CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Pesquisa Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”

Publicado em 19/06/2023

Divulgação
8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA)

A guerra pelas percepções humanas é instrumento vital nas estratégias de poder, negociação e comunicação. A Europa, além de ser a 2ª maior economia do mundo (reunidos todos seus países), é o centro difusor universal de comportamentos e atitudes.  No 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA), no Transamérica Expocenter, e com apoio ABAG, o tema central trata de “dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade - a marca brasileira”. E para falarmos de “marca” é fundamental ouvirmos distintos stakeholders europeus.

A pesquisa será realizada pelo instituto europeu de “Brand Perception OnStrategy”, coordenação Biomarketing e patrocínio Serasa Experian Agro. Auscultar pontos positivos e negativos bem como “indiferentes não percebidos” de vários públicos desde agricultores, institucionais, empresariais, acadêmicos, midiáticos, cooperativas, sociais, políticos, mulheres agro europeias, juventude, e do cidadão comum europeu será alvo do estudo.

Bem como identificar quais vozes tem autoridade, carisma e reputação positivos para se apresentarem como “emissores” em nome do agro brasileiro. Afinal o que desta civilização tropical única no mundo encanta povos de todas as nações do mundo e qual o papel profissional estratégico da comunicação nisso? Qual o arquétipo agro Brasileiro que se revela? Essa será a busca central desse estudo!

Quero parabenizar Serasa Experian Agro pela decisão de viabilizar esta pesquisa e também agradecer o Transamérica Expocenter e ABAG pelo “palco” de elevada audiência do 8º CNMA, que acontecerá em nos dias 25 e 26 de outubro desse ano.

Que este estudo seja um marco teórico de fundamentos de marketing do “sistema agroindustrial do agronegócio brasileiro”, onde tudo começa com “auscultar percepções reinantes nos corações e mentes”. E, principalmente, descobrir sonhos e desejos ainda não conscientes para a criação da sua realidade. O estudo será apresentado e disponibilizado a toda sociedade brasileira. E que seja o primeiro de muitos a nível internacional.

As mulheres brasileiras do agro legítimas “aceleradoras do tempo e da inovação e do talento humano da empatia e comunicação” neste 8º CNMA para todo o país e cidadania mundial servirão como poderosas fontes de protagonismo e inspiração.

Prof. Dr. José Luiz Tejon, responsável pela coordenação de conteúdo do CNMA para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, e pedi que ele explanasse a respeito das ações da sua secretaria perante os dramas climáticos e as ações emergenciais necessárias para reconstruir a vida agropecuária no Estado de São Paulo.
Entrevistei Antônio Galvan, presidente da Aprosoja Brasil, a maior representação de agricultura da soja brasileira. Ele comenta o Plano Safra, mas enfatiza muitíssimo a necessidade de maiores recursos para seguro rural e armazenagem.
Sem Marketing não valorizamos o agro brasileiro, na percepção do mundo inteiro. Mídia de impacto, credibilidade, reputação na elite chinesa, por exemplo, China Daily, um anúncio de US soy, a soja americana, informando: “tem de ser a soja com a menor pegada de carbono dentre todos os demais países concorrentes”.
Ouvi Marcello Brito, ex-presidente da Abag, executivo que dirigiu uma das companhias mais bem sucedidas no mundo na área da palma dentro do bioma Amazônico, empreende numa linha de chocolates da Amazônia, DeMendes, e que agora exerce o cargo de coordenador do Centro Agroambiental da FDC – Fundação Dom Cabral.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite