CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Agro herói brasileiro recebe mais uma justa e grande homenagem: “Colar de Honra ao Mérito Legislativo”, Dr. Roberto Rodrigues.

Publicado em 02/09/2024

Divulgação
Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura

Nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, as 19 horas, Dr. Roberto Rodrigues receberá mais uma significativa homenagem pelos seus feitos. O deputado Barros Munhoz (PSDB) escreve no seu ofício: na sua gestão como ministro promoveu uma revolução na agricultura como a Lei da Biotecnologia, produtos orgânicos, seguro rural, defesa sanitária e deu um salto na modernidade agro nacional.

Como embaixador especial da FAO para o cooperativismo, afirmou que “as cooperativas são os melhores aliados dos governos democráticos para alcançar a paz e o maior movimento social do mundo”. Sua história inspira a todos nós,  fecha o ofício convocatório para a cerimônia desta noite na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

No recente evento Rio + Agro no Rio de Janeiro, Jeff Gomez, um produtor cinematográfico e de transmídia norte-americano apresentou 13 “agro heroes” brasileiros com suas sagas e jornadas intrépidas. Dentre eles Roberto Rodrigues.

Nosso registro aqui no Agroconsciente para este legítimo herói do agro nacional Roberto Rodrigues, que sempre que se refere a missão superior do sistema do agronegócio, menciona a palavra “paz”.

E da mesma forma evidencia a importância essencial e vital do cooperativismo para a prosperidade econômica, ambiental e de justiça social no Brasil e no mundo, tendo sido também presidente da Aliança Internacional do Cooperativismo, com sede em Bruxelas na Europa.

Aproveitaria aqui neste comentário, em época de eleições, trazer a mente e aos planos dos candidatos nas próximas eleições que prestem atenção e incluam obrigatoriamente as cooperativas quando tratarem das suas soluções para desafios econômicos, sociais e ambientais de seus possíveis governos, se eleitos. Não ouço nenhum postulante ao governo trazer a inteligência da filosofia e gestão cooperativista nos seus discursos. E São Paulo é a cidade brasileira que tem o maior número de cooperativas do Brasil.

Senhoras e senhores candidatos, lembrem-se da mensagem do nosso homenageado de hoje, professor emérito, doutor, líder cooperativista e produtor rural Roberto Rodrigues.

Parabéns agro herói nacional por justiça, ética, honra e visão estratégica de longo prazo. Estaremos na Assembleia Legislativa nesta noite.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O que pode ser feito e será feito no agro, nos próximos 10 anos? Eu falava do “se”, uma conjunção subordinativa… “Se” fizéssemos o certo ao invés do errado, resolveríamos metade dos problemas do mundo, etc, mas além do “se”, o que pode e será feito?
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, nos explicou as prioridades desta semana em Brasília. Uma convocando o ministro da Educação a respeito de questões do Enem com enunciados críticos ao agronegócio, e outra sobre o marco temporal na questão da demarcação das terras indígenas.
Estou com Tirso Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo (FAESP) e do Senar e ele vai nos contar sobre as principais ações realizadas pela FAESP/Senar em 2024, no fechamento do ano.
Estou aqui com o Marcello Brito, enviado especial para a COP-30 sobre a Amazônia e também um profissional com experiência espetacular com relação ao mundo da Amazônia.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite