CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Semana Mundial da Alimentação tem comida, falta razão.

Publicado em 11/10/2021

Divulgação
Fome Zero

Alysson Paolinelli não trouxe o Nobel da Paz, mas não daremos paz nessa guerra pela extinção da fome na humanidade, onde Norman Borlaug em 1970 foi honrado com o Nobel pela revolução verde e Alysson a complementou na agricultura tropical brasileira.

Estamos lançando a iniciativa “SO.CO.RR.O” Sociedade Cooperativa, Racional (R ao quadrado), Organizada; pela fome zero a qualquer preço no mundo. 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Estamos a quase 1/4 do novo século XXI, existe conhecimento e produção, tem comida, mas tem fome e subnutrição. Falta planejamento e uso da razão.

A FAO-ONU informa que nos últimos 10 anos, de setembro de 2011 a este setembro, atingimos o maior nível de preços da temporada. Nos últimos 12 meses a comida ficou 32,8% mais cara no mundo. 

Ausência de um planejamento estratégico de segurança e saudabilidade alimentar para a humanidade. Não temos. Por outro lado, o setor de rações animais já busca iniciar esse diagnóstico a nível mundial na sede da federação internacional de ração em Bruxelas, para o setor da proteína animal, onde o brasileiro Roberto Bettancourt já participa.

Quando olhamos o noticiário sobre o agronegócio brasileiro, por exemplo, ao longo de uma semana, ou um mês, ou um ano, podemos ler múltiplas peças de um quebra cabeça, cada peça com seu indiscutível valor, porém não formam um conjunto, não montam uma paisagem. Não compõem um design estratégico único.

Falta planejamento estratégico das cadeias produtivas do agro brasileiro, vindo desde as minas de fertilizantes, as alternativas da biometanização, passando pela industrialização de defensivos, ativos químicos, biológicos, genética, pela nacionalização de insumos, peças, sinais de telecomunicação, sensores digitais, eletrônica da mecanização, seguindo pelo acesso a mercados de milhões de agricultores brasileiros em múltiplas cadeias produtivas do A do abacate ao Z do zebu, sem esquecer a maravilhosa jabuticaba, mandioca, flores e frutos do sertão.

Continuando com apoio a agroindustrialização de todos os portes, das micros às gigantescas multinacionais, o comércio, a gastronomia, o terroir brasileiro, o agro turismo ambiental educacional para jovens do mundo. Nos falta a montagem de um quebra cabeça onde todas as peças se encaixariam, e tudo isso significando empregos, renda com campanhas educativas de comer saudavelmente e guerra antidesperdício.

Planejamento estratégico nacional do complexo inteiro do agribusiness. Não é só comida, é dignidade de vida. SO.CO.RR.O - Sociedade Cooperativista Racional Organizada. Fome zero a qualquer preço. O alerta da Semana Mundial da Alimentação. Planejamento estratégico para mercados, empreendedorismo, cooperativismo e para os “sem mercados”, a justa filantropia. A vitória da razão.

Diversas entidades promovem 13 de outubro a celebração virtual em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.  As 16 horas transmissão pelo YouTube pelos canais das entidades: Abag/Inpev/Croplife/Anda/Aenda/Abisolo/Abinpet/Anpii.

 

 

 

 

 

 

 

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Em entrevista para o Agroconsciente, Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola no primeiro governo Lula ao lado do ministro Roberto Rodrigues, consultor, agrônomo, aponta que o setor precisa ficar de olho, sim, no mercado, pois “o mercado é o nosso patrão”.
Conversei com o deputado Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), que foi relator de uma lei que cria debêntures para infraestrutura, aspecto fundamental para a logística do agro.
Ontem (12), em São Paulo, tivemos o evento LIDE Alimentos reunindo autoridades, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o Francisco Mesquita, presidente do Grupo Estado participando a respeito do setor dos alimentos agroindustrializados que estão cercados também de visões errôneas e interpretações equivocadas.
Precisamos tanto de energia, eletricidade, combustíveis quanto nos credenciarmos no potencial mercado do carbono zero. O alimento, fibras, madeira, a energia e a eletricidade do futuro serão parte inexorável do meio ambiente. Portanto, o Brasil em todos os seus 6 biomas, pampa, mata atlântica, pantanal, cerrado, caatinga e Amazônia possui essa riqueza no solo, nas águas e nos ares.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite