CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Agro herói brasileiro recebe mais uma justa e grande homenagem: “Colar de Honra ao Mérito Legislativo”, Dr. Roberto Rodrigues.

Publicado em 02/09/2024

Divulgação
Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura

Nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, as 19 horas, Dr. Roberto Rodrigues receberá mais uma significativa homenagem pelos seus feitos. O deputado Barros Munhoz (PSDB) escreve no seu ofício: na sua gestão como ministro promoveu uma revolução na agricultura como a Lei da Biotecnologia, produtos orgânicos, seguro rural, defesa sanitária e deu um salto na modernidade agro nacional.

Como embaixador especial da FAO para o cooperativismo, afirmou que “as cooperativas são os melhores aliados dos governos democráticos para alcançar a paz e o maior movimento social do mundo”. Sua história inspira a todos nós,  fecha o ofício convocatório para a cerimônia desta noite na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

No recente evento Rio + Agro no Rio de Janeiro, Jeff Gomez, um produtor cinematográfico e de transmídia norte-americano apresentou 13 “agro heroes” brasileiros com suas sagas e jornadas intrépidas. Dentre eles Roberto Rodrigues.

Nosso registro aqui no Agroconsciente para este legítimo herói do agro nacional Roberto Rodrigues, que sempre que se refere a missão superior do sistema do agronegócio, menciona a palavra “paz”.

E da mesma forma evidencia a importância essencial e vital do cooperativismo para a prosperidade econômica, ambiental e de justiça social no Brasil e no mundo, tendo sido também presidente da Aliança Internacional do Cooperativismo, com sede em Bruxelas na Europa.

Aproveitaria aqui neste comentário, em época de eleições, trazer a mente e aos planos dos candidatos nas próximas eleições que prestem atenção e incluam obrigatoriamente as cooperativas quando tratarem das suas soluções para desafios econômicos, sociais e ambientais de seus possíveis governos, se eleitos. Não ouço nenhum postulante ao governo trazer a inteligência da filosofia e gestão cooperativista nos seus discursos. E São Paulo é a cidade brasileira que tem o maior número de cooperativas do Brasil.

Senhoras e senhores candidatos, lembrem-se da mensagem do nosso homenageado de hoje, professor emérito, doutor, líder cooperativista e produtor rural Roberto Rodrigues.

Parabéns agro herói nacional por justiça, ética, honra e visão estratégica de longo prazo. Estaremos na Assembleia Legislativa nesta noite.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

No Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp ocorreu um excelente debate nesta semana sobre as eleições recentes para prefeito. Mas além das avaliações das tendências entre “Bolsonaristas x Lulistas”, ouvimos sóbrias conclusões como: “para termos um governo melhor precisamos de uma melhor articulação da iniciativa privada e uma aliança da sociedade civil organizada”. Assim como foi colocado com ênfase por um dos apresentadores Paulo Hartung, foi governador do Espírito Santo e hoje preside a Indústria Brasileira da Árvore (IBA): “a conversa de esquerda versus direita não nos leva mais ao futuro, precisamos olhar pra frente e não discutirmos 30, 40 anos de passado”.
Imagine se o Brasil não tivesse condições de fornecer cerca de 112 milhões de toneladas de soja para a China no ciclo 2025/26, enquanto o USDA projeta 47 milhões de t “se tudo der certo” para os Estados Unidos. Imagine como a China teria retaliado os Estados Unidos no setor alimentar não adquirindo um grão de soja até agora, aplicar tarifa de 20% sobre soja, algodão, sorgo, frango, carne suína, leite e derivados. Assistiríamos um poder de ferro dos Estados Unidos sobre a China pois nos alimentos o jogo é cruel. Nada novo na história da humanidade o embargo de alimento ser usado como arma de guerra.
Henry Kissinger, diplomata considerado um dos mais sábios americanos na visão estratégica planetária, teve seu pensamento relatado no Estadão de 20/5/2023, e nele oferecia três segredos para lideranças e candidatos à líderes.
Desde o plano de valorização do café, no início do século XX, até hoje essa é a constatação. A tecnologia é ciência aplicada e tudo o que temos de insumos, mecanização, softwares de gestão da moderna agropecuária são disponibilizados para produtores rurais por empresários empreendedores locais ou internacionais, sob iniciativa e risco capitalista, ao lado dos centros avançados brasileiros educacionais onde contamos com universidades reconhecidas no mundo inteiro e centros de pesquisa tropicais. E um valoroso trabalho do Sebrae, Senar, Sescoop, Senai, Sesc, o sistema S.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite