CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Pesquisa Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”

Publicado em 19/06/2023

Divulgação
8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA)

A guerra pelas percepções humanas é instrumento vital nas estratégias de poder, negociação e comunicação. A Europa, além de ser a 2ª maior economia do mundo (reunidos todos seus países), é o centro difusor universal de comportamentos e atitudes.  No 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA), no Transamérica Expocenter, e com apoio ABAG, o tema central trata de “dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade - a marca brasileira”. E para falarmos de “marca” é fundamental ouvirmos distintos stakeholders europeus.

A pesquisa será realizada pelo instituto europeu de “Brand Perception OnStrategy”, coordenação Biomarketing e patrocínio Serasa Experian Agro. Auscultar pontos positivos e negativos bem como “indiferentes não percebidos” de vários públicos desde agricultores, institucionais, empresariais, acadêmicos, midiáticos, cooperativas, sociais, políticos, mulheres agro europeias, juventude, e do cidadão comum europeu será alvo do estudo.

Bem como identificar quais vozes tem autoridade, carisma e reputação positivos para se apresentarem como “emissores” em nome do agro brasileiro. Afinal o que desta civilização tropical única no mundo encanta povos de todas as nações do mundo e qual o papel profissional estratégico da comunicação nisso? Qual o arquétipo agro Brasileiro que se revela? Essa será a busca central desse estudo!

Quero parabenizar Serasa Experian Agro pela decisão de viabilizar esta pesquisa e também agradecer o Transamérica Expocenter e ABAG pelo “palco” de elevada audiência do 8º CNMA, que acontecerá em nos dias 25 e 26 de outubro desse ano.

Que este estudo seja um marco teórico de fundamentos de marketing do “sistema agroindustrial do agronegócio brasileiro”, onde tudo começa com “auscultar percepções reinantes nos corações e mentes”. E, principalmente, descobrir sonhos e desejos ainda não conscientes para a criação da sua realidade. O estudo será apresentado e disponibilizado a toda sociedade brasileira. E que seja o primeiro de muitos a nível internacional.

As mulheres brasileiras do agro legítimas “aceleradoras do tempo e da inovação e do talento humano da empatia e comunicação” neste 8º CNMA para todo o país e cidadania mundial servirão como poderosas fontes de protagonismo e inspiração.

Prof. Dr. José Luiz Tejon, responsável pela coordenação de conteúdo do CNMA para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou no Rio Grande do Sul, região de Santa Cruz do Sul, na Afubra, ao lado de um que é considerado um dos consultores expoentes de gestão de planejamento estragégico do agro brasileiro, o Marcelo Prado, fundador da M. Prado e estamos juntos acompanhando uma reunião de uma organização que envolve cerca de 90 mil famílias agrícolas bem sucedidas.
Mesmo em meio a uma pandemia, a presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (Abia), Grazielle Parenti, disse: “temos muito orgulho que a indústria de alimentos conseguiu cumprir o seu papel de abastecer o país e o mercado internacional. Os resultados de 2020 mostraram a resiliência do setor, e nos fortalece para os novos desafios a serem enfrentados em 2021”.
Conversei com o deputado Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), que foi relator de uma lei que cria debêntures para infraestrutura, aspecto fundamental para a logística do agro.
Hoje é um dia muito especial para o nosso Agroconsciente porque vamos celebrar, conjuntamente com a Embrapa Meio Ambiente, 40 anos de atividade. Eu quero parabenizar os pesquisadores, gente que iniciou esse movimento de estudos do meio ambiente há 40 anos e que hoje isso faz parte de uma alavanca fundamental para todas as atividades que nós passamos a chamar, aqui na Eldorado, de agroconsciência ou agroconsciente.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite