CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Agricultores europeus não temam os agricultores brasileiros: há mercado para todos.

Publicado em 31/01/2024

Divulgação
Os protestos dos agricultores na Europa estão resultando numa postergação do acordo UE & Mercosul.

Os protestos dos agricultores na Europa estão resultando numa postergação do acordo UE & Mercosul.  A narrativa é feita em cima de cortes de subsídios no orçamento da Europa e outras alegações de exigências ambientais, as quais não teriam contrapartida dos nossos produtores rurais.

O Brasil fez uma genuína revolução criativa tropical. Muitos das nossas produtoras e produtores são imigrantes, filhos ou netos oriundos exatamente da Europa, aliás o Brasil é a reunião de todos os povos do planeta.

E aqui, nos solos fracos, nas condições hostis tropicais, onde não se acreditava ser possível desenvolver uma agropecuária moderna e competitiva ao mundo do clima temperado, nós conseguimos.

Sobre subsídios, há 40 anos eu ouço que não será possível continuar subsidiando as agriculturas dos países ricos, pois a lei do livre comércio é da competitividade, e cedo ou tarde um dia se imporá.

Mas a agricultura europeia recebeu sobre o valor da sua receita bruta no período 2020/22, 16,6%. No mesmo período o Brasil usou apenas 3%. Ou seja, os subsídios aos agricultores europeus são mais do que cinco vezes superiores aos nossos. Fazemos um agro sem subsídio. Nosso seguro rural é pífio. Quase sem seguro. Nossas estruturas de logística são ineficientes. Praticamente sem armazenagem.

E nossa agricultura para ser feita no ambiente tropical, toda ela que nos elevou a categoria da 4ª maior agricultura do planeta, precisou ser regenerativa, com utilização de práticas conservacionistas como tão bem podemos exemplificar no plantio direto, não mais aração e plantando as sementes nos solos protegidos pelas palhadas. E para dar um exemplo para quem quiser ver, visite o Zecão em Lucas do Rio Verde (MT) e bota ele para competir com qualquer produtor do mundo!

Nós temos uma extraordinária agricultura ambiental, econômica e social. E onde isso não acontece, vamos encontrar ali o crime e não os nossos agricultores.

Portanto, o problema para a agricultura europeia está no enfrentamento de uma dura realidade. Não são competitivos nas produções de larga escala. Não têm escalabilidade como o Brasil desenvolve e agora ainda adiciona escala na integração de lavoura com pecuária e com florestas, tudo junto ao mesmo tempo; e pequenos e médios produtores mais de 1 milhão de famílias agrícolas nas cooperativas.

Senhoras e senhores agricultores da Europa. Nós, aqui, muitos de nós tendo em vocês nossos ancestrais, parentes, como meus próprios pais, tenham certeza, gostamos de vocês. E queremos o melhor para vocês. Mas não nos vejam como meros competidores que não fazem o estado da arte de um agro regenerativo.

E, com certeza, temos, nós e vocês, muito mercado para criar e desenvolver num planeta onde cerca de 4 bilhões de seres humanos comem mal e cerca de 1 bilhão passa fome. Transição energética, comida de qualidade saudável boa e barata para todos com meio ambiente preservado. Eis a nossa missão. A nossa aqui dos trópicos é a de vocês aí dos temperados.

Que a temperança emocional e racional nos guie a todos. Podemos atrasar o acordo EU & Mercosul, mas ele virá, não temam os agricultores brasileiros, nós iremos dobrar de tamanho nos próximos 10 anos, e será muito bom para o mundo.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Derek Nelson foi editor do “Naval Safety Center Publications” e dentre muitos artigos e livros tem dois geniais: The posters that won the war; e The ads that won the war. Ou seja, a propaganda que ganhou a 2ª guerra mundial. E por que vale revisitar e estudar este tema? Pelo simples fato de estarmos mergulhados numa guerra, hoje, onde a propaganda tem importância fundamental na ampliação dos sofrimentos ou no encurtamento desses tempos sofridos.
The lack of a strategic planning for the Brasilian “Agribusiness” integrated system implies polarisation and dissatisfaction among the numerous actors and, even more, involves ideological biases and political lines. As we´re speaking, the Safra Plan and the Tax Reform are multiplying discussions and campaigns carried out by segments and sub-segments, against each other.
O Papa Francisco agora nos braços do Pai Criador. Eu queria destacar uma frase que o Papa Francisco mencionou, em março do ano passado na Espanha, durante um congresso, a 8ª Conferência Global do Fórum Rural Mundial. Ele disse: “Na família está o futuro da agricultura”.
Estamos aqui na abertura do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), no Transamérica Expocenter, em São Paulo, um evento que está em sua 9ª edição, grande, com a presença de mais de 2 mil mulheres presenciais do agro e o tema desse congresso este ano é “Mulher Agrobrasileira, voz para o mundo”, ou seja, a necessidade do Brasil conversar, dialogar com o planeta inteiro porque nós temos clientes hoje no mundo todo e não somos muito bem sucedidos na arte da comunicação e do diálogo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite