CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Brasil silencioso faz muito mais pelo país do que o Brasil raivoso. Be8 vende biodiesel para população suíça!

Publicado em 25/11/2024

Be8

Estou aqui em um momento muito importante, interessante, no Rio Grande do Sul, interior, Passo Fundo, na sede da maior empresa de biodiesel do país e curiosamente nascida de um empreendedor Erasmo Battistella que tinha um posto de gasolina e deste posto ele criou a Be8 que hoje está abrindo portas e está vendendo biodiesel para a população suíça.
Então me parece que o Brasil silencioso faz muito mais pelo Brasil do que o Brasil raivoso. Eu estou com o Leandro Luiz Zat, vice-presidente de operações da Be8, para contar para nós, rapidamente, sobre esse sucesso e como é estar no centro da Europa vendendo biocombustíveis para a população suíça.
“É uma alegria muito grande poder receber aqui o professor Tejon, pessoa que temos enorme carinho e apreço, admiração, obrigado por nos inspirar e ter a oportunidade de estarmos juntos neste dia muito especial. De fato o ambiente em 2017, quando nós montamos uma traiding em Genebra, e começando a entender o mercado, os mecanismos, o ambiente de negócios, em 2022 nós adquirimos uma planta. Essa planta ela tem a matéria prima do óleo residual de cozinha que é coletado e a partir disso transformado no biodiesel, um combustível de segunda geração por características de sua matéria prima. E a partir disso hoje nós temos em torno de 25% do Market share do mercado da Suíça, sendo fornecedor para grandes redes de supermercados, de transportadoras que acabam utilizando o nosso biodiesel para o uso de suas frotas. Então é um trabalho muito legal. Nós conseguimos aprender muito estando em posições estratégicas e geográficas diferentes, em posições que ditam a direção do mundo, em termos de algumas condições e é claro, sempre, em uma intenção de seguir e entender o que vai acontecer, de fato, e o que em algum momento pode ser apenas um modismo”.
Perguntei ao Leandro como um empreendedor brasileiro, na Suíça e em Dubai, realizando e vendendo e no Brasil a Aprobio, para o mundo o biocombustível, efetivamente, o agro brasileiro pode dobrar de tamanho e ele me disse:
“Veja bem, professor, nós sabemos que alimento e energia andam de mãos dadas, andam juntos, e nós temos uma grande oportunidade de transformar e tornar o Brasil em um líder de transição energética. Então o nosso presidente, CEO Erasmo, sempre trabalha nessa frente juntamente com todas as entidades e nós caminhando juntos temos a capacidade de liderar essa frente porque o Brasil tem uma vocação no agronegócio muito forte e com os biocombustíveis pode ser ainda maior e melhor”.
Muito bom. Fiquei impressionado positivamente e precisamos meditar um pouco. Tem gente brasileira realizando coisas extraordinárias e fica muito silencioso. As vezes nós não ficamos sabendo. Então fica aqui o nosso registro: empresa brasileira vendendo produtos a população da Suíça, enquanto muita gente por aqui está com muita raiva e muito ódio e, com certeza, isso não nos leva ao futuro. Nos leva ao futuro esse exemplo e parabéns ao Leandro, vice-presidente de operações da Be8 e Erasmo Battistella, o cara que começou tudo isso ouvindo um freguês no posto de gasolina aqui em Passo Fundo, há anos que perguntou para ele: “o que você acha biodiesel”? História espetacular. Obrigado.
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Foco é a voz da alma conduzindo o cérebro e a razão. Estamos num cenário de grave crise na insegurança alimentar do planeta terra. Pandemia, mais incertezas climáticas, inflação, e mais guerra na Europa entre o 5º maior produtor de grãos do mundo, a Rússia com o maior produtor de grãos  em terras europeias, a Ucrânia, onde Zelenski seu presidente declarou nesta semana ao presidente do Comitê Europeu Charles Michel: “sem as exportações agrícolas da Ucrânia dezenas de países já estão à beira da escassez de alimentos”.
Estou aqui em Nova Canaã do Norte, Mato Grosso, ao lado do Daniel Wolf que vai nos dizer um aspecto fundamental, importantíssimo, do nosso Agroconsciente. Como é que a gente consegue efetivamente, ao contrário de tirar árvores, plantar mais árvores e ter uma atividade de agronegócio extraordinariamente saudável, rentável e muito inteligente.
Por mais bem criada que possa ser uma campanha de comunicação de longo prazo, enfatizando e criando as justas percepções sobre o agro regenerativo do país, sustentável, os pingos sujos pingados na água limpa, pelos criminosos, irão turvar essa boa imagem.
Desde o plano de valorização do café, no início do século XX, até hoje essa é a constatação. A tecnologia é ciência aplicada e tudo o que temos de insumos, mecanização, softwares de gestão da moderna agropecuária são disponibilizados para produtores rurais por empresários empreendedores locais ou internacionais, sob iniciativa e risco capitalista, ao lado dos centros avançados brasileiros educacionais onde contamos com universidades reconhecidas no mundo inteiro e centros de pesquisa tropicais. E um valoroso trabalho do Sebrae, Senar, Sescoop, Senai, Sesc, o sistema S.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite