CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Bioinsumos, a salvação da lavoura!

Publicado em 22/12/2021

Divulgação
Bioinsumos

Custo de produção neste ano não é um presente de Papai Noel, a fazenda Baungarten é um exemplo de como administrar esse risco. Recebi o aumento dos custos de produção da Stonex, enviado pelo Arlindo Moura presidente da Abrapa, Associação Brasileira de Produtores de Algodão, trigo subiu 45%; soja mais 38%; leite 33%; milho custos maiores em 32%. Todos os custos dispararam.

Os fertilizantes, que são fundamentais para nossa agricultura tropical, apresentaram aumentos de janeiro a novembro de 2021, da magnitude de 228% a mais no potássio; 210% na ureia; e 98% de elevação no fósforo. Isso é um poderoso e significativo alerta para os custos da produção agropecuária no país em 2022/23.

Isso faz com que haja uma aceleração das inovações, alternativas como acompanho o trabalho de Rubens Keller, na fazenda Baungarten, onde criaram o nano fertilizante, conseguem redução de 50% da adubação fosfatada. A inovação oferece três vezes mais eficiência, reduz a necessidade de fertilizantes químicos, é uma alternativa ecoambiental, gera 30% mais de nutrientes na planta e consegue de 17 a 54% em produtividade superior. Isso está ocorrendo em Rio Verde, Goiás.

Portanto, se por um lado os custos dos insumos não são nenhum presente de Papai Noel, as alternativas dos bioinsumos já significam uma nova realidade crucial para o novo agronegócio, não somente sustentável, mas rentável. E temos conhecimentos disponíveis no Brasil para isso.

Dificuldades e incômodos, sem dúvida, são a alavanca das transformações. Os bioinsumos tem na Embrapa centros de pesquisa importantíssimos para as condições tropicais brasileiras e também em empresas líderes como a Biotrop.

De olho nos custos da produção agropecuária, hora da inovação.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

I spoke with Marcelo Okamura, president of inpEV (the National Institute for Empty Packaging Processing), an extraordinary organization that, for over 24 years, has been promoting the collection and recycling of all empty agricultural pesticide packaging in our country.
Um G5 agrícola, com as cinco maiores agriculturas do mundo - China, USA, Índia, Brasil e Europa - se faz necessário e urgente. O Salão de Agricultura de Paris este ano evidenciou como a agricultura e os agricultores estão no meio de uma arena política, mediática, militante, sendo, se permitirem isso, usados por interesses que não lhes farão bem.
No 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio desta semana conversei com Celso Moretti, presidente da Embrapa, sobre os fundamentos que nos levam ao futuro no novo agro dos próximos 10 anos.
O presidente Lula e Geraldo Alckmin, no papel de ministro da Indústria e Comércio assinaram um ótimo manifesto assumindo que precisamos de uma política econômica onde a indústria terá um papel decisivo na geração de renda e de empregos intensivos em conhecimento e de uma política social que investe nas famílias.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite