CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O Brasil produz alimento, energia, meio ambiente tropical para a população mundial

Publicado em 21/08/2023

Divulgação
Dr. Rattan Lal, Prêmio Nobel da Paz 2007

O Dr. Rattan Lal, cientista Prêmio Nobel da Paz 2007, vencedor do Prêmio Mundial da Alimentação 2020, disse na 78ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, realizada de 8 a 11 de agosto em Gramado, no Rio Grande do Sul, que: “o sucesso do Plano ABC (agricultura de baixo carbono), o milagre do Cerrado, precisa ser traduzido, extrapolado e amplificado para todos os países ao redor do mundo”.

Dr. Rattan Lal, um cientista indiano radicado nos Estados Unidos, é a voz mais respeitada no mundo nas questões do alimento e de como produzir alimentos sob condições ambientais e com responsabilidade de inclusão social.

No seu pronunciamento, o Dr. Rattan explicou que a fórmula brasileira fundamentada no Plano ABC (agricultura de baixo carbono), e agora com sua ampliação introduzindo o Plano de Cadeias Descarbonizadas, permitiria a África resolver sérios problemas de fome, e de desenvolvimento econômico social. Segundo Dr. Rattan na savana africana existem 193 milhões de hectares de pastagens e mais 54 milhões de áreas agrícolas esperando exatamente pelos conhecimentos brasileiros desenvolvidos para o Cerrado.

Vivemos no mundo por diversas razões, sejam políticas, sejam por fatores competitivos, sejam por bandeiras ideológicas, uma verdadeira guerra pelas mentes das populações, um “fight for perception”, uma guerra pelas percepções humanas.

E o Brasil precisa aprender a se comunicar com toda população mundial e parar de reclamar e de brigar intestinamente. Para isso precisamos da inteligência publicitária brasileira, considerada uma das melhores do mundo. E pra começar dando voz internacional através da melhor mídia mundial a vozes como do Dr. Rattan Lal. Não é um brasileiro falando do Brasil. É o Prêmio Nobel da Paz dizendo ao mundo que temos a melhor agricultura regenerativa do mundo, transformando terras fracas em geração de riqueza, alimentos e tudo isso com sustentabilidade.

Mais do que carbono neutro, Dr. Rattan afirma que devemos ir além da proposta de carbono zero, precisamos oferecer a emissão negativa, e cobrar US$ 50 por acre (1 acre equivale a 0,404686 ha), por ano para a adoção das tecnologias conservacionistas.

Isso, sim, precisa estar nas páginas e espaços dos maiores e melhores veículos de informação do mundo, aquelas mídias que entregam credibilidade e reputação no que publicam.

Brasil, onde produzimos alimentos, energia, meio ambiente tropical para a população mundial com sustentabilidade, o país do alimento regenerativo, o exemplo global.

Assinado Prêmio Nobel da Paz 2007, Dr. Rattan Lal.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Visitei uma iniciativa crescente na cidade de Paris, no caminho de produzir alimentos em prédios. E esta ação tem apoio do governo, onde prédios em locais praticamente abandonados, que seriam alvo de invasão e do crime, são transformados em estruturas arrendadas para empreendedores que passam a produzir alimentos dentro dos sistemas de estufas, de hidroponia, com tecnologias modernas de fertiirrigação e compostos orgânicos.
From now on, there will be no chance of Agribusiness management without using Artificial Intelligence and Digital Technology. However, why are there a quotation marks in the phrase “For an increasingly analogue world?”
Falo de um assunto importantíssimo que é o Fundo de Impacto voltado ao agronegócio. Significa investimentos, busca de investimentos onde alimentos, energia, com o meio ambiente estejam ali conectados. E isso voltado ao grande patrimônio brasileiro de áreas já abertas, degradadas, onde nós podemos dobrar de tamanho sem cortar uma árvore sequer.
Hoje é o Dia Nacional da Distribuição de Insumos Agropecuários. É o dia em que se comemora o excelente trabalho realizado pela rede de revendas da distribuição de um setor que leva tecnologia, educação, dias de campo, treinamento. É um setor privado vinculado à ciência, à tecnologia, e que faz um excelente trabalho para o agronegócio brasileiro. Então neste dia a ANDAV vai celebrar e eu convidei o Paulo Tibúrcio, que é o presidente executivo da associação, para deixar uma mensagem em comemoração a este dia.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite