CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Pesquisa Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”

Publicado em 19/06/2023

Divulgação
8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA)

A guerra pelas percepções humanas é instrumento vital nas estratégias de poder, negociação e comunicação. A Europa, além de ser a 2ª maior economia do mundo (reunidos todos seus países), é o centro difusor universal de comportamentos e atitudes.  No 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA), no Transamérica Expocenter, e com apoio ABAG, o tema central trata de “dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade - a marca brasileira”. E para falarmos de “marca” é fundamental ouvirmos distintos stakeholders europeus.

A pesquisa será realizada pelo instituto europeu de “Brand Perception OnStrategy”, coordenação Biomarketing e patrocínio Serasa Experian Agro. Auscultar pontos positivos e negativos bem como “indiferentes não percebidos” de vários públicos desde agricultores, institucionais, empresariais, acadêmicos, midiáticos, cooperativas, sociais, políticos, mulheres agro europeias, juventude, e do cidadão comum europeu será alvo do estudo.

Bem como identificar quais vozes tem autoridade, carisma e reputação positivos para se apresentarem como “emissores” em nome do agro brasileiro. Afinal o que desta civilização tropical única no mundo encanta povos de todas as nações do mundo e qual o papel profissional estratégico da comunicação nisso? Qual o arquétipo agro Brasileiro que se revela? Essa será a busca central desse estudo!

Quero parabenizar Serasa Experian Agro pela decisão de viabilizar esta pesquisa e também agradecer o Transamérica Expocenter e ABAG pelo “palco” de elevada audiência do 8º CNMA, que acontecerá em nos dias 25 e 26 de outubro desse ano.

Que este estudo seja um marco teórico de fundamentos de marketing do “sistema agroindustrial do agronegócio brasileiro”, onde tudo começa com “auscultar percepções reinantes nos corações e mentes”. E, principalmente, descobrir sonhos e desejos ainda não conscientes para a criação da sua realidade. O estudo será apresentado e disponibilizado a toda sociedade brasileira. E que seja o primeiro de muitos a nível internacional.

As mulheres brasileiras do agro legítimas “aceleradoras do tempo e da inovação e do talento humano da empatia e comunicação” neste 8º CNMA para todo o país e cidadania mundial servirão como poderosas fontes de protagonismo e inspiração.

Prof. Dr. José Luiz Tejon, responsável pela coordenação de conteúdo do CNMA para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Presidente Lula ficou bravo com os preços dos alimentos que subiram. Bem-vindo ao mundo, eu diria. Assistimos a gangorra de altas e baixas dos preços dos produtos agrícolas no campo ao longo de décadas. Como o agricultor toma sozinho o risco, é natural que ele busque plantar produtos que tenham expectativas de preços melhores.
Estamos no rumo de uma recessão global com queda no consumo, inflação e desarranjo em todas as cadeias de suprimentos, inclusive dos alimentos. Uma crise planetária agravada por polarizações político ideológicas, acompanhada de uma falência de líderes visionários, competentes e que possam executar uma condução para a prosperidade, o que significaria a governança da boa esperança.
Em entrevista para o Estadão e também para nossa coluna Agroconsciente da Eldorado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, afirma que meio ambiente, preservação, sustentabilidade, práticas sociais formam o futuro inexorável do agronegócio doravante. Ele também afirmou que irá desenvolver tolerância zero com o crime, desmatamento ilegal, o crime ambiental terá um controle rigoroso.
Uma pergunta seria qual a qualidade com a qual estamos aplicando defensivos químicos e ou biológicos no país? O item dentre todos mais delicado nas operações agrícolas tem o melhor laboratório da América Latina na Universidade Estadual do Norte Pioneiro, em Bandeirantes, no Paraná.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite