CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Dia de campo na fazenda Santa Fé de Goiás é dia de fé na tecnologia e inteligência pecuária: “Pedro Merola”

Publicado em 05/04/2024

TCAI
Pedro Merola, diretor da Fazenda Santa Fé de Goiás

Estou em Goiás num dia de campo na Fazenda Santa Fé de Goiás, com o diretor Pedro Merola, um confinamento por onde já passou mais de 1 milhão de bois. E ele fala de como será o futuro da pecuária!

“A pecuária brasileira é insubstituível. Hoje nós temos um custo de produção que é metade do custo americano. Nós temos um produto que é maravilhoso, somos o maior exportador do mundo e nós temos a capacidade produtiva com tecnologia de aumentar 60% a 70% a produção com o mesmo número de rebanho e ainda liberar por volta de 40 a 50 milhões de hectares para a agricultura crescer também. Então eu vejo que a pecuária está passando a fase baixa dela, mas o futuro dela é brilhante. O nosso desafio é nós como pecuaristas adotar as tecnologias que já existem e conseguirmos cada vez mais reduzir custos, aumentar a eficiência, aumentar a produtividade, e dessa forma ter margens muito maiores do que temos tido nos últimos 5 anos. É esse que eu acho que é o grande desafio”, disse Pedro Merola.

Ouça a entrevista completa abaixo.

Também pode interessar

O Dr. Rattan Lal, cientista Prêmio Nobel da Paz 2007, vencedor do Prêmio Mundial da Alimentação 2020, disse na 78ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, realizada de 8 a 11 de agosto em Gramado, no Rio Grande do Sul, que: “o sucesso do Plano ABC (agricultura de baixo carbono), o milagre do Cerrado, precisa ser traduzido, extrapolado e amplificado para todos os países ao redor do mundo”.
Croplife movimenta mais de R$ 70 bilhões por ano, significando insumos vitais para a agricultura tropical. Entrevistei Christian Lohbauer, presidente executivo da Croplife, a entidade que reúne o “antes da porteira” nos setores dos defensivos agrícolas e no melhoramento genético das sementes. Significa a indústria da defesa vegetal e biotecnologia.
Entrevistei o Felipe Morbi, VP da Soleum. Imagine uma nova cadeia produtiva brasileira com potencial da soja (hoje somos os maiores exportadores do mundo). Imagine essa cultura nova em áreas degradadas e as transformando em totalmente sustentáveis: ESG! Isso existe. A macaúba, uma árvore oleaginosa brasileira, cujo cultivo está sendo iniciado em João Pinheiro, Minas Gerais.
Entrevistei Marcelo Pimenta, Head de Agronegócio da Serasa Experian, sobre o agrocrédito no evento Agro Evolution na última quarta-feira (22) em São Paulo . Serasa Agro está finalizando um estudo especial da situação gaúcha, muito complexa, e oferecerá esse estudo gratuitamente à sociedade.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite