CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Mais grão e menos eleição com governança e desipnotização

Publicado em 28/07/2021

O Brasil precisa de mais grãos

O mundo pede mais produção e alimentos saudáveis. 150 milhões de toneladas de soja, vamos lá Brasil, fizemos 136 na safra 2020/21. Milho, 150 milhões de toneladas de grãos, por que não? Faremos cerca de 90 milhões de toneladas nesta safra. Incorporar 10 ou 15 milhões de hectares de áreas boas com pastagem degradada sem cortar uma só árvore.

Soja e milho estão para o agronegócio como o aço está para a indústria. E 10 milhões de toneladas de feijão, 15 milhões no arroz, e autossuficiência no trigo do Cerradão. Impossível? Claro que não. Além disso bioeconomia nos biomas brasileiros. E pra isso precisa de plano, armazém, seguro, irrigação, caminhão, trem, navio, logística e aviao, além de fertilizantes, química, bioinsumos, aço, chips, mecanização, sinal de telecomunicação, genética, aplicação da lei e educação. E, sem dúvida, precisa de dinheiro. Logo, investe os R$ 4 bilhões no agronegócio e vamos colocar foco na produção e desipnotizar o país com a loucura da eleição.

Vejo uma enorme oportunidade para o Brasil ocupar espaços em tudo o que já fazemos, fazendo mais. A crise, uma guerra sem bombas, mas com uma pandemia que revelou como a atual oferta de alimentos no mundo não atende a necessidade, principalmente quando não será somente de quantidade a  demanda, mas de saudabilidade também.

Mais grão, menos eleição. Vamos liderar o país e desipnotizar a nação.

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Entrevistei o CEO da Organização das Associações dos Plantadores de Cana (Orplana), José Guilherme Nogueira, sobre a tragédia dos incêndios ocorridos.
A inexistência de um planejamento estratégico do sistema integrado do “agribusiness“ brasileiro coloca polarizações e insatisfações dos diversos atores, e ainda
Estou aqui em Brasília no 2º Fórum Nacional do Leite com Geraldo Borges, presidente da Abraleite – Associação Brasileira dos Produtores de Leite – e temos aí no país cerca de 1 milhão e 200 mil produtores de leite em tudo que é cidade, o consumo per capita eu não sei como é que anda, mas em síntese, perguntei ao Geraldo Borges quais as principais ações do setor do leite brasileiro.
Estou em um evento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), um Smart Market onde se estuda muito o movimento da gestão dos supermercados brasileiros que significam o grande elo do sistema do agronegócio do Brasil. E eu estou com o Márcio Milan, que é vice-presidente de assuntos institucionais e administrativos e financeiro da ABRAS e perguntei a ele como está a situação dos supermercados brasileiros nesse momento econômico.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite