CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Argentina o 3º principal parceiro do comércio brasileiro, tango & samba

Publicado em 19/12/2022

TCA
Argentina é tricampeão mundial

Agora Argentina é tricampeã mundial, parabéns, e consagra mais uma vez a eterna camisa 10, e vale aqui um momento agroconsciente para olharmos a dimensão deste vizinho que tem grande importância nas relações comerciais brasileiras, tanto nas nossas importações, como nas exportações. Enquanto Mercosul, significamos os dois países reunidos o comando central para andamentos do acordo com a União Europeia.

A Argentina é um dos 5 maiores do mundo em soja, milho, semente de girassol, limão, pera e erva mate. Um dos 10 maiores do mundo em cevada, uva, alcachofra, tabaco e algodão. No trigo está entre os 15 maiores produtores mundiais e o maior na América do Sul, com cerca de 14 milhões de toneladas, enquanto no Brasil estamos agora atingindo perto de 10 milhões de toneladas do cereal.

Na pecuária, a Argentina está também entre os 4 maiores do mundo na produção de carne bovina, atrás somente dos Estados Unidos, Brasil e China. Também na Argentina é muito forte no agronegócio do mel, lacteos, ovos, lã. A sua logística é forte através dos rios, La Plata até o Porto de Santa Fé, atingindo o rio Paraná.

Compramos mais do que vendemos no comércio total com a Argentina, no agro ainda não pela forte importação do trigo. Porém há uma visão estratégica significativa para olharmos, como bloco Mercosul e como iniciativas de estado que os dois países podem realizar juntos. Além de uma integração de um agro tropical com o de clima temperado.

O Brasil e a Argentina significam 63% do território da América do Sul, somam juntos 62% do Produto Interno Bruto (PIB) do continente sul americano, e quando olhamos os números das relações comerciais país a país, uma curiosidade importante tanto para a Argentina como para o Brasil, significamos o 3º principal parceiro de negócios. Em primeiro lugar para ambos os países, China, em segundo Estados Unidos da América e em terceiro, Argentina para o Brasil, e Brasil para a Argentina.

A situação de inflação na Argentina é grave, previsão 94,1% no ano, desvalorização da moeda também 23,1%, mas parece mesmo que tango e samba tem algum elo indissolúvel, pois com todas as crises o comércio bilateral cresce, e o potencial para crescer é extraordinário se tivermos bom senso nas relações entre os dois estados e nas negociações do acordo União Europeia/Mercosul.

Mas por que tango tem a ver com samba? O tango mais incrível na minha opinião, tocado no mundo, em filmes de Hollywood como “Perfume de Mulher” com Al Pacino, “A Lista de Schindler”, “The Godfather 1”, por exemplo, é “Por Una Cabeza”, dos autores Carlos Gardel e Alfredo Le Pera e onde nasceu Lê Pera? No bairro do Bixiga, em São Paulo, onde é a sede da nossa escola de samba Vai Vai.

Portanto , tango com samba, Brasil e Argentina, há muito potencial para realizarmos juntos, mas não adianta na bola, Pelé o maior.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Procurei um sábio brasileiro, aliás um legítimo “guerreiro”, que venceu duas ferozes batalhas na OMC, uma do açúcar na Europa e outra do algodão com Estados Unidos, onde hoje nos transformamos no maior exportador mundial, falei com Pedro de Camargo Neto, que foi presidente da SRB, liderou os contenciosos na OMC quando atuou no Ministério da Agricultura, na Secretaria de Produção e Comércio em 2004. É o único brasileiro mencionado no último livro de Ray Goldberg o criador do fundamento de agribusiness, com o título “Food Citizenship”.
Conversei com a Rita Ferrão, presidente da Associação Brasileira do Carbono (Abcarbon), sobre um tema hoje fundamental que envolve a economia do carbono.  É uma nova fonte de receita e de recursos extraordinários para todo o sistema do nosso Agroconsciente.
Dentro do tema nosso carbono é verde recebendo o prêmio Ney Bittencourt de Araújo, a ministra Tereza Cristina se emociona ao relembrar seu pai estudando em Viçosa com Antônio Secundino de São José, fundador da Agroceres e pai do Ney Bittencourt de Araújo, afirmando a importância do conhecimento brasileiro não apenas para o país mas para todo cinturão tropical do planeta. E enfatizou que o Brasil é uma potência agrossustentável.
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha realiza nos próximos dias 23 e 24 de manhã um congresso internacional voltado ao bem estar animal - o “Don’t forget the animals”, não esqueçam os animais. 
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite