CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Café com leite, gostoso e anti-inflamatório.

Publicado em 03/02/2023

TCA
Café com leite é anti-inflamatório

Agroconsciente é saúde e acaba com mitos sobre os alimentos. Agroconsciente de manhãzinha, hora deliciosa do café, do café com leite, do momento delicioso aí no bar, na padaria, em casa, ou um abraço para o pessoal das barracas nas ruas, nas portas do metrô vendendo o pãozinho, o café com leite.

E a novidade é que além de ser gostoso, pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram que nosso café com leite matinal tem uma propriedade anti-inflamatória positiva nos seres humanos.

Quando as bactérias, vírus e outros organismos entram no nosso corpo, o sistema imunológico humano reage para nossa proteção.

Então tem um desses nossos defensores chamado de polifenóis, antioxidantes naturais que nos protegem das infecções e inflamações. Na reação dos polifenóis do café com a proteína do leite há uma potencialização benéfica na combinação. Esses polifenóis são também saudáveis para seres humanos reduzindo o estresse oxidativo do corpo que origina a inflamação.

E esses protetores da saúde humana, polifenóis, são encontrados no café com leite, os pesquisadores do Departamento de Ciência de Alimentos, ao lado do Departamento de Veterinária e Ciências Animais da Universidade de Copenhague, declararam: “nosso resultado demonstra que a reação entre polifenóis e proteínas também acontece em bebidas como o café com leite que estudamos”. O estudo foi publicado no Journal of Agricultural and Food Chemestry.

Então o café com leite ativa o potencial do efeito anti-inflamatório nos seres humanos. Café com leite, além de gostoso, um anti-inflamatório importante. Imagine o que a ciência não irá descobrir sobre saúde humana a partir dos alimentos!

O café já foi vilão, o ovo também, o açúcar é o símbolo do mal atual, e alimentos industrializados são atacados. Mas, cuidado, a ciência revela e sempre revelou que a diferença entre o remédio versus o veneno está na dose. Além do café com leite de todos os dias, uma tacinha de vinho também muito bem-vinda na refeição, e muitos mitos foram já esquecidos como o mito antigo, da minha infância, de que comer manga com leite faz mal.

O futuro do agronegócio será cada vez mais conectar alimentos com saúde e o futuro da saúde será cada vez mais um agroconsciente saudável da natureza à mesa, do produtor ao consumidor, mas com comunicação e educação. Enalteço sempre o trabalho do Ital, Instituto de Tecnologia de Alimentos, em Campinas.

Viva o café com leite e até a Anitta tem uma música que diz assim: “eu amo leite condensado”. Viva Anitta.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

O texto abaixo é de excelente conteúdo e recomendo a leitura! Sobre o Brasil ser protagonista na produção sustentável e abastecimento global de alimentos. É do amigo e consultor de Gestão Estratégica e Negócios, Cultura de Alta Performance, Governança e Sucessão no Agronegócio, Robert Sícoli Petty, da ISAE - Petty Soluções Empresarias 
Com agricultura na metrópole de São Paulo será possível frear o aquecimento da temperatura que subiu 1 grau centígrado de 1985 a 2019 e diminuir 0,2 grau em relação a 2019. 
Ao lado de Ivan Wedekin, eu, José Luiz Tejon e Suelen Farias ontem (26) na aula magna da FIA Agro, o Prof. Décio Zylberstajn dá sua visão de futuro para o agro brasileiro: “Esse evento olha para ciclos de largo prazo, ou seja, o que se debateu nesse encontro da FIA, do Pensa, são exatamente esses desafios que acabam recaindo sobre o agro global e que tem muitas dimensões na área de educação, de política agrícola, da tecnologia. Então o debate é muito rico nesse sentido e desafiante porque nós tentamos em um mundo que caminha com mudanças tão rápidas identificar possíveis passos fundamentais seja para política pública seja para estratégia das organizações do agro”.
Mudar sempre foi dolorido. Imagino nossos antepassados saindo de suas casas como imigrantes para um desconhecido tropical. O Brasil é feito de quase todos os povos do planeta. Aqui nos adaptamos e criamos uma sociedade “considerada improvável” tropical. E agora já estamos e vivemos uma jornada inexorável para um planeta que será governado obrigatoriamente por uma lógica da governança sustentável.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite