CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Supermercados brasileiros dão exemplo no agro consciente

Publicado em 22/02/2021

Os supermercados através da Abras, Associação Brasileira de Supermercados são a grande linha de frente do agro brasileiro e mundial. No Brasil cerca de 27 milhões de brasileiros todos os dias passam por quase 90 mil lojas do setor supermercadista que cresceu, em 2020, 9,36% atingindo um faturamento de mais de R$ 378 bilhões.

Um destaque importante está na nova consciência do setor transformando seus pontos de vendas em também pontos de educação dos consumidores para a qualidade da nutrição e da luta contra o desperdício.

Nos elos com produtores rurais o programa Rama, Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, se destaca num programa colaborativo de segurança e saudabilidade de alimentos e ao mesmo tempo desenvolvimento de boas práticas no campo.

E outro programa muito importante está na luta antidesperdício, cuja pesquisa já teve início e será apresentada no próximo mês de abril, dia 14, no 3º Fórum de prevenção de perdas e desperdícios.

Supermercados brasileiros são um elo vital para a prosperidade de agricultores, e da agroindústria, onde da mesma forma avanços de sustentabilidade são constatados como o programa Futuro Limpo da Unilever, reciclagem de embalagens da Nestlé, fábricas com energia renovável da Heineken, dentre muitos.

E os orgânicos cresceram, em 2020, 30% em meio a pandemia, significando R$ 5.8 bilhões de movimento econômico. O agroconsciente precisa dos supermercados para comunicação ética e educação dos consumidores finais.

Tejon para Cabeça de Líder.

Também pode interessar

I´ve attended the National Congress of Agribusiness Women (CNMA), October 23 and 24th, at Transamerica Expo, São Paulo, Brazil, where many important events were held, but one, in particular, caught my attention. I´ve talked to Ms.Mariana Aragão, a researcher at Embrapa, an entity representing Brazil in  W.F.O (World Farmers’ Organisation), a global organisation of farmers, which is practically unknown in Brazil.
Seguimos no jornal Eldorado nesta coluna agroconsciente ouvindo as mensagens dos líderes do agronegócio para os planos dos candidatos à presidência da república do Brasil. Agora ouvimos o novo presidente da ABAG, Associação Brasileira do Agronegócio, que tomou posse em janeiro desde ano, o Caio Carvalho. Ele já havia sido presidente anteriormente e também é diretor da Canaplan, uma consultoria especializada no setor agroindustrial sucro energético.
Na palestra de abertura do Summit ESG Estadão ouvimos o inglês John Elkington, de 71 anos, considerado um dos criadores desse movimento global, que prega agora o capitalismo regenerativo. A síntese de suas palavras é: “a mudança tem de ser do sistema todo”.
Imagem, imagem, imagem, qual a nossa percepção? Espelho, espelho meu, diga-me se existe algum agronegócio melhor do que o meu? Portanto, imagem hoje é o grande assunto das lideranças do agro. Como somos percebidos? Falam mal de nós, não gostam de nós. Agora a Europa nos ataca com o green deal, dizendo que nós somos desmatadores, quando eles já desmataram. Toda essa conversa para um tema que é técnico e profissional, a construção de imagem.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite