mas fica obviamente necessário planejamento estratégico e proteção aos produtores rurais, pois estes são o elo mais exposto e que correm os maiores riscos dentre todos os agentes do complexo agroindustrial.

José Luiz TEJON para Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

No Estadão desta terça-feira (11) matéria de capa trata o quanto o agronegócio brasileiro e, principalmente, do Centro Oeste está atraindo os olhares do mundo financeiro. Mas vale registrarmos aqui o quanto precisamos de atração de capitais e investidores para o futuro do agro nacional que deverá dobrar de tamanho até 2035.
Entrevistei Milton Steagall, Ceo do Grupo BBF - Brasil Biofuels, que atua no Pará e em Roraima. Ele revelou uma iniciativa inédita para vir a ser o maior produtor de cacau do mundo e, com isso, suprir o mercado interno brasileiro, pois somos importadores do cacau.
Cosag é o Conselho Superior do Agronegócio, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), presidido por Jacyr Costa Filho, com vasta experiência no agronegócio, tendo dirigido como CEO organizações com relações mundiais como a Tereos Açúcar e Energia do Brasil, 2ª maior produtora mundial de açúcar e a 3ª do Brasil.
Marcos Antônio Matos, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) nos enviou diretamente da Suíça seu depoimento sobre a iniciativa do setor, junto com Serasa Agro Experian envolvendo entidades empresariais internacionais e clientes agroindustriais mundiais.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite