CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Agro herói brasileiro recebe mais uma justa e grande homenagem: “Colar de Honra ao Mérito Legislativo”, Dr. Roberto Rodrigues.

Publicado em 02/09/2024

Divulgação
Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura

Nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, as 19 horas, Dr. Roberto Rodrigues receberá mais uma significativa homenagem pelos seus feitos. O deputado Barros Munhoz (PSDB) escreve no seu ofício: na sua gestão como ministro promoveu uma revolução na agricultura como a Lei da Biotecnologia, produtos orgânicos, seguro rural, defesa sanitária e deu um salto na modernidade agro nacional.

Como embaixador especial da FAO para o cooperativismo, afirmou que “as cooperativas são os melhores aliados dos governos democráticos para alcançar a paz e o maior movimento social do mundo”. Sua história inspira a todos nós,  fecha o ofício convocatório para a cerimônia desta noite na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

No recente evento Rio + Agro no Rio de Janeiro, Jeff Gomez, um produtor cinematográfico e de transmídia norte-americano apresentou 13 “agro heroes” brasileiros com suas sagas e jornadas intrépidas. Dentre eles Roberto Rodrigues.

Nosso registro aqui no Agroconsciente para este legítimo herói do agro nacional Roberto Rodrigues, que sempre que se refere a missão superior do sistema do agronegócio, menciona a palavra “paz”.

E da mesma forma evidencia a importância essencial e vital do cooperativismo para a prosperidade econômica, ambiental e de justiça social no Brasil e no mundo, tendo sido também presidente da Aliança Internacional do Cooperativismo, com sede em Bruxelas na Europa.

Aproveitaria aqui neste comentário, em época de eleições, trazer a mente e aos planos dos candidatos nas próximas eleições que prestem atenção e incluam obrigatoriamente as cooperativas quando tratarem das suas soluções para desafios econômicos, sociais e ambientais de seus possíveis governos, se eleitos. Não ouço nenhum postulante ao governo trazer a inteligência da filosofia e gestão cooperativista nos seus discursos. E São Paulo é a cidade brasileira que tem o maior número de cooperativas do Brasil.

Senhoras e senhores candidatos, lembrem-se da mensagem do nosso homenageado de hoje, professor emérito, doutor, líder cooperativista e produtor rural Roberto Rodrigues.

Parabéns agro herói nacional por justiça, ética, honra e visão estratégica de longo prazo. Estaremos na Assembleia Legislativa nesta noite.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

No FAM Food & Agribusiness Management, Master Science da Audencia Business School, com Fecap Brasil, ao lado de estudantes internacionais, estamos no meio da grave crise da guerra. 
João Martins obteve uma vitória exemplar como líder representante das produtoras e produtores agropecuários do Brasil. A CNA representa quase 2 mil sindicatos rurais patronais de todo território nacional e 27 federações estaduais que, reunidas através de seus presidentes em Brasília no último dia 14, o recolocaram no cargo para o quadriênio 2021/25.
O New York Times fez uma matéria cujo título é: a última palavra indesejada nas corporações norte-americanas: ESG. Os CEOs estão refugando a utilização dessas três letras E.S.G., por entenderem que os esforços de ações conscientes são muito mais amplos do que um “acrônimo”.
Um Comitê Interministerial foi criado para elaborar diretrizes, ações e metas do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). São 40 milhões de hectares de áreas já abertas com baixíssima produtividade identificada pelos sistemas de inteligência do Ministério da Agricultura e da Embrapa.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite