CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Conferência mundial IFAMA, em Ribeirão Preto, muito importante para o país!

Publicado em 18/06/2025

Divulgação
IFAMA - International Food & Agribusiness Management Association

Há 35 anos o Prof. Dr. Ray Goldberg de Harvard, fundador do conceito de agribusiness no mundo, criou a ação IFAMA – International Food & Agribusiness Management Association. Uma missão com o objetivo de unir o mundo através do sistema alimentar, e como ouvi do próprio Dr. Ray Goldberg, o mundo está dividido e polarizado por políticos e o alimento tem a condição única de reunir o mundo num só. Luta pela paz, palavra repetida por Roberto Rodrigues também num momento de guerras na Europa, Oriente Médio, e guerras tarifárias mundiais pelos Estados Unidos.

A iniciativa está sendo feita agora no Brasil, nessa conferência mundial, de 23 a 26 de junho por meio do Marcos Fava Neves, professor e dirigente da Harven Business School, em Ribeirão Preto, que diz:

“Esse evento acontece há 35 anos, é o principal encontro de agronegócio do mundo, cada país tem o seu encontro, mas esse é mundial, sempre têm pessoas de 40, 50 países discutindo diversos temas de bastante utilidade e aprendizado para quem vai. É um evento criado pelo Ray Goldberg, a pessoa que trouxe ao planeta o conceito de agronegócio, de cadeias produtivas integradas, de inclusão. Nós estamos trazendo ele para o Brasil pela primeira vez, depois de 35 anos. Vai ser em Ribeirão Preto na sede da instituição Harven Agribusiness School. A quantidade de apresentações que nós temos nesses dias serão muito interessantes. Participam presidentes de grandes empresas do Brasil e do mundo discutindo os temas principais e nós temos como objetivo no final do evento entregar uma carta, que é o compromisso do agro com a COP-30. O embaixador André Corrêa do Lago estará presente virtualmente porque estará em uma reunião na França, mas ele vai se conectar e o nosso professor e ex-ministro Roberto Rodrigues, junto com o presidente do IFAMA, o irlandês Aidan Connolly e comigo na frente de 600 pessoas lerá uma carta de duas páginas com o compromisso do agro por ser a solução de descarbonização do planeta. Então serão dias com esse gran finale da entrega do compromisso do agro global com a produção de alimentos, com a redução da fome, com a produção da bioenergia, de outros agroprodutos e fazendo isso cada vez mais de forma sustentável, onde o Brasil é o grande exemplo. Estrangeiros que virão aqui vão aprender com o setor brasileiro de papel e celulose, de laranja, de carne bovina, de grãos, um trabalho fantástico que nós temos feito em prol da sustentabilidade. Ainda há vagas”.

Obrigado Marcos Neves, a carta IFAMA para COP-30 será levada pelo embaixador agro na COP, Roberto Rodrigues.

Este evento conta também com a participação da FEA Ribeirão Preto e a presença da presidência mundial IFAMA. Inscrições até segunda-feira (dia 23) no site: www.ifamabrazil2025.com.br.

De 23 a 26 de junho. Importante ação como esta para a imagem do Brasil no mundo!

Parabéns Prof. Marcos Fava Neves e toda sua equipe.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Teresa Vendramini, a Teka, primeira mulher a presidir a Sociedade Rural Brasileira (SRB), acumula ainda outras missões no setor além de produtora rural. Ela preside o Comitê de Política Agrícola do Instituto Pensar Agro (IPA).
Estou hoje aqui com o cacique Roberto, da Aldeia Porto Lindo, aqui em Japorã, Mato Grosso do Sul, conversando sobre a evolução que tem de ocorrer no assunto indígena e o cacique tem uma visão muito importante que eu queria que ele compartilhasse com todos nós!
Dra Ludhmila Abrahão Hajjar, convidada para o Ministério da Saúde, entre uma reunião com o presidente e sua decisão no dia seguinte sofre o linchamento virtual.
Em entrevista para o Estadão e também para nossa coluna Agroconsciente da Eldorado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, afirma que meio ambiente, preservação, sustentabilidade, práticas sociais formam o futuro inexorável do agronegócio doravante. Ele também afirmou que irá desenvolver tolerância zero com o crime, desmatamento ilegal, o crime ambiental terá um controle rigoroso.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite