CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Humanos que mudam o mundo para melhor! Evento cooperativista em Portugal.

Publicado em 05/03/2025

Divulgação
Torres Vedras, evento sobre o cooperativismo em Portugal

Quarta-feira de cinzas e espero que todos tenham tido um ótimo Carnaval. Eu estou em Portugal onde participo hoje de um evento de cooperativismo de crédito, Caixa Agrícola Torres Vedras falando sobre o desenvolvimento necessário do cooperativismo e da própria agricultura portuguesa.

Mas enquanto isso recebemos a informação de que a China fez um embargo em três unidades produtoras de carne bovina da JBS para a China alegando não conformidade. É importante salientar que o Brasil é o maior exportador de carne bovina para a China, um mercado que tem crescido lá 4% ao ano e que do ano passado a própria China abriu 38 frigoríficos brasileiros para exportação aquele país.

Portanto essa não conformidade, que foi feita por identificação remota, está sendo agora olhada para ver no que exatamente esse controle remoto apontou. E enquanto isso aqui em Portugal a visão que existe da agricultura portuguesa pode ser muito bem aqui demonstrada pela fala do primeiro ministro Luís Montenegro, onde ele diz: “a agricultura e as pescas, todo o setor primário, são estratégicos para o futuro de Portugal. Geram capacidade de autonomia alimentar, capacidade de independência do exterior, e criam postos de trabalho”.

E ele acrescenta: “sem uma agricultura forte não temos capacidade de garantir a coesão territorial”. Portanto, intervindo aqui em um evento de agronegócio de cooperativismo o primeiro ministro também acentua algo que é muito forte aqui na Europa que é o que se chama aqui de uma Europa vazia, a saída da juventude do campo e ele diz: “é um problema transversal a todo setor primário. Precisamos inverter a trajetória que do ponto de vista geracional coloca em causa a sustentabilidade e a rentabilidade do setor agrícola. E que 60% dos produtores hoje aqui em Portugal tem mais de 55 anos e só 11% menos de 34 anos”.

Portanto há uma necessidade aqui na Europa de um rejuvenescimento geracional e como já acentuei aqui em nosso Agroconsciente estou assistindo uma juventude, praticamente planetária, extremamente orientada pela visão bio. Portanto é necessário atrair a juventude, não apenas aqueles que estão no campo, mas a juventude de todos os centros urbanos também para essa nova agropecuária.

Aqui diretor de Portugal, falando para o nosso Brasil nesse dia de quarta-feira de cinzas e celebrando aqui também o nosso Oscar do melhor filme internacional. Parabéns por esse título maravilhoso!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estamos aqui no momento do agronegócio com uma discussão, uma briga danada com relação as carnes, a proteína animal, ao mundo animal e enquanto isso acontece dois dias de um congresso conduzido em São Paulo reunindo acadêmicos, empresários, técnicos da Alemanha e do Brasil, cujo nome desse congresso é “Don’t forget the animals”, ou seja, não se esqueça dos animais.
Estou hoje (9) em Piracicaba, em uma das melhores escolas de ciências agrárias do mundo, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), e aqui com uma inovação gigantesca e em 122 anos de história dessa universidade pela 1ª vez uma mulher na diretoria, Dra. Thais Vieira. Perguntei a ela como é o desafio de ser a primeira mulher na direção da Esalq.
Nesta semana tivemos o 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, da Abag, com participações extraordinárias ao longo de uma manhã. Mas como estamos precisando muito de uma mensagem de encorajamento e de amor ao país, o embaixador Marcos Azambuja abrindo o painel: “o futuro do agro no comércio mundial” ofereceu um show de legitimidade sobre as perspectivas do país no mundo e a missão do agronegócio como realidade viabilizadora de assumirmos patamares elevados no cenário das nações graças ao que desenvolvemos no agronegócio.
Nesta quinta-feira (21) a Fiesp iniciou uma série de encontros com os presidenciáveis. E Ciro Gomes foi submetido a uma série de questionamentos, e um deles envolvendo meio ambiente, sustentabilidade e Amazônia.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite