CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Café com leite, gostoso e anti-inflamatório.

Publicado em 03/02/2023

TCA
Café com leite é anti-inflamatório

Agroconsciente é saúde e acaba com mitos sobre os alimentos. Agroconsciente de manhãzinha, hora deliciosa do café, do café com leite, do momento delicioso aí no bar, na padaria, em casa, ou um abraço para o pessoal das barracas nas ruas, nas portas do metrô vendendo o pãozinho, o café com leite.

E a novidade é que além de ser gostoso, pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que nosso café com leite matinal tem uma propriedade anti-inflamatória positiva nos seres humanos.

Quando as bactérias, vírus e outros organismos entram no nosso corpo, o sistema imunológico humano reage para nossa proteção.

Então tem um desses nossos defensores chamado de polifenóis, antioxidantes naturais que nos protegem das infecções e inflamações. Na reação dos polifenóis do café com a proteína do leite há uma potencialização benéfica na combinação. Esses polifenóis são também saudáveis para seres humanos reduzindo o estresse oxidativo do corpo que origina a inflamação.

E esses protetores da saúde humana, polifenóis, são encontrados no café com leite, os pesquisadores do Departamento de Ciência de Alimentos, ao lado do Departamento de Veterinária e Ciências Animais da Universidade de Copenhague, declararam: “nosso resultado demonstra que a reação entre polifenóis e proteínas também acontece em bebidas como o café com leite que estudamos”. O estudo foi publicado no Journal of Agricultural and Food Chemestry.

Então o café com leite ativa o potencial do efeito anti-inflamatório nos seres humanos. Café com leite, além de gostoso, um anti-inflamatório importante. Imagine o que a ciência não irá descobrir sobre saúde humana a partir dos alimentos!

O café já foi vilão, o ovo também, o açúcar é o símbolo do mal atual, e alimentos industrializados são atacados. Mas, cuidado, a ciência revela e sempre revelou que a diferença entre o remédio versus o veneno está na dose. Além do café com leite de todos os dias, uma tacinha de vinho também muito bem-vinda na refeição, e muitos mitos foram já esquecidos como o mito antigo, da minha infância, de que comer manga com leite faz mal.

O futuro do agronegócio será cada vez mais conectar alimentos com saúde e o futuro da saúde será cada vez mais um agroconsciente saudável da natureza à mesa, do produtor ao consumidor, mas com comunicação e educação. Enalteço sempre o trabalho do Ital, Instituto de Tecnologia de Alimentos, em Campinas.

Viva o café com leite e até a Anitta tem uma música que diz assim: “eu amo leite condensado”. Viva Anitta.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Aqui na França o que mais me surpreendeu foi ver todos os líderes do agro serem surpreendidos com o ofício suspendendo financiamentos subvencionados do Plano Safra. Porém o ministro Haddad já informou que estará resolvido nesta semana com uma MP especial colocando cerca de R$ 4 bilhões no Plano Safra.
Como temos insistido desde o início do Agroconsciente precisamos de planejamento estratégico de estado sobre segurança alimentar, ambiental e energética no país. Estoques reguladores, armazenagem. Mitigação das incertezas, tanto de crises econômicas óbvias como já tínhamos no cenário no começo de 2020 com Covid explodindo preços de commodities e cortes nos fluxos de logística e supply chain mundiais. E, além disso, os riscos climáticos.
O protagonismo das mulheres no agro é crescente e muito importante. No CNMA - Congresso Nacional das Mulheres do Agronegocio o convívio com mais de 7500 participantes ao longo dos últimos anos revela virtudes significativas na competência da gestão do agro cuja contribuição feminina é decisiva para esta década. O CNMA 2022 trará como fundamento a coordenação das cadeias produtivas como fator crítico de sucesso, ou seja, precisamos ir além das fronteiras das fazendas, dialogar e criar governança desde o “gene até o meme“. Traduzindo, da genética até as percepções dos
Estou na cidade de Getúlio Vargas, noroeste do estado, onde a soja já estava 90% colhida quando chegaram as chuvas torrenciais, o que preservou parte da economia desta área próxima de Passo Fundo, de Erechim, também no noroeste do estado. Houve perdas com animais, com logística, porém na chegada agora da safra de inverno, no trigo, a previsão aqui desta região é de um plantio em praticamente toda região, inclusive com a chegada de sementes de trigo também para biocombustível e ração, uma novidade da Embrapa Trigo e da Biotrigo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite