CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Clean label - natureza no prato é saúde!

Publicado em 07/11/2022

TCA
Tradução: rótulo limpo

Clean label, um conceito que ganha preferência dos consumidores na hora de comprar alimentos. Esse termo clean label, em uma tradução direta significa rótulo limpo porque alimento está associado à saúde, e saúde rima e está diretamente vinculada com natureza, pureza. Portanto vem ganhando espaço nas preferências dos consumidores.

No mundo e no Brasil essa ideia de consumo saudável e consciente. O agro consciente nasce no campo, nasce com produtores e produtoras que fazem um trabalho de uma agricultura regenerativa onde a saúde começa no solo, na água, nas práticas da sua gestão, no meio ambiente e chegam até a ponta do consumidor.

Ainda não tão conhecida no Brasil mas é uma ideia que indica que esse produto, que esse alimento é feito com ingredientes conhecidos como comida de verdade e tudo de uma forma natural. Significa que corantes, conservantes, adoçantes artificiais estão fora da composição.

Não há ainda uma regulamentação sobre o assunto no Brasil, e mesmo no exterior, que nos permita dizer sim, isso aqui é um clean label não é um clean label, mas os consumidores buscam identificar, observando e lendo rótulos dos alimentos. Uma simples conferida na composição já nos ajuda e se o consumidor puder identificar todos os ingredientes utilizados, representa que aquela marca adota uma transparência na escolha dos seus ingredientes.

Nomes estranhos, difíceis, desconhecidos, jargões, nomes inventados, atenção é um sinal de alerta para quem busca, de fato, uma alimentação mais saudável. Existe, então, uma tendência, um caminho, para que os alimentos cada vez mais estejam associados à natureza e a saudabilidade. Obviamente o prazer, o sabor, serem gostosos, atraentes, deliciosos, porém cada vez mais em um conceito de saúde.

Então eu diria que o agroconsciente vai caminhando cada vez mais para um consumo consciente. Consumidores conscientes com produtores conscientes e isso formando uma cadeia produtiva da agroconsciência que é a tendência inexorável do mundo do alimento, da energia, das fibras, doravante.

Portanto, viva aí o seu clean label, o seu rótulo limpo, saúde na hora de comer.

Também pode interessar

Dra Ludhmila Abrahão Hajjar, convidada para o Ministério da Saúde, entre uma reunião com o presidente e sua decisão no dia seguinte sofre o linchamento virtual.
Entrevistei a Maria Antonieta Guazzelli, diretora da Rex Pecuária de Leite, hoje com produção de cerca de 23 mil litros diários de leite, que afirmou ser o custo da energia elétrica o 3º maior item da sua despesa
Pedro Malan no Estadão de domingo (14) e Roberto Rodrigues, Estadão Economia (B7), escreveram duas obras primas da consciência.
Derek Nelson foi editor do “Naval Safety Center Publications” e dentre muitos artigos e livros tem dois geniais: The posters that won the war; e The ads that won the war. Ou seja, a propaganda que ganhou a 2ª guerra mundial. E por que vale revisitar e estudar este tema? Pelo simples fato de estarmos mergulhados numa guerra, hoje, onde a propaganda tem importância fundamental na ampliação dos sofrimentos ou no encurtamento desses tempos sofridos.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite