CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O Brasil está entre os 3 maiores países sequestradores de carbono do planeta. Vem aí o I Summit Mudanças Climáticas e Incêndios Florestais, dia 27 de junho, em Itu.

Publicado em 10/06/2024

Divulgação
Evento acontecerá dia 27 de junho em Itu

Entrevistei Alida Belandi inspiradora e da organização do I Summit Mudanças Climáticas e Incêndios Florestais no próximo dia 27 de junho em Itu, São Paulo, numa organização do GreenRio. O evento contará com participações internacionais reunindo dois temas que sempre andam juntos os aspectos das mudanças climáticas com a visão global dos incêndios.

Na palestra Magna, dia 27 de junho, o professor Johann Georg Goldammer, do Centro Global de Monitoramento de Incêndios da Alemanha, fará a abertura com o tema da governança integrada do manejo do fogo com paisagens naturais e culturais, numa perspectiva global e latino-americana.

Vamos ouvir a entrevista completa de Alida Belandi abaixo 👇

“Em um momento como esse em que eventos extremos e desastres naturais vêm impactando inúmeros países, assim como ocorreu no Brasil, no Rio Grande do Sul, torna-se ainda mais oportuno a realização do I Summit de Mudanças Climáticas e Incêndios no dia 27 de junho, no Hotel Itu Plaza, em Itu. Pudemos reunir um time de primeira grandeza, de conferencistas mundiais, de renome, e do nosso Brasil para tratar desses temas da maior relevância. Vale citar o professor Johann Goldammer, maior autoridade no tema de incêndio, e da Dra. Thelma Krug, presidente da Associação Meteorológica Mundial no tema de mudanças climáticas. São quatro painéis que integram os assuntos conforme o programa disponível no site do greenrio.com.br, onde se encontram informações sobre o evento. Este Summit foi realizado com o objetivo de aproximar as empresas agroflorestais, entre outras, da comunidade científica internacional, além de estimular o diálogo entre os setores público e privado na busca de melhores soluções para prevenir e combater incêndios florestais. É um evento de ordem internacional com a presença de especialistas da Argentina, Chile, Portugal, Estados Unidos, e empresas inclusive do Uruguai, Costa Rica e Guatemala. É uma oportunidade única, portanto, de interagir com essas pessoas de notório saber, em um ambiente altamente estimulante. E para maiores informações sobre esse evento e para fazer a inscrição, basta consultar o  www.greenrio.com.br”.

Obrigado Alida e Green Rio.

Também outra palestra Magna ocorrerá ao final do dia 27, a Dra. Thelma Krug presidente da organização meteorológica mundial no tema de mudança climática.

Capacidade de nos organizarmos para as incertezas da vida na terra num agro totalmente vivo dentro do sistema da natureza, significa a chance de real superação humana perante os fatores incontroláveis, tornando-os controláveis e dentro da ciência da probabilística. E, sem dúvida alguma, papel protagonista fundamental do Brasil que ocupa o podium mundial dentre os três maiores países sequestradores de carbono da atmosfera do planeta: Rússia, Estados Unidos e Brasil. Então: Brasil campeão mundial do sequestro de carbono net  na atmosfera da terra (Fonte: ChatGPT).

Inscrições no site: www.greenrio.com.br.

Excelente e fundamental evento!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

 

Também pode interessar

Entrevistei três especialistas do setor de fertilizantes sobre os caminhos para enfrentar a crise. São eles: Valter Casarin, coordenador científico do Programa NPV, nutrientes para a vida, da Anda, Associação Nacional da Difusão do Adubo. Heitor Cantarela, pesquisador do IAC - Instituto Agronômico de Campinas e Carlos Heredia, economista consultor de suprimentos e fertilizantes, todos vinculadas a Anda, a entidade que congrega as indústrias do ramo dos fertilizantes no país.
A revista Forbes Agro fez a seguinte pergunta para alguns programas de IA regenerativa: “quem seriam as personalidades, pensadores e lideranças que têm influenciado o agro brasileiro nos últimos 10 anos?
O tema hoje é trigo, o pão nosso de cada dia. Nos últimos dois anos crescemos a produção do trigo consideravelmente e o setor se organiza para buscar cada vez mais a autossuficiência. Dependemos de 60% das importações.
Em um momento em que o mundo vive uma grave crise energética em função dos aspectos todos envolvendo o combustível fóssil, o petróleo, o Estado de São Paulo criou um plano que pode ser um exemplo para o Brasil e para o mundo. Um plano de transformação do lixo, dos desejos, da biomassa em biometano.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite