CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Agro herói brasileiro recebe mais uma justa e grande homenagem: “Colar de Honra ao Mérito Legislativo”, Dr. Roberto Rodrigues.

Publicado em 02/09/2024

Divulgação
Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura

Nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, as 19 horas, Dr. Roberto Rodrigues receberá mais uma significativa homenagem pelos seus feitos. O deputado Barros Munhoz (PSDB) escreve no seu ofício: na sua gestão como ministro promoveu uma revolução na agricultura como a Lei da Biotecnologia, produtos orgânicos, seguro rural, defesa sanitária e deu um salto na modernidade agro nacional.

Como embaixador especial da FAO para o cooperativismo, afirmou que “as cooperativas são os melhores aliados dos governos democráticos para alcançar a paz e o maior movimento social do mundo”. Sua história inspira a todos nós,  fecha o ofício convocatório para a cerimônia desta noite na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

No recente evento Rio + Agro no Rio de Janeiro, Jeff Gomez, um produtor cinematográfico e de transmídia norte-americano apresentou 13 “agro heroes” brasileiros com suas sagas e jornadas intrépidas. Dentre eles Roberto Rodrigues.

Nosso registro aqui no Agroconsciente para este legítimo herói do agro nacional Roberto Rodrigues, que sempre que se refere a missão superior do sistema do agronegócio, menciona a palavra “paz”.

E da mesma forma evidencia a importância essencial e vital do cooperativismo para a prosperidade econômica, ambiental e de justiça social no Brasil e no mundo, tendo sido também presidente da Aliança Internacional do Cooperativismo, com sede em Bruxelas na Europa.

Aproveitaria aqui neste comentário, em época de eleições, trazer a mente e aos planos dos candidatos nas próximas eleições que prestem atenção e incluam obrigatoriamente as cooperativas quando tratarem das suas soluções para desafios econômicos, sociais e ambientais de seus possíveis governos, se eleitos. Não ouço nenhum postulante ao governo trazer a inteligência da filosofia e gestão cooperativista nos seus discursos. E São Paulo é a cidade brasileira que tem o maior número de cooperativas do Brasil.

Senhoras e senhores candidatos, lembrem-se da mensagem do nosso homenageado de hoje, professor emérito, doutor, líder cooperativista e produtor rural Roberto Rodrigues.

Parabéns agro herói nacional por justiça, ética, honra e visão estratégica de longo prazo. Estaremos na Assembleia Legislativa nesta noite.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou no oeste do Paraná, no meio de uma bioplanta, muito espetacular e muito feliz porque significa exemplos brasileiros. Tem um Brasil que realiza e nós quase não ficamos sabendo, e a nossa missão é mostrar isso. Estou ao lado do Anderson Léo Sabadin, presidente da Primato, que é uma cooperativa que reúne cerca de 11 mil famílias agrícolas, grande parte produzindo suínos, carne, leite e o ponto é: os dejetos dos animais são espetaculares biocombustíveis. Eles se transformam em biofertilizantes, em bioeletricidade, em biometano, e você coloca todo uma região já preparada para ser rica em energia e na descarbonização e é um fato, histórico, espetacular, esta reunião aqui da Cooperativa Primato com uma indústria de engenharia, a Tupy MWM.
Estamos de partida para coordenar o Master Internacional de Agronegócio na escola Audencia, em Nantes na França, uma diplomação dupla com a FECAP Brasil. O salão de agricultura de Paris ocorrerá no final de fevereiro e iremos com nossos alunos internacionais, inclusive do Brasil ao local para análises e estudos.
Tema fascinante, desenvolvimento da agricultura em uma megacidade como São Paulo. Já vi em vários lugares do planeta, Paris onde a gente acompanha lá com a nossa universidade e Tirso de Salles Meirelles aqui, o presidente da Faesp, que é a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, ao lado do Senar, tem algo muito importante a nos dizer sobre isso. E considero importantíssimo sobre o ponto de vista econômico, social e de saúde também aqui para a nossa cidade. Muita gente pensa agricultura no Interior e perguntei ao Tirso Meirelles mas como é que é esse negócio aqui na capital paulista?
Segurança alimentar de uma nação está acima do som dos berrantes: são causas estruturantes. Roberto Rodrigues, Tirso Meirelles, Arnaldo Jardim, Pedro Lupion, explicam e o próprio ministro Fávaro concorda.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite