CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Caravana Embrapa FertBrasil a curtíssimo prazo é o que faremos já na crise dos fertilizantes

Publicado em 09/03/2022

Divulgação
Plano Nacional de Fertilizantes - Caravana Embrapa FertBrasil

Conversei muito nestes dias com o pesquisador da Embrapa Solos José Carlos Polidoro. Ele está no Grupo de Trabalho do Plano Nacional de Fertilizantes que será implementado a partir do final deste mês. O plano objetiva a médio e longo prazos permitir que o Brasil reduza a menos de 50% sua dependência de fertilizantes importados, dobrando a oferta para mais de 80 milhões de toneladas até 2050.

Raciocínio correto, pois deveremos dobrar de tamanho no complexo agroindustrial brasileiro, o que vai exigir o dobro do atual consumo na casa de 40 milhões de toneladas.  Polidoro enfatiza que este plano não será mais um para ficar na gaveta, como outros do passado. A guerra Rússia contra a Ucrânia fez despertar a necessidade inegável de planejamento estratégico nos fertilizantes, essenciais para terras fracas tropicais como as nossas e também irá inspirar outros planos como na área dos pesticidas, igualmente dependentes da importação de ativos do exterior.

Mas a curtíssimo prazo, perguntei ao Polidoro o que podemos fazer já. E para o início de abril foi criada a Caravana Embrapa FertBrasil, uma jornada de norte a sul, cobrindo 90% das áreas utilizadoras de fertilizantes numa grande batalha antidesperdício. Jogamos fora praticamente 40% do fertilizante comprado. Se economizarmos baixando em apenas 10% esse desperdício significa uma economia na casa de US$ 1 bilhão.

A Caravana Embrapa FertBrasil reunirá técnicos do governo, educadores, institutos agronômicos, consultores, produtores rurais e o setor industrial e comercial envolvido neste insumo que é o número 1 dentre todos para realizarmos a agricultura.

A Caravana Embrapa FertBrasil irá repetir o sucesso de outra criada quando da infestação da helicóverpa armigera, uma praga destruidora das lavouras. Capacitar, aprimorar a qualidade do uso dos fertilizantes em um momento onde os preços só tendem a aumentar, onde a escassez irá ocorrer, significa a principal ação a ser feita em paralelo a busca de novos centros fornecedores fora da Rússia.

Ou seja, hora da boa diplomacia comercial, onde a ministra Tereza Cristina tem se destacado nestes últimos tempos. Portanto, a curtíssimo prazo, uso eficiente dos fertilizantes e diminuir o desperdício, pois jogamos fora cerca de 40% do que importamos e pagamos muito caro, agora mais do que nunca.

Vamos acompanhar e engajar a sociedade nessa Caravana e que disso tudo saia um espetacular subproduto, educação na prática aprimorando o uso da ciência.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Além de um campus universitário dos mais lindos do mundo, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq-USP foi eleita a 4ª melhor universidade de ciências agrárias do planeta. 
Estudos realizados pela equipe econômica do banco Santander apontam o estado de Roraima como o campeão nacional de crescimento do PIB em 2024, na faixa de 4,3%. Significa aproximadamente o dobro previsto para o crescimento do Brasil, e é um percentual semelhante ao crescimento este ano da economia chinesa.
We will hold three seminars at the Audencia Academy campus in the city of Nantes, France, and also at the “Paris Agricultural Salon” involving international students, academics and leaders to discuss the vital importance, for the future of humanity, of the tropical belt of the planet, between the tropics of Cancer and Capricorn.
Feliz 2022. Prosperidade em 2022. Este é nosso desejo, aqui ao lado de vocês todo este ano que termina hoje, no Jornal da Eldorado, no Agroconsciente. Aqui falamos das coisas positivas, do conhecimento, da pesquisa e da ciência, como nos programas ABC + Agricultura de Baixo Carbono. Parabéns Embrapa e Secretaria de Inovação do Ministério da Agricultura.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite