CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Supermercados brasileiros dão exemplo no agro consciente

Publicado em 22/02/2021

Os supermercados através da Abras, Associação Brasileira de Supermercados são a grande linha de frente do agro brasileiro e mundial. No Brasil cerca de 27 milhões de brasileiros todos os dias passam por quase 90 mil lojas do setor supermercadista que cresceu, em 2020, 9,36% atingindo um faturamento de mais de R$ 378 bilhões.

Um destaque importante está na nova consciência do setor transformando seus pontos de vendas em também pontos de educação dos consumidores para a qualidade da nutrição e da luta contra o desperdício.

Nos elos com produtores rurais o programa Rama, Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, se destaca num programa colaborativo de segurança e saudabilidade de alimentos e ao mesmo tempo desenvolvimento de boas práticas no campo.

E outro programa muito importante está na luta antidesperdício, cuja pesquisa já teve início e será apresentada no próximo mês de abril, dia 14, no 3º Fórum de prevenção de perdas e desperdícios.

Supermercados brasileiros são um elo vital para a prosperidade de agricultores, e da agroindústria, onde da mesma forma avanços de sustentabilidade são constatados como o programa Futuro Limpo da Unilever, reciclagem de embalagens da Nestlé, fábricas com energia renovável da Heineken, dentre muitos.

E os orgânicos cresceram, em 2020, 30% em meio a pandemia, significando R$ 5.8 bilhões de movimento econômico. O agroconsciente precisa dos supermercados para comunicação ética e educação dos consumidores finais.

Tejon para Cabeça de Líder.

Também pode interessar

The document issued in Mato Grosso, Brazil, during the G20 Brazil 2024, is entitled: “Building a Fair World on a Sustainable Planet”, where 84% of the extreme poverty in the world is in rural areas; (UNGA2023) – and I´d add that under these circumstances, crime, environmental/social illegality, and recruitment by terrorist factions thrive, due to the lack of economic prospects and meaning in life).
Conversei com Marcelo Pimenta, CEO da Serasa Experian Agro, que apresentou um recente estudo para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) numa gigantesca amostra de 337.776 mil produtores rurais de todo país, desde familiares até grandes exportadores revelando que 91,8% deles atuam em compliance com as exigências socioambientais, o que passou a ser uma exigência do Banco Central para a concessão da linha de crédito e fundos de investimentos.
Em evento do Senar, em Campinas, conversei com o Dr. Mario Biral, superintendente do Senar-SP. Perguntei a ele quais são as grandes ações do Senar para o Brasil, para o Estado de São Paulo e o objetivo do evento que reúne Senar com Sebrae.
João Dornellas, presidente executivo da Abia, comenta impactos da guerra na indústria de alimentos e bebidas e registra a importância de termos uma agropecuária e uma indústria fortes para superação das crises e crescimento do PIB do país. Posso dizer que uma sem a outra revela fragilidades e lacunas estratégicas numa cadeia de valor.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite