CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Clean label - natureza no prato é saúde!

Publicado em 07/11/2022

TCA
Tradução: rótulo limpo

Clean label, um conceito que ganha preferência dos consumidores na hora de comprar alimentos. Esse termo clean label, em uma tradução direta significa rótulo limpo porque alimento está associado à saúde, e saúde rima e está diretamente vinculada com natureza, pureza. Portanto vem ganhando espaço nas preferências dos consumidores.

No mundo e no Brasil essa ideia de consumo saudável e consciente. O agro consciente nasce no campo, nasce com produtores e produtoras que fazem um trabalho de uma agricultura regenerativa onde a saúde começa no solo, na água, nas práticas da sua gestão, no meio ambiente e chegam até a ponta do consumidor.

Ainda não tão conhecida no Brasil mas é uma ideia que indica que esse produto, que esse alimento é feito com ingredientes conhecidos como comida de verdade e tudo de uma forma natural. Significa que corantes, conservantes, adoçantes artificiais estão fora da composição.

Não há ainda uma regulamentação sobre o assunto no Brasil, e mesmo no exterior, que nos permita dizer sim, isso aqui é um clean label não é um clean label, mas os consumidores buscam identificar, observando e lendo rótulos dos alimentos. Uma simples conferida na composição já nos ajuda e se o consumidor puder identificar todos os ingredientes utilizados, representa que aquela marca adota uma transparência na escolha dos seus ingredientes.

Nomes estranhos, difíceis, desconhecidos, jargões, nomes inventados, atenção é um sinal de alerta para quem busca, de fato, uma alimentação mais saudável. Existe, então, uma tendência, um caminho, para que os alimentos cada vez mais estejam associados à natureza e a saudabilidade. Obviamente o prazer, o sabor, serem gostosos, atraentes, deliciosos, porém cada vez mais em um conceito de saúde.

Então eu diria que o agroconsciente vai caminhando cada vez mais para um consumo consciente. Consumidores conscientes com produtores conscientes e isso formando uma cadeia produtiva da agroconsciência que é a tendência inexorável do mundo do alimento, da energia, das fibras, doravante.

Portanto, viva aí o seu clean label, o seu rótulo limpo, saúde na hora de comer.

Também pode interessar

Conversei com o criador do conceito de agronegócio na Universidade de Harvard nos anos 50, prof. Ray Goldberg, e pedi a ele qual o grande conselho que daria para o agro dos próximos 30 anos? E ele foi muito objetivo e claro: "precisamos reunir, unir o mundo numa grande luta contra as divisões e as polarizações. E nesse sentido o sistema alimentar é o único que tem dentro de si essa real possibilidade".
Temos forte dependência do trigo importado no Brasil. Somos o 2º maior importador do mundo. Uma cultura de inverno que ficou acomodada nas importações. Um déficit de 4 milhões de toneladas de trigo anuais, onde o preço do pãozinho de março até aqui subiu de 12% a 20% dependendo da padaria. A farinha de trigo subiu em média nos últimos 30 dias entre 20% e 23%.
Em 25 janeiro a cidade de São Paulo completou 468 anos e a sua ligação com o agronegócio é umbilical. Comandou o plano de valorização do café, no início do século XX. Empresários paulistas afirmaram: “sabemos produzir café, não sabemos comercializar”, e assim também criaram a primeira faculdade de gestão de negócios do país, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, FECAP, em 1902.
O evento “amistoso e fraternal” de Trump com Putin no Alasca pode não acabar com a guerra, ou se acabar significar rendição da Ucrânia, mas tira outro risco que seria terrível para o Brasil, a ameaça de Trump punir todos que fizessem negócios com a Rússia em 100%.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite