CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Flores, a jóia em arte do agro brasileiro: evento Ibraflor, em Holambra, 4ª maior Cooperativa de flores do mundo!

Publicado em 16/08/2024

Divulgação
Jorge Possato, presidente do Ibraflor

Falo de um lugar maravilhoso, perto de São Paulo, cidade de Holambra, em Jaguariúna, onde tem a 4ª maior cooperativa de flores do planeta Terra e está acontecendo um evento e eu conversei com o Jorge Possato, presidente do Instituto Brasileiro da Floricultura (Ibraflor). Pedi a ele para nos contar como é o evento, qual é o movimento de vendas das flores e plantas ornamentais, qual a situação brasileira nesse mercado e o que será discutido no encontro.

“Tejon muito bem-vindo, é o nosso 13º Seminário do Ibraflor. O Ibraflor é o órgão representativo da floricultura brasileira. Institucionalmente é o que representa esse setor tão importante em nossa economia, no agro. Nessa 13ª edição desse evento nós pensamos como trazer a inovação dentro da floricultura brasileira, dentro desse seminário. E esse seminário reúne profissionais, empresas de todo o Brasil que vem prestigiar esse momento importante que ocorre todo ano, no mês de agosto, e hoje estamos aqui com muitos palestrantes nos ajudando a trazer novos insights, para discutir mercado, produção, logística e tudo que envolve o nosso setor.”

Perguntei então sobre flores e plantas ornamentais que sempre foram muito usadas em casamentos e se está havendo uma mudança nos hábitos de consumo hoje. E ele me respondeu:

“Já aconteceu a mudança. As pessoas buscam nas flores e plantas formas de acalmar o espírito ou acalmar em um momento de angústia e nós notamos isso durante a pandemia, onde as pessoas em casa precisam ter um conforto e as flores e plantas, seja para o interior da casa ou para o jardim, fizeram muitas pessoas saírem desse momento difícil e isso virou um hábito, e isso continua. Hoje as pessoas já não vivem mais sem o nosso produto. Por isso que nós falamos que flores são um alimento para a alma.”

Concordei com o Jorge e lembrei que na pandemia estava havendo uma discussão de não permitir abertura das floriculturas porque “não eram essenciais”? Eu me lembro disso e que trabalhamos juntos e, inclusive, na nossa Rádio Eldorado/Estadão, falamos muito de que as flores são seres vivos e fundamentais para a saúde mental. E pra mim, pessoalmente, não me esqueço quando eu recebi em casa as flores, elas nunca mais saíram de lá.

Então, daqui pra gente, caro Jorge Possato, cada vez mais o mundo de flores impactando significativamente o agro brasileiro.

“Sim, flores é agro, nós conseguimos junto ao Ministério da Agricultura a comprovação de que flores está dentro do agronegócio e é um produto essencial, necessário para a vida das pessoas. Nós defendemos essa bandeira, porque realmente é uma bandeira que faz efeito no consumidor final e nas pessoas que compram esses produtos”, disse Possato.

Sem dúvida alguma flores e plantas ornamentais é uma questão de saúde da alma!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei três especialistas do setor de fertilizantes sobre os caminhos para enfrentar a crise. São eles: Valter Casarin, coordenador científico do Programa NPV, nutrientes para a vida, da Anda, Associação Nacional da Difusão do Adubo. Heitor Cantarela, pesquisador do IAC - Instituto Agronômico de Campinas e Carlos Heredia, economista consultor de suprimentos e fertilizantes, todos vinculadas a Anda, a entidade que congrega as indústrias do ramo dos fertilizantes no país.
O Brasil acabou de ser o terceiro colocado no festival da propaganda de Cannes, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Nenhuma novidade nem surpresa. Esse resultado de sucesso reconhecido mundialmente da propaganda e dos publicitários brasileiros ocorre desde o século passado. Nesta edição do Cannes Lions conquistamos 92 leões de ouro.
Entrevistei Blairo Maggi para o Agroconsciente do Jornal Eldorado/Estadão. Um dos 10 maiores grupos produtores de alimentos do mundo hoje, mas como ele registra: “no início com meu pai e minha mãe, 65 anos atrás, éramos sem teto e sem terra e viemos de São Miguel do Iguaçu, no Paraná, e hoje estamos no Mato Grosso e no mundo”.
A Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), na soma de brasileiros envolvidos direta e indiretamente, totalizam mais de 60 milhões de pessoas. Reunidas as 4 mil e 800 cooperativas somam o maior faturamento de empresas no Brasil acima das três gigantes Petrobras, JBS e Vale.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite