CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Força gigante de superação precisamos no Sul: depoimento emocionado de Antônio da Luz, economista chefe da Farsul!

Publicado em 03/05/2024

Divulgação
Antônio da Luiz, economista-chefe da FARSUL.

A situação do Sul do país é um drama humano estrutural considerável e na parte agrícola e pecuária vamos aguardar, mas a situação vai ficar muito feia.

Entrevistei Antônio da Luz, economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), que nos trouxe uma visão geral da situação das cheias. Ele disse:

“Aqui no Rio Grande do Sul a situação é muito dura. Nós estamos com um número enorme de perdas humanas. Muitas pessoas ainda desaparecidas. As perdas materiais são incalculáveis. Nós, neste momento, somos um estado fraturado fisicamente e emocionalmente. As perdas que nós teremos na agricultura, elas ainda podem sequer ser calculadas. Mas nós acreditamos que diante das perdas humanas e outras perdas materiais que vão acontecer nas cidades não serão tão relevantes porque boa parte da soja já estava colhida, boa parte de nossa produção agrícola não é próxima dos locais de enchente e que ainda tem para colher. Então nós acreditamos que haverá, sim, perdas, que elas serão, sim, importantes, mas não será nada comparado com cidades inteiras que foram varridas. Nossa infraestrutura, estradas, está bastante comprometida, perdas de pontes importantes, nós já perdemos mais de 160.Então é um momento muito duro para os agricultores, sem dúvida, mas principalmente para as pessoas do meio urbano”.

Ouça a entrevista completa abaixo.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

The concept of Agribusiness emerged from a vision by Dr. Ray Goldberg at Harvard/USA in the 1950s as a synthesis of the sum total of factors before, inside, and after the farm gate. Agriculture encompasses factors of human history on Earth that go beyond commerce and business itself. It represents the possibility of life producing food, from ancient times for survival, evolving to bartering in medieval fairs, and today into a mix of commerce, agrI-industrialization, and marketing. 
Custo de produção neste ano não é um presente de Papai Noel, a fazenda Baungarten é um exemplo de como administrar esse risco. Recebi o aumento dos custos de produção da Stonex, enviado pelo Arlindo Moura presidente da Abrapa, Associação Brasileira de Produtores de Algodão, trigo subiu 45%; soja mais 38%; leite 33%; milho custos maiores em 32%. Todos os custos dispararam.
Ouvi do Caio Carvalho, atual presidente da Abag, Associação Brasileira do Agronegócio, o quanto há uma relação umbilical entre o conceito ESG, meio ambiente, responsabilidade social e governança, com ser competitivo doravante. 
Se o “oráculo” falasse ontem (10) ouviríamos sinais vermelhos de alerta em vários sentidos. Três fatos concretos ocorreram ontem ao mesmo tempo que nos convocam como sociedade consciente a agir. E fui conferir com Argemiro Teixeira Leite Filho, doutor em análises e modelagem de sistemas ambientais pela UFMG e articulista da publicação nature sua opinião sobre o primeiro fato.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite