CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Humanos que mudam o mundo para melhor! Evento cooperativista em Portugal.

Publicado em 05/03/2025

Divulgação
Torres Vedras, evento sobre o cooperativismo em Portugal

Quarta-feira de cinzas e espero que todos tenham tido um ótimo Carnaval. Eu estou em Portugal onde participo hoje de um evento de cooperativismo de crédito, Caixa Agrícola Torres Vedras falando sobre o desenvolvimento necessário do cooperativismo e da própria agricultura portuguesa.

Mas enquanto isso recebemos a informação de que a China fez um embargo em três unidades produtoras de carne bovina da JBS para a China alegando não conformidade. É importante salientar que o Brasil é o maior exportador de carne bovina para a China, um mercado que tem crescido lá 4% ao ano e que do ano passado a própria China abriu 38 frigoríficos brasileiros para exportação aquele país.

Portanto essa não conformidade, que foi feita por identificação remota, está sendo agora olhada para ver no que exatamente esse controle remoto apontou. E enquanto isso aqui em Portugal a visão que existe da agricultura portuguesa pode ser muito bem aqui demonstrada pela fala do primeiro ministro Luís Montenegro, onde ele diz: “a agricultura e as pescas, todo o setor primário, são estratégicos para o futuro de Portugal. Geram capacidade de autonomia alimentar, capacidade de independência do exterior, e criam postos de trabalho”.

E ele acrescenta: “sem uma agricultura forte não temos capacidade de garantir a coesão territorial”. Portanto, intervindo aqui em um evento de agronegócio de cooperativismo o primeiro ministro também acentua algo que é muito forte aqui na Europa que é o que se chama aqui de uma Europa vazia, a saída da juventude do campo e ele diz: “é um problema transversal a todo setor primário. Precisamos inverter a trajetória que do ponto de vista geracional coloca em causa a sustentabilidade e a rentabilidade do setor agrícola. E que 60% dos produtores hoje aqui em Portugal tem mais de 55 anos e só 11% menos de 34 anos”.

Portanto há uma necessidade aqui na Europa de um rejuvenescimento geracional e como já acentuei aqui em nosso Agroconsciente estou assistindo uma juventude, praticamente planetária, extremamente orientada pela visão bio. Portanto é necessário atrair a juventude, não apenas aqueles que estão no campo, mas a juventude de todos os centros urbanos também para essa nova agropecuária.

Aqui diretor de Portugal, falando para o nosso Brasil nesse dia de quarta-feira de cinzas e celebrando aqui também o nosso Oscar do melhor filme internacional. Parabéns por esse título maravilhoso!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Conversei com Ivan Wedekin, consultor no primeiro mandato do governo Lula (2004) como secretário de política agrícola e responsável pela criação das LCA’s – Letras de Crédito do Agronegócio, com o objetivo de estimular as aplicações da iniciativa privada, que hoje já significam 30% de todo crédito oficial.
De grão em grão cresce a exportação, pena não termos 300 milhões de toneladas desses grãos. Em fevereiro o Brasil exportou US$ 10,5 bilhões. Isso significa cerca de 65% a mais do que um ano antes no mesmo mês. Preços médios maiores e volumes físicos também.
Estou na Expoferr, uma feira importantíssima e entrevistei Antônio Denarium, governador de Roraima, que está dando um exemplo de administração e de desenvolvimento de um Agroconsciente.
No Estadão deste domingo (dia 30 – Pág. B7) celebrando 30 anos do Plano Real, Edmar Bacha concluiu: “o que a gente não conseguiu foi colocar essa economia numa trajetória de crescimento sustentado. O Brasil tem patinado. Eu acho que o Brasil continua a ter um problema de crescimento”, um dos artífices do Plano Real.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite