CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Conferência mundial IFAMA, em Ribeirão Preto, muito importante para o país!

Publicado em 18/06/2025

Divulgação
IFAMA - International Food & Agribusiness Management Association

Há 35 anos o Prof. Dr. Ray Goldberg de Harvard, fundador do conceito de agribusiness no mundo, criou a ação IFAMA – International Food & Agribusiness Management Association. Uma missão com o objetivo de unir o mundo através do sistema alimentar, e como ouvi do próprio Dr. Ray Goldberg, o mundo está dividido e polarizado por políticos e o alimento tem a condição única de reunir o mundo num só. Luta pela paz, palavra repetida por Roberto Rodrigues também num momento de guerras na Europa, Oriente Médio, e guerras tarifárias mundiais pelos Estados Unidos.

A iniciativa está sendo feita agora no Brasil, nessa conferência mundial, de 23 a 26 de junho por meio do Marcos Fava Neves, professor e dirigente da Harven Business School, em Ribeirão Preto, que diz:

“Esse evento acontece há 35 anos, é o principal encontro de agronegócio do mundo, cada país tem o seu encontro, mas esse é mundial, sempre têm pessoas de 40, 50 países discutindo diversos temas de bastante utilidade e aprendizado para quem vai. É um evento criado pelo Ray Goldberg, a pessoa que trouxe ao planeta o conceito de agronegócio, de cadeias produtivas integradas, de inclusão. Nós estamos trazendo ele para o Brasil pela primeira vez, depois de 35 anos. Vai ser em Ribeirão Preto na sede da instituição Harven Agribusiness School. A quantidade de apresentações que nós temos nesses dias serão muito interessantes. Participam presidentes de grandes empresas do Brasil e do mundo discutindo os temas principais e nós temos como objetivo no final do evento entregar uma carta, que é o compromisso do agro com a COP-30. O embaixador André Corrêa do Lago estará presente virtualmente porque estará em uma reunião na França, mas ele vai se conectar e o nosso professor e ex-ministro Roberto Rodrigues, junto com o presidente do IFAMA, o irlandês Aidan Connolly e comigo na frente de 600 pessoas lerá uma carta de duas páginas com o compromisso do agro por ser a solução de descarbonização do planeta. Então serão dias com esse gran finale da entrega do compromisso do agro global com a produção de alimentos, com a redução da fome, com a produção da bioenergia, de outros agroprodutos e fazendo isso cada vez mais de forma sustentável, onde o Brasil é o grande exemplo. Estrangeiros que virão aqui vão aprender com o setor brasileiro de papel e celulose, de laranja, de carne bovina, de grãos, um trabalho fantástico que nós temos feito em prol da sustentabilidade. Ainda há vagas”.

Obrigado Marcos Neves, a carta IFAMA para COP-30 será levada pelo embaixador agro na COP, Roberto Rodrigues.

Este evento conta também com a participação da FEA Ribeirão Preto e a presença da presidência mundial IFAMA. Inscrições até segunda-feira (dia 23) no site: www.ifamabrazil2025.com.br.

De 23 a 26 de junho. Importante ação como esta para a imagem do Brasil no mundo!

Parabéns Prof. Marcos Fava Neves e toda sua equipe.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A nova economia é formada por cadeias produtivas mundiais que estão além das fronteiras de cada país cada vez mais. Os Estados Unidos com um PIB na casa de US$ 30 trilhões, onde o complexo agroindustrial, seu agribusiness, movimenta mais de 20% do seu PIB, algo como US$ 7 trilhões, mais do que três vezes todo PIB brasileiro, é simplesmente impossível ser alimentado e suprido pela sua própria agropecuária, não apenas dos produtos agrícolas tropicais, mas também pelos que pode produzir nas suas fronteiras como citricultura, açúcares, carnes, produtos florestais e outros do A do abacate ao Z do Zucchini (abobrinha no italiano).
The theme now is instability, insecurity, and uncertainty. I spoke to a Brazilian specialist, Ms. Roberta Paffaro, who's extensive experience in the United States and served for many years as the representative in Brazil at the Chicago Board of Trade.
Encerrado o ano do Cosag – Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp e tivemos um evento extraordinário onde Roberto Rodrigues fez um encerramento e o vi ser aplaudido de pé pelo seu efetivo, brilhante e genial trabalho, não só esse, mas esse foi a cereja de uma história de vida maravilhosa, na COP30.
Seguimos no jornal Eldorado nesta coluna agroconsciente ouvindo as mensagens dos líderes do agronegócio para os planos dos candidatos à presidência da república do Brasil. Agora ouvimos o novo presidente da ABAG, Associação Brasileira do Agronegócio, que tomou posse em janeiro desde ano, o Caio Carvalho. Ele já havia sido presidente anteriormente e também é diretor da Canaplan, uma consultoria especializada no setor agroindustrial sucro energético.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite