CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Brasil silencioso faz muito mais pelo país do que o Brasil raivoso. Be8 vende biodiesel para população suíça!

Publicado em 25/11/2024

Be8

Estou aqui em um momento muito importante, interessante, no Rio Grande do Sul, interior, Passo Fundo, na sede da maior empresa de biodiesel do país e curiosamente nascida de um empreendedor Erasmo Battistella que tinha um posto de gasolina e deste posto ele criou a Be8 que hoje está abrindo portas e está vendendo biodiesel para a população suíça.
Então me parece que o Brasil silencioso faz muito mais pelo Brasil do que o Brasil raivoso. Eu estou com o Leandro Luiz Zat, vice-presidente de operações da Be8, para contar para nós, rapidamente, sobre esse sucesso e como é estar no centro da Europa vendendo biocombustíveis para a população suíça.
“É uma alegria muito grande poder receber aqui o professor Tejon, pessoa que temos enorme carinho e apreço, admiração, obrigado por nos inspirar e ter a oportunidade de estarmos juntos neste dia muito especial. De fato o ambiente em 2017, quando nós montamos uma traiding em Genebra, e começando a entender o mercado, os mecanismos, o ambiente de negócios, em 2022 nós adquirimos uma planta. Essa planta ela tem a matéria prima do óleo residual de cozinha que é coletado e a partir disso transformado no biodiesel, um combustível de segunda geração por características de sua matéria prima. E a partir disso hoje nós temos em torno de 25% do Market share do mercado da Suíça, sendo fornecedor para grandes redes de supermercados, de transportadoras que acabam utilizando o nosso biodiesel para o uso de suas frotas. Então é um trabalho muito legal. Nós conseguimos aprender muito estando em posições estratégicas e geográficas diferentes, em posições que ditam a direção do mundo, em termos de algumas condições e é claro, sempre, em uma intenção de seguir e entender o que vai acontecer, de fato, e o que em algum momento pode ser apenas um modismo”.
Perguntei ao Leandro como um empreendedor brasileiro, na Suíça e em Dubai, realizando e vendendo e no Brasil a Aprobio, para o mundo o biocombustível, efetivamente, o agro brasileiro pode dobrar de tamanho e ele me disse:
“Veja bem, professor, nós sabemos que alimento e energia andam de mãos dadas, andam juntos, e nós temos uma grande oportunidade de transformar e tornar o Brasil em um líder de transição energética. Então o nosso presidente, CEO Erasmo, sempre trabalha nessa frente juntamente com todas as entidades e nós caminhando juntos temos a capacidade de liderar essa frente porque o Brasil tem uma vocação no agronegócio muito forte e com os biocombustíveis pode ser ainda maior e melhor”.
Muito bom. Fiquei impressionado positivamente e precisamos meditar um pouco. Tem gente brasileira realizando coisas extraordinárias e fica muito silencioso. As vezes nós não ficamos sabendo. Então fica aqui o nosso registro: empresa brasileira vendendo produtos a população da Suíça, enquanto muita gente por aqui está com muita raiva e muito ódio e, com certeza, isso não nos leva ao futuro. Nos leva ao futuro esse exemplo e parabéns ao Leandro, vice-presidente de operações da Be8 e Erasmo Battistella, o cara que começou tudo isso ouvindo um freguês no posto de gasolina aqui em Passo Fundo, há anos que perguntou para ele: “o que você acha biodiesel”? História espetacular. Obrigado.
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Essa frase do grande líder brasileiro, in memorian, Alysson Paolinelli, nos ajuda a entender bem tanto os aspectos da insatisfação dos agricultores europeus, num mundo onde o Brasil assume a 4ª maior agricultura do planeta e numa jornada para ser a maior dentre todas nos próximos 15 anos, portanto, somos competitivos em escala e custo, inigualáveis; então não querem os agricultores europeus o acordo União Europeia & Mercosul.
Vamos começar a ver os tambores e baterias das escolas de samba e falar sobre o Carnaval, além de eventos envolvendo o agronegócio com o Tirso de Sales Meirelles, presidente da Faesp/Senar, e do que está acontecendo de envolvimento do agro paulista com o Carnaval.
Estamos com condições climáticas adversas no país. Eu mesmo voltando de Santos onde só chove nestes últimos dias. Então muita chuva de um lado e falta d’água do outro.Mas o grave problema para a economia e toda sociedade brasileira está na diminuição das safras em função do clima adverso.
São muitos leitores e seguidores da Bíblia, mas parece que não entendem a regra de ouro: ensinar a pescar ao invés de dar o peixe. Estamos nas mãos de alguns poucos que fazem acima de governos e de suas facções.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite