CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Força gigante de superação precisamos no Sul: depoimento emocionado de Antônio da Luz, economista chefe da Farsul!

Publicado em 03/05/2024

Divulgação
Antônio da Luiz, economista-chefe da FARSUL.

A situação do Sul do país é um drama humano estrutural considerável e na parte agrícola e pecuária vamos aguardar, mas a situação vai ficar muito feia.

Entrevistei Antônio da Luz, economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), que nos trouxe uma visão geral da situação das cheias. Ele disse:

“Aqui no Rio Grande do Sul a situação é muito dura. Nós estamos com um número enorme de perdas humanas. Muitas pessoas ainda desaparecidas. As perdas materiais são incalculáveis. Nós, neste momento, somos um estado fraturado fisicamente e emocionalmente. As perdas que nós teremos na agricultura, elas ainda podem sequer ser calculadas. Mas nós acreditamos que diante das perdas humanas e outras perdas materiais que vão acontecer nas cidades não serão tão relevantes porque boa parte da soja já estava colhida, boa parte de nossa produção agrícola não é próxima dos locais de enchente e que ainda tem para colher. Então nós acreditamos que haverá, sim, perdas, que elas serão, sim, importantes, mas não será nada comparado com cidades inteiras que foram varridas. Nossa infraestrutura, estradas, está bastante comprometida, perdas de pontes importantes, nós já perdemos mais de 160.Então é um momento muito duro para os agricultores, sem dúvida, mas principalmente para as pessoas do meio urbano”.

Ouça a entrevista completa abaixo.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Treze setores, 13 entidades representativas, bons exemplos que nos inspiram para uma sinfonia agro brasileira , se tocarmos juntos: uma maestria. Vamos dar uma passada pelas entidades que reúnem esse alfabeto do A do abacate ao Z do zebu e tirar conclusões sobre 2025 e expectativas futuras
Falo aqui da França, onde a coisa continua complicada aqui com os agricultores. E entrevistei o Tirso Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo, a FAESP. Ele estava aqui na Europa fazendo uma apresentação para a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, uma apresentação mostrando o agro sustentável brasileiro e se posicionando contra a enxurrada de protecionismos de todos os tipos.
Last week, two exceptionally competent and wise figures linked to Brazil’s Agribusiness Ecosystem presented a united, important vision.
Sobre o assunto envolvendo uma entrevista que publicamos aqui sobre uma declaração não confirmada pela Danone de substituição da soja brasileira por soja asiática, a Danone através do seu vice-presidente América Latina para Assuntos Corporativos, Camilo Wittica, nos enviou um áudio especial ao Agroconsciente respondendo a nossa pergunta se seria verídica a informação recebida da substituição da soja do Brasil pela asiática.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite