CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Caravana Embrapa FertBrasil a curtíssimo prazo é o que faremos já na crise dos fertilizantes

Publicado em 09/03/2022

Divulgação
Plano Nacional de Fertilizantes - Caravana Embrapa FertBrasil

Conversei muito nestes dias com o pesquisador da Embrapa Solos José Carlos Polidoro. Ele está no Grupo de Trabalho do Plano Nacional de Fertilizantes que será implementado a partir do final deste mês. O plano objetiva a médio e longo prazos permitir que o Brasil reduza a menos de 50% sua dependência de fertilizantes importados, dobrando a oferta para mais de 80 milhões de toneladas até 2050.

Raciocínio correto, pois deveremos dobrar de tamanho no complexo agroindustrial brasileiro, o que vai exigir o dobro do atual consumo na casa de 40 milhões de toneladas.  Polidoro enfatiza que este plano não será mais um para ficar na gaveta, como outros do passado. A guerra Rússia contra a Ucrânia fez despertar a necessidade inegável de planejamento estratégico nos fertilizantes, essenciais para terras fracas tropicais como as nossas e também irá inspirar outros planos como na área dos pesticidas, igualmente dependentes da importação de ativos do exterior.

Mas a curtíssimo prazo, perguntei ao Polidoro o que podemos fazer já. E para o início de abril foi criada a Caravana Embrapa FertBrasil, uma jornada de norte a sul, cobrindo 90% das áreas utilizadoras de fertilizantes numa grande batalha antidesperdício. Jogamos fora praticamente 40% do fertilizante comprado. Se economizarmos baixando em apenas 10% esse desperdício significa uma economia na casa de US$ 1 bilhão.

A Caravana Embrapa FertBrasil reunirá técnicos do governo, educadores, institutos agronômicos, consultores, produtores rurais e o setor industrial e comercial envolvido neste insumo que é o número 1 dentre todos para realizarmos a agricultura.

A Caravana Embrapa FertBrasil irá repetir o sucesso de outra criada quando da infestação da helicóverpa armigera, uma praga destruidora das lavouras. Capacitar, aprimorar a qualidade do uso dos fertilizantes em um momento onde os preços só tendem a aumentar, onde a escassez irá ocorrer, significa a principal ação a ser feita em paralelo a busca de novos centros fornecedores fora da Rússia.

Ou seja, hora da boa diplomacia comercial, onde a ministra Tereza Cristina tem se destacado nestes últimos tempos. Portanto, a curtíssimo prazo, uso eficiente dos fertilizantes e diminuir o desperdício, pois jogamos fora cerca de 40% do que importamos e pagamos muito caro, agora mais do que nunca.

Vamos acompanhar e engajar a sociedade nessa Caravana e que disso tudo saia um espetacular subproduto, educação na prática aprimorando o uso da ciência.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Nesta quinta-feira (26), na plenária do 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), em São Paulo, apresentei as 12 conclusões da Pesquisa de Percepção do Agro Brasileiro na Europa: Alemanha, França, Reino Unido, e República Checa, juntamente com a diretora de Operações da Serasa Experian, Daniela Aveiro; o Head Associate da OnStrategy, José Antonio Silva; a diretora-executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Gislaine Balbinot e a diretora-executiva da Eksim-Co (ex-USDA), Fabiana Fonseca.
O texto abaixo é de excelente conteúdo e recomendo a leitura! Sobre o Brasil ser protagonista na produção sustentável e abastecimento global de alimentos. É do amigo e consultor de Gestão Estratégica e Negócios, Cultura de Alta Performance, Governança e Sucessão no Agronegócio, Robert Sícoli Petty, da ISAE - Petty Soluções Empresarias 
Estamos de partida para coordenar o Master Internacional de Agronegócio na escola Audencia, em Nantes na França, uma diplomação dupla com a FECAP Brasil. O salão de agricultura de Paris ocorrerá no final de fevereiro e iremos com nossos alunos internacionais, inclusive do Brasil ao local para análises e estudos.
O novo agronegócio vai se chamar daqui pra frente de uma agrocidadania. E um ótimo exemplo está sendo dado pela ANDA Associação Nacional para Difusão do Adubo com seu Programa NPV Nutrientes para a Vida.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite