CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Força gigante de superação precisamos no Sul: depoimento emocionado de Antônio da Luz, economista chefe da Farsul!

Publicado em 03/05/2024

Divulgação
Antônio da Luiz, economista-chefe da FARSUL.

A situação do Sul do país é um drama humano estrutural considerável e na parte agrícola e pecuária vamos aguardar, mas a situação vai ficar muito feia.

Entrevistei Antônio da Luz, economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), que nos trouxe uma visão geral da situação das cheias. Ele disse:

“Aqui no Rio Grande do Sul a situação é muito dura. Nós estamos com um número enorme de perdas humanas. Muitas pessoas ainda desaparecidas. As perdas materiais são incalculáveis. Nós, neste momento, somos um estado fraturado fisicamente e emocionalmente. As perdas que nós teremos na agricultura, elas ainda podem sequer ser calculadas. Mas nós acreditamos que diante das perdas humanas e outras perdas materiais que vão acontecer nas cidades não serão tão relevantes porque boa parte da soja já estava colhida, boa parte de nossa produção agrícola não é próxima dos locais de enchente e que ainda tem para colher. Então nós acreditamos que haverá, sim, perdas, que elas serão, sim, importantes, mas não será nada comparado com cidades inteiras que foram varridas. Nossa infraestrutura, estradas, está bastante comprometida, perdas de pontes importantes, nós já perdemos mais de 160.Então é um momento muito duro para os agricultores, sem dúvida, mas principalmente para as pessoas do meio urbano”.

Ouça a entrevista completa abaixo.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Assim definiu a ONU e a ACI - Aliança Cooperativa Internacional, para este ano, quando celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo (03/07/2021) e entramos na semana da cooperação.
The document issued in Mato Grosso, Brazil, during the G20 Brazil 2024, is entitled: “Building a Fair World on a Sustainable Planet”, where 84% of the extreme poverty in the world is in rural areas; (UNGA2023) – and I´d add that under these circumstances, crime, environmental/social illegality, and recruitment by terrorist factions thrive, due to the lack of economic prospects and meaning in life).
Estou em Cuiabá, no Fórum Internacional da Agropecuária, e conversei com Tirso Meirelles que é o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), participando de um encontro com líderes do mundo inteiro. Perguntei a ele sobre o evento que antecede o G20 Agro com todos os ministros da agricultura dos países desenvolvidos e qual seria a mensagem para os dirigentes do Brasil.
Teremos R$ 5,7 bilhões aprovados para o fundo partidário, para propaganda política em 2022. Fiquei pensando. O agronegócio brasileiro vale 1/3 do PIB do país, que anda devagarinho. E impacta indiretamente outro 1/3, basta ver o que acontece no comércio, indústria e serviços onde o agro prospera. Tudo prospera junto.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite