CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Clean label - natureza no prato é saúde!

Publicado em 07/11/2022

TCA
Tradução: rótulo limpo

Clean label, um conceito que ganha preferência dos consumidores na hora de comprar alimentos. Esse termo clean label, em uma tradução direta significa rótulo limpo porque alimento está associado à saúde, e saúde rima e está diretamente vinculada com natureza, pureza. Portanto vem ganhando espaço nas preferências dos consumidores.

No mundo e no Brasil essa ideia de consumo saudável e consciente. O agro consciente nasce no campo, nasce com produtores e produtoras que fazem um trabalho de uma agricultura regenerativa onde a saúde começa no solo, na água, nas práticas da sua gestão, no meio ambiente e chegam até a ponta do consumidor.

Ainda não tão conhecida no Brasil mas é uma ideia que indica que esse produto, que esse alimento é feito com ingredientes conhecidos como comida de verdade e tudo de uma forma natural. Significa que corantes, conservantes, adoçantes artificiais estão fora da composição.

Não há ainda uma regulamentação sobre o assunto no Brasil, e mesmo no exterior, que nos permita dizer sim, isso aqui é um clean label não é um clean label, mas os consumidores buscam identificar, observando e lendo rótulos dos alimentos. Uma simples conferida na composição já nos ajuda e se o consumidor puder identificar todos os ingredientes utilizados, representa que aquela marca adota uma transparência na escolha dos seus ingredientes.

Nomes estranhos, difíceis, desconhecidos, jargões, nomes inventados, atenção é um sinal de alerta para quem busca, de fato, uma alimentação mais saudável. Existe, então, uma tendência, um caminho, para que os alimentos cada vez mais estejam associados à natureza e a saudabilidade. Obviamente o prazer, o sabor, serem gostosos, atraentes, deliciosos, porém cada vez mais em um conceito de saúde.

Então eu diria que o agroconsciente vai caminhando cada vez mais para um consumo consciente. Consumidores conscientes com produtores conscientes e isso formando uma cadeia produtiva da agroconsciência que é a tendência inexorável do mundo do alimento, da energia, das fibras, doravante.

Portanto, viva aí o seu clean label, o seu rótulo limpo, saúde na hora de comer.

Também pode interessar

Na reunião do Cosag  - Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp -  nesta semana, João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (ABIA) informou que agregação de valor e geração de empregos passam necessariamente pela industrialização de alimentos e bebidas.
The document issued in Mato Grosso, Brazil, during the G20 Brazil 2024, is entitled: “Building a Fair World on a Sustainable Planet”, where 84% of the extreme poverty in the world is in rural areas; (UNGA2023) – and I´d add that under these circumstances, crime, environmental/social illegality, and recruitment by terrorist factions thrive, due to the lack of economic prospects and meaning in life).
O país todo está polarizado. O bem versus o mal, o nós versus o eles. E no agronegócio a polarização também corre solta. Um vídeo e posts circulam pelo país mostrando uma convocação para 7 de setembro que propõe reunir em Brasília, e pelo país, parte dos agricultores, e os caminhoneiros prometendo parar o país se o voto impresso não for aprovado e o pedido de impeachment dos ministros do STF não for encaminhado pelo Senado federal. Chegam a sugerir sangue derramado, se necessário.
Estou aqui em Brasília no 2º Fórum Nacional do Leite com Geraldo Borges, presidente da Abraleite – Associação Brasileira dos Produtores de Leite – e temos aí no país cerca de 1 milhão e 200 mil produtores de leite em tudo que é cidade, o consumo per capita eu não sei como é que anda, mas em síntese, perguntei ao Geraldo Borges quais as principais ações do setor do leite brasileiro.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite