CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Pesquisa Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”

Publicado em 19/06/2023

Divulgação
8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA)

A guerra pelas percepções humanas é instrumento vital nas estratégias de poder, negociação e comunicação. A Europa, além de ser a 2ª maior economia do mundo (reunidos todos seus países), é o centro difusor universal de comportamentos e atitudes.  No 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA), no Transamérica Expocenter, e com apoio ABAG, o tema central trata de “dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade - a marca brasileira”. E para falarmos de “marca” é fundamental ouvirmos distintos stakeholders europeus.

A pesquisa será realizada pelo instituto europeu de “Brand Perception OnStrategy”, coordenação Biomarketing e patrocínio Serasa Experian Agro. Auscultar pontos positivos e negativos bem como “indiferentes não percebidos” de vários públicos desde agricultores, institucionais, empresariais, acadêmicos, midiáticos, cooperativas, sociais, políticos, mulheres agro europeias, juventude, e do cidadão comum europeu será alvo do estudo.

Bem como identificar quais vozes tem autoridade, carisma e reputação positivos para se apresentarem como “emissores” em nome do agro brasileiro. Afinal o que desta civilização tropical única no mundo encanta povos de todas as nações do mundo e qual o papel profissional estratégico da comunicação nisso? Qual o arquétipo agro Brasileiro que se revela? Essa será a busca central desse estudo!

Quero parabenizar Serasa Experian Agro pela decisão de viabilizar esta pesquisa e também agradecer o Transamérica Expocenter e ABAG pelo “palco” de elevada audiência do 8º CNMA, que acontecerá em nos dias 25 e 26 de outubro desse ano.

Que este estudo seja um marco teórico de fundamentos de marketing do “sistema agroindustrial do agronegócio brasileiro”, onde tudo começa com “auscultar percepções reinantes nos corações e mentes”. E, principalmente, descobrir sonhos e desejos ainda não conscientes para a criação da sua realidade. O estudo será apresentado e disponibilizado a toda sociedade brasileira. E que seja o primeiro de muitos a nível internacional.

As mulheres brasileiras do agro legítimas “aceleradoras do tempo e da inovação e do talento humano da empatia e comunicação” neste 8º CNMA para todo o país e cidadania mundial servirão como poderosas fontes de protagonismo e inspiração.

Prof. Dr. José Luiz Tejon, responsável pela coordenação de conteúdo do CNMA para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Conversei com Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, onde acontece uma das maiores feiras do agro do mundo hoje, a Show Rural Coopavel no oeste do Paraná na cidade de Cascavel.
Conversei com o criador do conceito de agronegócio na Universidade de Harvard nos anos 50, prof. Ray Goldberg, e pedi a ele qual o grande conselho que daria para o agro dos próximos 30 anos? E ele foi muito objetivo e claro: "precisamos reunir, unir o mundo numa grande luta contra as divisões e as polarizações. E nesse sentido o sistema alimentar é o único que tem dentro de si essa real possibilidade".
Deixar de plantar 20 milhões de árvores e colocar em risco empregos, custos ao consumidor e desacreditar o Renovabio é o que vale a decisão de manter em 10% a mistura do biodiesel, foi o que ouvi do ex-ministro Francisco Turra, atual presidente do Conselho da Aprobio, Associação dos Produtores de Biocombustível do Brasil.
Ontem (12), em São Paulo, tivemos o evento LIDE Alimentos reunindo autoridades, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o Francisco Mesquita, presidente do Grupo Estado participando a respeito do setor dos alimentos agroindustrializados que estão cercados também de visões errôneas e interpretações equivocadas.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite