CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Pesquisa Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”

Publicado em 19/06/2023

Divulgação
8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA)

A guerra pelas percepções humanas é instrumento vital nas estratégias de poder, negociação e comunicação. A Europa, além de ser a 2ª maior economia do mundo (reunidos todos seus países), é o centro difusor universal de comportamentos e atitudes.  No 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA), no Transamérica Expocenter, e com apoio ABAG, o tema central trata de “dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade - a marca brasileira”. E para falarmos de “marca” é fundamental ouvirmos distintos stakeholders europeus.

A pesquisa será realizada pelo instituto europeu de “Brand Perception OnStrategy”, coordenação Biomarketing e patrocínio Serasa Experian Agro. Auscultar pontos positivos e negativos bem como “indiferentes não percebidos” de vários públicos desde agricultores, institucionais, empresariais, acadêmicos, midiáticos, cooperativas, sociais, políticos, mulheres agro europeias, juventude, e do cidadão comum europeu será alvo do estudo.

Bem como identificar quais vozes tem autoridade, carisma e reputação positivos para se apresentarem como “emissores” em nome do agro brasileiro. Afinal o que desta civilização tropical única no mundo encanta povos de todas as nações do mundo e qual o papel profissional estratégico da comunicação nisso? Qual o arquétipo agro Brasileiro que se revela? Essa será a busca central desse estudo!

Quero parabenizar Serasa Experian Agro pela decisão de viabilizar esta pesquisa e também agradecer o Transamérica Expocenter e ABAG pelo “palco” de elevada audiência do 8º CNMA, que acontecerá em nos dias 25 e 26 de outubro desse ano.

Que este estudo seja um marco teórico de fundamentos de marketing do “sistema agroindustrial do agronegócio brasileiro”, onde tudo começa com “auscultar percepções reinantes nos corações e mentes”. E, principalmente, descobrir sonhos e desejos ainda não conscientes para a criação da sua realidade. O estudo será apresentado e disponibilizado a toda sociedade brasileira. E que seja o primeiro de muitos a nível internacional.

As mulheres brasileiras do agro legítimas “aceleradoras do tempo e da inovação e do talento humano da empatia e comunicação” neste 8º CNMA para todo o país e cidadania mundial servirão como poderosas fontes de protagonismo e inspiração.

Prof. Dr. José Luiz Tejon, responsável pela coordenação de conteúdo do CNMA para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Pesquisa feita pela Tereos, uma grande líder em açúcar e alimentos atuando em 15 países e no Brasil, com Instituto DataFolha, mostra contrastes na percepção da população conectando mudanças climáticas, aquecimento global, responsabilidades das partes em ano de COP 30, evidenciando necessidade de orquestração da comunicação correta com toda a sociedade.
Continuamos aqui e continuaremos pedindo que os líderes do agronegócio de diferentes entidades e pontos de vista nos encaminhem suas visões sobre o que consideram essencial e fundamental para um plano de governo a partir de 2023 objetivando o desenvolvimento do agronegócio e consequentemente do país.
Aí vai a “pergunta que não quer calar”, expressão famosa de Artur Xexéo, brilhante jornalista: se o agronegócio é contra o desmatamento ilegal, por que o desmatamento ilegal faz de tudo para se esconder sob o agronegócio?
Conversei com Fábio Feldmann sobre as leis que protegem a nossa Mata Atlântica e ele me disse: “Tejon, você me perguntou sobre a Mata Atlântica e sobre tentativas de mudar a lei da Mata Atlântica e você me disse que o ouvinte Amauri Moraes estaria preocupado com isso. Em primeiro lugar eu queria dizer que a Mata Atlântica está protegida pela Constituição brasileira e é considerada um patrimônio nacional".
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite