CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Conferência mundial IFAMA, em Ribeirão Preto, muito importante para o país!

Publicado em 18/06/2025

Divulgação
IFAMA - International Food & Agribusiness Management Association

Há 35 anos o Prof. Dr. Ray Goldberg de Harvard, fundador do conceito de agribusiness no mundo, criou a ação IFAMA – International Food & Agribusiness Management Association. Uma missão com o objetivo de unir o mundo através do sistema alimentar, e como ouvi do próprio Dr. Ray Goldberg, o mundo está dividido e polarizado por políticos e o alimento tem a condição única de reunir o mundo num só. Luta pela paz, palavra repetida por Roberto Rodrigues também num momento de guerras na Europa, Oriente Médio, e guerras tarifárias mundiais pelos Estados Unidos.

A iniciativa está sendo feita agora no Brasil, nessa conferência mundial, de 23 a 26 de junho por meio do Marcos Fava Neves, professor e dirigente da Harven Business School, em Ribeirão Preto, que diz:

“Esse evento acontece há 35 anos, é o principal encontro de agronegócio do mundo, cada país tem o seu encontro, mas esse é mundial, sempre têm pessoas de 40, 50 países discutindo diversos temas de bastante utilidade e aprendizado para quem vai. É um evento criado pelo Ray Goldberg, a pessoa que trouxe ao planeta o conceito de agronegócio, de cadeias produtivas integradas, de inclusão. Nós estamos trazendo ele para o Brasil pela primeira vez, depois de 35 anos. Vai ser em Ribeirão Preto na sede da instituição Harven Agribusiness School. A quantidade de apresentações que nós temos nesses dias serão muito interessantes. Participam presidentes de grandes empresas do Brasil e do mundo discutindo os temas principais e nós temos como objetivo no final do evento entregar uma carta, que é o compromisso do agro com a COP-30. O embaixador André Corrêa do Lago estará presente virtualmente porque estará em uma reunião na França, mas ele vai se conectar e o nosso professor e ex-ministro Roberto Rodrigues, junto com o presidente do IFAMA, o irlandês Aidan Connolly e comigo na frente de 600 pessoas lerá uma carta de duas páginas com o compromisso do agro por ser a solução de descarbonização do planeta. Então serão dias com esse gran finale da entrega do compromisso do agro global com a produção de alimentos, com a redução da fome, com a produção da bioenergia, de outros agroprodutos e fazendo isso cada vez mais de forma sustentável, onde o Brasil é o grande exemplo. Estrangeiros que virão aqui vão aprender com o setor brasileiro de papel e celulose, de laranja, de carne bovina, de grãos, um trabalho fantástico que nós temos feito em prol da sustentabilidade. Ainda há vagas”.

Obrigado Marcos Neves, a carta IFAMA para COP-30 será levada pelo embaixador agro na COP, Roberto Rodrigues.

Este evento conta também com a participação da FEA Ribeirão Preto e a presença da presidência mundial IFAMA. Inscrições até segunda-feira (dia 23) no site: www.ifamabrazil2025.com.br.

De 23 a 26 de junho. Importante ação como esta para a imagem do Brasil no mundo!

Parabéns Prof. Marcos Fava Neves e toda sua equipe.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Procurei um sábio brasileiro, aliás um legítimo “guerreiro”, que venceu duas ferozes batalhas na OMC, uma do açúcar na Europa e outra do algodão com Estados Unidos, onde hoje nos transformamos no maior exportador mundial, falei com Pedro de Camargo Neto, que foi presidente da SRB, liderou os contenciosos na OMC quando atuou no Ministério da Agricultura, na Secretaria de Produção e Comércio em 2004. É o único brasileiro mencionado no último livro de Ray Goldberg o criador do fundamento de agribusiness, com o título “Food Citizenship”.
Entrevistei Sonia Chapman, secretária executiva da Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida, uma das maiores especialistas com visão de números da sustentabilidade no país. A atual proposta de regulação do mercado de carbono aprovado pelo Congresso com a agropecuária fora da regulação indica, na verdade, ser impossível ter uma fórmula única para realidades muito distintas, que irão exigir foco regional numa visão sistêmica e integrada de todas as peças desse complexo sistêmico, um lego ambiental brasileiro que exige governança.
Entrevistei o fundador do PENSA, o Centro de Conhecimento em Agronegócios da FIA, professor Décio Zylberzstajn, que fala de um novo agro, um agro pleno de virtudes  e acima de somente ser um agro produtivista.
O acordo União Europeia e Mercosul não foi assinado e uma nova proposta de postergação ficou combinada. Quatro países da União Europeia, em meio a 27, não aceitaram. A França, Itália, Hungria, Polônia. Fortemente oposição na França com manifestações nas ruas, conflitos com a polícia dos agricultores exigindo proteção e quero dizer que não existe nada no mundo mais protegido do que os agricultores europeus, com subsídios gigantescos e brutais e, de verdade, eles estão sendo manipulados por polarizações políticas porque quem mais precisa hoje desse acordo é exatamente a União Europeia como afirmou o ministro da Espanha, o de Portugal e é o pensamento de 23 dentre 27 países.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite