CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Dia de campo na fazenda Santa Fé de Goiás é dia de fé na tecnologia e inteligência pecuária: “Pedro Merola”

Publicado em 05/04/2024

TCAI
Pedro Merola, diretor da Fazenda Santa Fé de Goiás

Estou em Goiás num dia de campo na Fazenda Santa Fé de Goiás, com o diretor Pedro Merola, um confinamento por onde já passou mais de 1 milhão de bois. E ele fala de como será o futuro da pecuária!

“A pecuária brasileira é insubstituível. Hoje nós temos um custo de produção que é metade do custo americano. Nós temos um produto que é maravilhoso, somos o maior exportador do mundo e nós temos a capacidade produtiva com tecnologia de aumentar 60% a 70% a produção com o mesmo número de rebanho e ainda liberar por volta de 40 a 50 milhões de hectares para a agricultura crescer também. Então eu vejo que a pecuária está passando a fase baixa dela, mas o futuro dela é brilhante. O nosso desafio é nós como pecuaristas adotar as tecnologias que já existem e conseguirmos cada vez mais reduzir custos, aumentar a eficiência, aumentar a produtividade, e dessa forma ter margens muito maiores do que temos tido nos últimos 5 anos. É esse que eu acho que é o grande desafio”, disse Pedro Merola.

Ouça a entrevista completa abaixo.

Também pode interessar

No último dia 17, creio que floresceu a reunião do capital brasileiro com a democracia, uma cidadania vital para o Brasil.
Estou hoje com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso de Salles Meirelles, e ele nos diz: “é uma grande alegria dizer bom dia a você, Tejon, e a seus ouvintes que são pessoas que têm uma oportunidade grande de ter as informações transparentes, objetivas para a nossa sociedade urbana e rural”.
Ouvimos Jaime Recena, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Além de destacar o recorde de produção de ovos de Páscoa, Jaime aborda também o amendoim e o leite, além da geração de empregos no setor e perspectivas do chocolate brasileiro no mundo.
Conversei com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que representa a ciência e a tecnologia, e tudo que vemos no país de energia, de alimentos e de meio ambiente. E nós estamos em um evento sobre bioeconomia, economia verde, crédito de carbono e pergunto a Silvia como vê os próximos passos da pesquisa e da ciência brasileira nesse mundo do carbono, do metano, da economia verde e para onde vamos?
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite